fbpx

Construção

Fases da obra: 1ª fase

Por  | 

Quando se trata de construir ou reformar é fundamental que se conheça quais são as etapas indispensáveis de uma obra. Esse tipo de preocupação garante um projeto mais tranquilo e organizado, e como toda obra tem seus contratempos inesperados, estar preparados para evitá-los ao máximo é sempre uma boa pedida.

Toda e qualquer obra tem etapas básicas necessárias para que todo o projeto se estruture da melhor maneira possível. Cada etapa engloba uma série de fatores, necessidades e exigências que se seguidas, facilitarão muito a sua vida.

Desde a contratação dos projetos de arquitetura até a limpeza final para a tão esperada mudança para a casa nova,tudo tem sua importância para o resultado final e hoje preparamos um conteúdo que vai te deixar por dentro do que chamamos de ‘primeira fase’ da obra.

Toda obra, para de fato começar, precisa de um projeto arquitetônico. Depois de aprovado esse projeto, é hora de botar a mão na massa e subir as paredes!

Essa primeira fase é justamente a parte que organizará todas as estruturas e demarcações iniciais da obra, e para que isso seja feito da maneira correta, organização e os materiais certos são essenciais. Ter um orçamento realista e bem planejado faz toda a diferença lá na frente, então certifique-sede que o seu faz sentido para sua obra.

Depois disso é hora dos serviços preliminares, a preparação para iniciar a obra. Inclui a limpeza e fechamento do terreno, montagem do canteiro e barracão de obras, serviços de terraplenagem. Para isso, não esqueça de comprar algumas lonas para separação do entulho e organizar o espaço. Pás e enxadas também são de grande utilidade e deixar algumas à disposição da equipe responsável pela obra aumenta muito a produtividade.

Para que tudo comece a tomar forma é preciso ter as ferramentas certas para realização do projeto. Por isso,certifique-se de comprar materiais de construção de boa qualidade.Furadeiras, chaves de fenda, martelos e serras são objetos indispensáveis em qualquer obra então não se esqueça de separar uma parte do orçamento para investir nesses materiais. Que tal comprar aquela caixa de ferramentas bonitona pra quando for preciso,ter tudo a mão e de maneira fácil?

Agora, que você já preparou tudo necessário é hora da fundação e de subir as paredes! Aqui começam os materiais estruturais, que fazem toda a mágica acontecer. Fale com o profissional responsável e descubra o melhor tipo de cimento para o seu projeto. As opções são muitas então escolha com atenção e sempre lembrando de comprar um pouco a mais para contornar contratempos.

Tijolos também estão presentes na maioria das obras e variam de tamanho, formato e material. Os mais comuns são os de cerâmica, mas existem os de cimento, os laminados e até os de vidro. Podem ser vazados ou não e de uso específico estrutural ou apenas para decoração. A Amoedo tem todas essas opções e muito mais!

O bloco de concreto é mais econômico e resistente, ideal para o alicerce, pois sua alvenaria é feita de maneira mais rápida e com menos argamassa, mas não é o mais indicado para as paredes por não possuir isolamento térmico, o que pode causar desconforto. O tijolo oferece melhor conforto em relação a temperatura dos ambientes, mas não é tão econômico e não suporta cargas estruturais. Por outro lado, pode ser usado em vedações. Já o bloco cerâmico, além de aguentar a alvenaria estrutural, também possui melhor isolamento térmico do que o de concreto, só que, não pode ser cortado ou serrado. Para o armazenamento de qualquer um dos três, é preciso ter cuidado, pois as pilhas devem ficar sempre em locais planos,respeitando a altura máxima indicada por cada fabricante para não danificar o material.

Pregos e parafusos para finalização de estruturas também são uma boa pedida nessa primeira fase, já que serão úteis durante todo o processo. O prego de cabeça dupla é o mais indicado para ser usado no começo da obra. Com o corpo liso e de fácil arranque, ele é ideal para fixar moldes, colunas e escoramentos.

Os tubos e conectores para encanamento também devem ser comprados nessa etapa e prestar atenção sobre a vedação ao comprá-los é indispensável. Há muitos tipos de tubo disponíveis no mercado: quadrados, industriais, patente e etc. Eles são bastante versáteis e, por isso, se encaixam de diversas formas na construção civil. Podem ser utilizados na estrutura de andaimes,no escoramento de vigas ou na condução de fluidos, tanto para gás quanto água ou até mesmo para proteção de fios.

Se for uma construção de grande porte, pode ser que você tenha que comprar vergalhões ou arame recozido. Barras de aço, com superfície lisa ou nervurada, são fundamentais para uma construção, pois dão a firmeza e a segurança necessárias para qualquer tipo de estrutura. Os vergalhões já caíram até mesmo no gosto de arquitetos e designers, sendo um material bastante valorizado na construção civil.

Depois dessas dicas, você está preparado para começar sua obra! Para os melhores materiais e equipamentos visite a Amoedo mais próxima de você ou de uma passadinha no nosso site.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *