fbpx

Dica

Energia Solar: Guia Básico Para Usar Em Casa

Por  | 

Nunca se falou tanto em fontes de energia alternativa como nestes últimos anos. O uso excessivo e desenfreado dos combustíveis fósseis e não renováveis tem gerado danos irreversíveis ao meio ambiente e a humanidade percebeu a necessidade de mudar nossa relação com as fontes energéticas

A tecnologia tem se desenvolvido rápido e permite hoje diversas novas maneiras de produzir energia de forma mais limpa, renovável e sustentável. Na frente dessa corrida está a Energia Solar, que vem mostrando grandes avanços e desponta como uma das candidatas a colaborar nessa mudança.

O Brasil é um país com tremendo potencial para esse tipo de energia devido ao nosso clima e geografia e está cada vez mais barato e acessível adquirir um painel solar por aqui para explorar essa nova fonte de energia. Pensando nisso, separamos algumas dicas e conhecimentos imperdíveis para você entender um pouco mais dessa tecnologia e quem sabe investir nela aí na sua casa. Olha só!

Como funciona a energia solar fotovoltaica?

Para gerar sua própria energia através da luz solar é preciso instalar um sistema de painéis fotovoltaicos que captam diretamente a luz do sol.

Esse sistema fará a conversão direta da luz do sol em eletricidade e através da instalação dessas placas solares e demais equipamentos que formam os chamados sistemas fotovoltaicos, os consumidores conseguem gerar sua própria energia com a luz do sol e trocar ela pela energia da rede durante a noite.

A energia é gerada através das placas solares, que captam a luz solar do sol incidente e difusa, ou seja, a luz que atinge diretamente sobre elas e também a luz ao redor. Isso permite que aconteça geração elétrica mesmo em dias nublados e chuvosos.

Essas placas, são compostas de várias células fotovoltaicas, unidade básica de geração da tecnologia e à qual é feita de um material semicondutor.

De acordo com a sua necessidade

Agora que você já tem esse resumo de como funciona a transformação da energia solar em energia elétrica é hora de entender como aplicá-la na sua casa, e para isso você precisa entender suas demandas.

Para isso, verifique nas suas faturas de energia o número de quilowatt-hora (kWh) que normalmente aparece no topo da conta. Este número significa exatamente o quanto sua casa gastou de energia no mês anterior e vai te ajudar a entender o quanto você precisará de energia para manter sua rotina.

Aposte na economia e no custo benefício

Uma das grandes vantagens da energia solar e que vem fazendo com que muitas pessoas e empresas passem a optar por ela é sua capacidade de reduzir consideravelmente a conta de luz.

Usando energia solar você pode economizar até 95% da sua conta de luz padrão sem sentir praticamente nenhuma diferença para um sistema padrão de energia elétrica.

Por conta disso, por mais que você tenha que investir uma certa quantia inicial para realizar a compra dos materiais e a instalação, a longo prazo, sua economia será muito grande e com certeza se pagará. Trata-se de um bem que praticamente se paga sozinho depois de 4 anos e ainda valoriza o imóvel.

Custos e processo de instalação

Se você já pensou bastante e chegou à conclusão de que quer investir em painéis solares para mudar seu consumo energético, é hora de criar a compra e instalação em uma empresa qualificada, como a Amoedo.

Além de avaliar a viabilidade técnica da instalação do sistema na sua casa, iremos te ajudar a analisar algumas das questões mais técnicas comentadas anteriormente, como o tamanho ideal do seu sistema de energia solar de acordo com a média de consumo e o local mais apropriado para a instalação.

Dica: Não esqueça de avaliar as características do transformador da concessionária de energia local que alimenta seu imóvel, já que isso influencia diretamente em como a energia chega na sua casa e como o sistema fotovoltaico deve ser instalado.

Muito mais simples do que parece

Pode parecer complicado, mas ao contrário do que algumas pessoas ainda pensam, é um processo super rápido e descomplicado e a Amoedo está capacitada para realizar a instalação desse tipo de sistema de energia solar.

Tudo é feito por meio de um projeto personalizado, de acordo com as características do seu imóvel e requer quase nenhuma intervenção ou obra mais pesada.

Além disso, todo o processo não gera qualquer incômodo e transtorno para quem está em casa e você já começa a economizar no mesmo instante em que o sistema entra em operação logo após ser instalado.

Vida útil e manutenção

Mesmo parecendo complexo o sistema de painéis fotovoltaicos gera poucos custos após a instalação e sua manutenção pode ser feita de maneira prática e rápida pelo próprio morador.

Com vida útil de pelo menos 25 anos, essa é uma das grandes vantagens da energia solar residencial e que faz aumentar o seu custo-benefício. O sistema funciona de forma totalmente autônoma, sem interrupção, e requer apenas uma limpeza simples nos painéis solares, com água, cerca de uma vez por ano.

Um grande passo para a sustentabilidade

Como falado no começo, o mundo vive um estado crítico por conta da poluição excessiva que geramos todos os dias. É dever de todos nós fazer nossa parte para contribuir para um futuro melhor e mais saudável para todos.

Adquirir painéis solares e explorar a energia solar em casa é um passo individual, mas que se compartilhado em larga escala pode gerar grandes transformações futuras à natureza.

Investir nesta tecnologia agora é fazer parte dessa revolução e contribuir para as alternativas que ainda conseguem nos trazer diversos benefícios que muitas vezes nem imaginamos.

A Amoedo está entrando de cabeça no mercado da energia solar e conta agora com uma grande variedade de ofertas de produtos desta linha, além de disponibilizar uma assistência técnica para instalação e manutenção do seu sistema.

Venha fazer parte dessa transformação também, visite nosso site e descubra! 

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *