Construção
Tendências e novidades: Materiais de Construção
Tendências e novidades: Materiais de Construção
A construção civil é um mercado que se desenvolve cada vez mais. Graças ao surgimento constante de novas tecnologias e o descobrimento de novos materiais, o setor se moderniza e pede cada vez mais processos ágeis, limpos e funcionais. O mercado atual está se voltando para a necessidade de inovação e implementação de novas tecnologias, tanto no desenvolvimento de um projeto, quanto no canteiro de obras.
Para te deixar atualizado de todas essas novidades a Amoedo preparou uma matéria reunindo as principais tendências para materiais de construção para 2019.
Neste cenário onde eficiência e sustentabilidade estão dominando, produtos que potencializam a eficiência energética das construções vem ganhando bastante espaço e caindo nas graças dos consumidores. Podemos destacar entre eles as lâmpadas de LED que reduzem consideravelmente as contas de luz além de terem uma vida útil bastante superior as luzes tradicionais.
Para o consumidor, o ganho está na redução de custos de operação e na disponibilidade de usufruir de ambientes com melhor qualidade interna. Isso sem contar nos impactos positivos das construções sustentáveis que beneficiam toda a sociedade.
Dentro disso, temos também os telhados frios, aqueles com cores mais próximas do branco que refletem a luz solar e impedem que a temperatura da casa ou prédio aumente. Assim, o uso de ar condicionado, por exemplo, pode não se tornar tão necessário.
A utilização de pedras nas paredes externas de casas também pode contribuir para um resfriamento e controle de temperatura do ambiente. As pedras têm uma alta capacidade de isolamento térmico e são de fácil instalação, o que reduz os custos de trabalho, ao passo que se garante isolamento térmico por um período longo de tempo. Além disso, as instalações podem servir como bonitas decorações e contribuir esteticamente para a obra.
A sociedade tende a exigir, cada vez mais, construções eficientes, que gerem menos danos ao ambiente. Isso se deve à maior conscientização das pessoas e, também, a uma questão de custo o que torna esse tipo de produto bastante alinhado com essas novas tendências.
Além disso, dentro dessa onda de reconexão com a natureza, os materiais imitando estéticas mais naturais têm ganhado espaço. Porcelanatos e azulejos com texturas mais orgânicas são uma tendência que veio para ficar. Materiais que imitam madeira e pedra tem sido muito usados para dar um toque mais natural aos espaços e torná-los mais agradáveis e aconchegantes.
Outra opção é o uso de vidros e transparência para trazer a natureza para dentro de casa. Áreas envidraçadas extensas e tijolos e azulejos transparentes que conectem os ambientes internos aos externos e que deixem entrar uma luz natural são boas pedidas e ajudam a dar um ar mais suave e alegre para a casa.
Todas essas tendências abraçam a onda eco-friendly que domina o cenário da construção civil atualmente e manifesta-se em projetos que se importam cada vez mais com a natureza, em reaproveitamento de materiais (reciclagem), conservação de energia, uso de energia limpa e cálculos cada vez mais precisos para se evitar o desperdício de material.
A inovação na construção civil agrega valor ao processo construtivo. Logo, ajuda na economia de tempo, redução de custos, desperdícios, desvios em orçamentos e outros. Além disso, valoriza a obra e possibilita uma customização e adaptação cada vez melhores dos ambientes para que você possa deixar tudo do jeito que sempre sonhou.
0 comentários