fbpx

Dica

Torneiras para cozinha: Tipos e como escolher a sua

Por  | 

Se você parar para pensar, a torneira para a cozinha é tão indispensável quanto o sofá para sala. Há quem se mude para um imóvel pronto e não se adapta à torneira para cozinha já existente e precisa procurar uma nova, ou quem está construindo a cozinha dos sonhos e sempre desejou aquele modelo de torneira super elegante e estiloso. Nesses e em outros casos é preciso escolher a torneira que seja a melhor para você. E quanto a isso temos uma boa notícia, existem centenas de opções para todos os gostos. Existem cada vez mais tipos de torneiras disponíveis no mercado. São modelos diversos que estão cada vez mais adaptados para facilitar a vida dos moradores e deixar os ambientes ainda mais bonitos. 

Como escolher a torneira ideal?

Escolher entre os tipos de torneira parece algo simples, mas quem já passou por esse processo sabe o quanto a grande variedade de modelos é capaz de nos deixar em dúvida.

Por isso, o mais importante na hora de selecionar a torneira é sempre pensar antes nas características do seu cômodo, do projeto e de quem vai usar o espaço. Tanto as torneiras de banheiro como as de cozinha exigem que você considere alguns pontos cruciais, que vão tornar o item mais funcional e prático no dia a dia.

Preste atenção ao tipo e instalação da torneira, que pode ser de parede, ou de mesa. Também atente-se ao material, acionamento de abertura, design e as funções extras.

Escolher a Instalação com base na disposição do encanamento da cozinha da sua casa é sempre importante. Se a abertura do encanamento de sua cozinha estiver na mesa da pia, sua instalação será mais fácil. Além disso, as torneiras de mesa costumam ser mais altas, com designs curvos e inovadores.

Já as torneiras de parede, possuem um design mais reto e uma boca menor, e necessitam ser instaladas com distância maior da cuba. O ideal é apenas adquirir uma destas, se a sua cozinha já possuir a abertura correta para tal. Do contrário, será necessário romper a parede, para a instalação da torneira.

Quanto ao material, de forma geral, o mais usual de torneira para cozinha é o metal, normalmente cromado. Mas, também são encontrados modelos com a base em plástico, geralmente na cor branca. Também existem torneiras cromadas com acabamento de tinta de qualquer cor – a mais comum, no entanto, é preta.

Torneiras convencionais

As torneiras comuns de cozinha são super práticas e possuem um menor custo no mercado. Neste tipo de torneira, a água sempre estará em temperatura aproximada a do ambiente, ou seja, fria nos dias frios e morna nos dias quentes. Além disso, possui somente uma abertura no encanamento, para saída de água.

Essas torneiras contam com um registro que controla a saída da água em temperatura natural. Ou seja, nelas não há a possibilidade de controlar a temperatura da água. As torneiras convencionais servem ao seu propósito, mas não têm tanta tecnologia quanto alguns lançamentos mais recentes. Porém, existem novos modelos de torneira fria que têm design diferenciado e formas de registro diferentes, por exemplo, garantindo mais conforto e evitando desperdício.

Torneira com ¼ de volta

Esse é o modelo mais usado nas residências – e existem versões para banheiro e cozinha. A diferença é o seu sistema de abertura com ¼ de volta (ou 90 graus). Isso faz com que o desgaste no reparo seja menor, o que aumenta a durabilidade da torneira.

O reparo pode ser de plástico ou de metal com sistema de vedação cerâmico, sendo o de metal o mais resistente.

Torneiras com misturador

Uma torneira do tipo misturador é capaz de acionar água quente, ou fria. Para isso, é necessário que a residência tenha um sistema de água aquecida com gás, eletricidade, ou energia solar. Os misturadores possuem controle de monocomando (1 registro), ou de duplo comando (2 registros).

Os modelos de duplo comando possuem duas aberturas no encanamento, enquanto os de monocomando possuem somente uma. Estes detalhes fazem toda a diferença na instalação e também no manuseio. Contudo, o misturador costuma ser muito útil para quem possui um sistema de água aquecida.

Torneira com giro 360º

É uma torneira extremamente moderna e com um design diferenciado e elegante. A sua grande vantagem é a sua capacidade de girar em diversas direções, facilitando o uso na hora de lavar a louça e a pia. Existem modelos com diferentes tipos de misturadores.

Torneira multitemperatura

A torneira elétrica multitemperatura, assim como todas as outras, pode ser usada como torneira de cozinha, mas também de lavabo e banheiro. Ela conta com variações preestabelecidas de temperatura, o que possibilita que as atividades domésticas sejam feitas com mais conforto.

Como é um tipo de torneira elétrica que conta com variações pré-estabelecidas de temperatura, é bem interessante para ser usada na cozinha, já que torna mais fácil lavar a louça em dias de frio ou, ainda, contar com a água mais quente para desengordurar panelas e outros itens, por exemplo.

Torneira com filtro embutido

A torneira com filtro traz ainda mais facilidade aos usuários já que permite filtrar a água para o consumo, eliminando o cloro e deixando o líquido o mais puro possível, livre de odores ou sabores.

Além disso, sempre é uma boa opção para quem não quer utilizar um filtro de água maior ou tradicional na cozinha. Há vários modelos de torneira com filtro, o mais usual é o que possui saída de água em separado da torneira. Em geral, essa torneira é instalada na parede e pode variar os modelos de bicos, com jato central ou ducha.

Torneira automática

Muito conhecida, a torneira automática é indicada para quem deseja reduzir o desperdício de água, já que ela conta com um timer que controla o tempo de abertura da torneira.

Esse é o modelo mais usado em ambientes públicos e comerciais, mas também existem modelos que podem ser usados em residências.

Torneira eletrônica

A torneira eletrônica é também um tipo de torneira elétrica é aquela que permite personalizar a temperatura gradualmente. Isso quer dizer que você poderá decidir exatamente quão quente ou fria quer sua  água. O controle total do aquecimento garante muito mais bem-estar.

Das torneiras que citamos aqui, está é, com certeza, a verdadeira torneira gourmet. Toda sua tecnologia e suas características serão muito bem aproveitadas sobre a pia de cozinha, no banheiro, lavabo ou mesmo em varandas gourmet, por exemplo.

Em geral, para essas torneiras funcionarem basta dar um toque na parte superior para que a saída de água se inicie e, após um tempo pré-determinado, o temporizador fecha a vazão de água sozinho.

Agora você já deve estar sabendo tudo de torneiras, é? Temos certeza que já está mais do que pronto para fazer a melhor escolha possível para a torneira da cozinha da sua casa.

Visite o site da Amoedo ou uma de novas lojas para descobrir mais sobre os modelos falados aqui e muito mais!

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *