Acabamento
Como ajudar na economia de água?
De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de 3,3 m³/pessoa/mês (cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene). No entanto, no Brasil,o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia.
Gastar mais de 120 litros de água por dia é jogar dinheiro fora e desperdiçar nossos recursos naturais.
É possível adotar algumas medidas práticas no dia a dia para reduzir o consumo de água na residência. Além de contribuir com a redução total do consumo da sua cidade, ainda gera uma economia na conta no fim do mês.
Há várias dicas de especialistas para novas instalações em casa que ajudam a economizar água. Se você está construindo a sua casa ou pensando em uma reforma, confira essas dicas valiosas:
- Vasos sanitários inteligentes, que funcionam a seco;
- Máquinas de lavar roupa e lava-louças, que otimizam e economizam água e energia, a água que a máquina de lavar roupa usa para o enxágue pode ser utilizada para limpar o chão da cozinha ou do quintal. Basta retirar a mangueira de vazão do cano e desviar o fluxo para um balde. Dependendo do número de enxágues, dá para economizar até três baldes cheios por lavagem e reutilizar a água em outras tarefas diárias. ;
- Chuveiros e torneiras de alta eficiência na utilização da água. O E-shower ainda não está à venda, mas daqui a pouco estará. Ele tem um sistema que permite ajustar a temperatura e mantém sob controle as economias de água e energia. E tem, também, a Swirl, uma torneira com uma turbina dupla incorporada à torneira que é capaz de criar um vórtice de água natural sob a influência da gravidade. A sua tecnologia economiza em 15% o gasto de água;
- Nas hortas aconselha-se a instalação de um sistema de irrigação por gotejamento;
- E gramados com o tipo de grama que requeira menos água.
- Colete a água da chuva: Construa uma cisterna em casa ou use algum recipiente para coletar a água da chuva. É importante que tudo esteja bem tampado, para evitar a proliferação de mosquitos que propagam doenças, como a dengue. Nada de tampas soltas, lona, madeiras ou telhas. A água da chuva pode ser utilizada para descarga, limpeza do quintal, do carro e do chão de casa, por exemplo. Porém, não é apropriada para consumo humano ou de animais, pois a água da chuva traz resíduos da atmosfera – fervê-la simplesmente não adianta. Se ela passa pelo telhado e pela calha antes de cair no recipiente em que será armazenada, é ainda pior. Atenção: o período máximo de armazenamento da água da chuva é de quatro dias.
Hoje em dia, já existem arquitetos especializados em bio construção,um tipo de construção que aplica medidas, dentre outras, que fazem ainda mais diferença na redução da água e da energia para o consumo doméstico.
Conscientizar as crianças desde cedo também é um bom começo para ajudar na economia de água, afinal elas são o nosso futuro! Não sabe por onde começar a introduzir nos pequenos essa nova forma de se relacionar com a água? Vai aqui algumas dicas:
1. Comece por uma check list
Converse com os seus filhos e, juntos, elaborem uma lista com itens que podem servir como metas, como reduzir o tempo de banho em cinco minutos por pessoa, varrer a calçada em vez de lavar, coletar a água que cai do chuveiro enquanto a temperatura está sendo regulada e outras ações que resultem em economia.
Ao fim de cada semana, a família pode retomar a lista para avaliar o que foi ou não cumprido.
2. Reutilize a água
Ensine as crianças os afazeres nos quais se utiliza ou não água potável.Vocês podem reutilizar a água para usá-la na limpeza da casa, por exemplo.
3. Cultive um jardim
Para ensinar as crianças que água é vida, faça um jardim com elas, mostrando que os vegetais não vivem sem água e que isso compromete a disponibilidade de alimentos.
4. Entre em contato com a natureza
Visite parques na sua cidade e programe passeios em contato com a natureza para demonstrar às crianças a importância de conservar as áreas naturais e a relação delas com as fontes de água.
5. Escolha o que e quando comprar
Faça compras de mercado com as crianças. Escolha os alimentos explicando que para eles estarem prontos para a venda foi utilizada água no processo de produção. Você pode contar para elas que para produzir um quilo de carne bovina são necessários aproximadamente 15 mililitros de água. Já a mesma quantidade de carne de frango exige quase quatro mil litros. Faça escolhas conscientes e explique às crianças porque um produto é mais aconselhável de ser consumido do que outros.
É fundamental tornar as crianças conscientes da importância da água e da sua preservação. Fazendo a nossa parte, elas podem seguir um caminho mais sustentável do que a nossa geração.
Na Amoedo você encontra produtos que te ajudarão a ter uma casa amigada natureza.
Visite uma de nossas lojas e peça orientação aos nossos vendedores, ou então clique aqui para comprar através do site!
0 comentários