Sem categoria
ORDEM DA REFORMA
Para algumas pessoas iniciar uma reforma é algo empolgante, mas para outras pode ser o início de uma grande “dor de cabeça”, no entanto, existem formas de diminuir o stress do processo e deixar tudo mais prazeroso para quem está passando por isso.
Nesse caso, a organização é a chave do sucesso, principalmente se a reforma abranger a casa toda. Fazer por etapas pode ser uma maneira de diminuir os transtornos e de dividir os gastos. Renovar a casa com planejamento garante uma obra limpa, bem feita e sem desperdícios.
Foi pensando nisso que preparamos essa matéria, para te ajudar a organizar sua lista de prioridades e impedir que sua reforma se torne um caos.
Proteções
Todo mundo sabe que é normal uma reforma estar sujeita a bastante sujeira e poeira, é inevitável. Nesse caso proteger as coisas antes de começá-la é de extrema importância para preservar objetos, mobílias e estruturas que podem ser riscados, manchados ou danificados durante todo o processo.
As proteções são um cuidado especial necessário em todas as etapas de uma reforma. Isso garante, que no final da reforma, estará tudo bem conservado e sem danos. Geralmente, as proteções mais utilizadas em reformas antes do ‘quebra-quebra’, são para pisos,portas, janelas e vidros, materiais mais facilmente danificáveis.
Demolição
Nessa etapa é muito importante o cuidado com a acomodação do entulho dentro do apartamento, para que não atrapalhe o andamento da obra e não comprometa o espaço de trabalho dos responsáveis por ela.
Em uma reforma de apartamento,por exemplo, devemos sempre evitar acumular todo o material em um único ponto.A dica é espalhar os sacos com os resíduos por diversos locais dentro do apartamento para evitar problemas ou comprometimentos com a estrutura do prédio, já que nesse caso, estamos falando de reformas em condomínios verticais.
Já em residências térreas,como as casas, essa preocupação não é tão necessária. Porém, em sobrados é sempre bom tomarmos a mesma medida de distribuir o peso do entulho por diferentes lugares no andar ou se possível, já ir descendo os materiais para o térreo, o que adianta todo o processo e facilita a logística da obra.
Lembrando que retira-se o entulho, com o cuidado de contratar uma caçamba, para que o lixo da obra seja descartado de forma correta. Não se pode deixar o entulho nas calçadas ou terrenos vazios da vizinhança, tal procedimento é passível de multa tanto pelo condomínio, como pela prefeitura. Providenciar o descarte correto é um item importante e também uma preocupação ambiental.
Reconstrução
Depois de botar tudo a baixo,se o seu projeto especifica acréscimo de parede, é a hora de construir novamente! Nessa hora entram em cena paredes de alvenaria convencional ou de drywall, que farão o novo fechamento do ambiente, gerando uma nova configuração do layout arquitetônico.
Nessa hora a dica é sempre consultar o arquiteto, responsável por especificar em projeto qual a melhor alternativa para a reconstrução das novas paredes.
Instalação Elétrica
Chegou a hora de iniciar as instalações prediais, básicas a qualquer residência e de extrema importância para todo o processo. Toda reforma de apartamento demanda novos pontos de instalação elétrica. Além disso, uma dica valiosa é já fazer uma previsão de automação e infraestrutura de ar condicionado se houver intenção de instalar um. Para esse tipo de serviços será necessário contratar um eletricista confiável, pois é ele quem vai puxar todos os novos pontos de tomada e da iluminação.
Os fios devem ser planejados e passados logo após a alvenaria. Caso seja feito forro de gesso fica mais fácil puxar os fios se eles já estiverem posicionados. É nessa fase que também são previstos a passagem das tubulações secas, os chamados conduítes para os novos pontos de iluminação do teto de gesso que podem ser interligados e levados ao quadro de distribuição.
Ar condicionado e Automação
É extremamente importante que seja preparada, nesse estágio, a infraestrutura necessária para o ar condicionado, assim como a instalação dos dutos. A dica aqui é deixar previstas as passagens para os serviços de automação como dimerização, automação de persianas, caixas de som no teto, entre outros. São etapas mais específicas, e não tão comuns em todas as reformas, no entanto, se organizar para elas se for seu caso, é o caminho mais fácil para ter tudo funcional ao fim da obra.
Por isso é sempre bom consultar uma empresa de automação e ar condicionado antes, para que sejam escolhidos os serviços especiais a serem instalados e também o cálculo correto da carga do ar condicionado, BTUs e etc, de acordo com o permitido pela construtora/condomínio.
Instalação Hidráulica
Para mudanças de pontos de água, de bacias sanitárias, chuveiros, torneiras ou criação de novos pontos hidráulicos,bem como instalação de pontos de água quente, duchas higiênicas, etc, você vai precisar de um encanador.
Tanto o encanador, como eletricista, vão destruir toda a sua parede para a realização dos novos serviços. Pensando nisso, a dica imprescindível é que eles sejam feitos nessa etapa da reforma, antes de qualquer acabamento, para evitar o retrabalho e consequentemente o desperdício.
Gesso
O forro de gesso é a uma das etapas de uma reforma mais demoradas, porém, depois de pronto, é ele quem dará todo o charme ao apartamento. O gesso possui toda uma estrutura de alumínio para a sustentação que são fixadas nas placas e seladas com uma espécie de pó de gesso. Nessa fase, o ideal é que já tenham sido marcados os pontos de iluminação através dos conduítes.
Essa etapa é realmente complicada, pois o gesso inevitavelmente fará muita sujeira. Sendo assim, se prepare para proteger o que não pode ser sujo de jeito nenhum e organize quando possível uma limpeza para melhorar todo o espaço onde está sendo feita a obra e aplicado o gesso.
Preparar para o acabamento
Chega a hora de preparar os ambientes para receberem o acabamento da obra. O gesseiro poderá instalar forros, áreas molhadas serão impermeabilizadas e o nivelamento de paredes e pisos será finalizado. Todas essas etapas garantem que o acabamento aplicado em todo o apartamento fique bonito e dure mais. Inteire-se sobre procedimentos de aplicação e secagem e garanta que eles serão respeitados.
Pisos de Madeira
Pisos de madeira merecem atenção especial em qualquer reforma de apartamento. A melhor forma de garantir que a madeira da sua casa não sofrerá deformações é escolhendo um fornecedor bem recomendado.
Em seguida, é preciso preparara madeira para aumentar a sua durabilidade. Dependendo do seu uso, o arquiteto indicará tratamentos específicos. Por fim, tenha consciência de que a madeira tem seu tempo próprio para ajustar-se aos ambientes. Espere até que o piso tenha se acomodado corretamente para continuar o trabalho.
Pintura
Antes de pintar os ambientes da sua casa, certifique-se de que todos os trabalhos que produzam sujeira já tenham sido executados. Aplicação de pedras, pastilhas e revestimento de cimento queimado, por exemplo, devem ser feitos antes da pintura. Também é o momento de instalar janelas e portas. Cumpridas todas as etapas, proteja o piso novo e pinte seu apartamento.
Finalização
Nesta etapa da reforma de apartamento já é possível começar a instalação de espelhos, luminárias,tomadas, rodapés, marcenaria e cortinas. Nos banheiros, louças sanitárias,bancadas e metais tomarão seus lugares. Apesar de ser o finalzinho da obra,contrate mão de obra especializada que poderá realizar estas tarefas com capricho, priorizando não causar danos as partes que já estão prontas.
Reformar o apartamento pode ser uma experiência trabalhosa, mas o resultado vale a pena. Está pronto para começar a reforma do seu apartamento? Visite nosso site amoedo.com.br ou alguma de nossas lojas e encontre os melhores materiais de construção para sua obra!
0 comentários