Dica
Tendências na Construção Para 2021
Por mais que 2020 tenha sido um ano duro para todo mundo, as tendências na construção civil continuam a todo vapor. O Covid-19 transformou muito o dia a dia das reformas e construções, mas o segmento soube inovar e chega para 2021 com muitas novas ideias para você que está pensando em construir.
Para esse ano, as tendências estão repletas de tecnologias, praticidade, otimização de tempo e serviço. Isso tudo para que possamos iniciar um ano de uma maneira mais saudável e longe de tantas crises que possam ter assombrado os mais diversos mercados nos últimos meses.
Então se liga nessas dicas do que vai bombar neste novo ano e se prepare para realizar seu sonho.
Construções verdes
A sustentabilidade mais uma vez vem como uma grande potência na construção civil para 2021. As empresas estão buscando reduzir custos operacionais e preservar os recursos ambientais cada vez mais escassos. Nas obras ela já é tendência há muitos anos, evidentemente. Porém, quanto mais o tempo passa, maiores são as necessidades de levar em consideração este fator.
Neste contexto, projetos em madeira devem prezar por processos de reflorestamento. Cada vez mais famosas, as construções verdes ainda garantem tempo menor para retorno do investimento e tendem a ser cada vez mais valorizadas com o passar do tempo – estando em alta para o próximo ano.
Então se ligue nessa nova vertente e aposte em energia solar; coleta de água; materiais de construção que sejam sustentáveis e até mesmo usufruir da reciclagem, são meios de melhorar os resultados na obra.
Pré-moldados: A construção modular está com tudo.
Sendo vista como uma grande inovação, a indústria da construção civil traz os pré-moldados como uma oportunidade de otimizar processos básicos da construção, além de elevar a qualidade.
Basicamente, construções com pré-moldados, são feitas com módulos individuais, que podem ser encontrados em diferentes materiais, como madeira, vidro, concreto e aço. Com isso, foi percebida a eficiência que este tipo de tecnologia pode trazer, a fim de fazer com que diversas etapas e partes da obra sejam desenvolvidas simultaneamente, o que, no curto e médio prazo, reduz custos e acelera a entrega. A construção modular não é exatamente uma novidade, mas tem ganhado força nos últimos tempos com o crescimento da procura por projetos mais práticos e que possam ser concluídos em tempo mais hábil. Além de serem mais versáteis na maioria dos aspectos.
Bio concreto, tijolos ecológicos e contrapiso autonivelante
Aqui trazemos três tendencias na área dos materiais sustentáveis e inteligentes, que vieram para ficar em 2021.
O bioconcreto é um material “inteligente” que possui capacidade de regeneração, fechando suas próprias rachaduras. O segredo está na adição de uma bactéria chamada Bacillus pseudofirmus à mistura do concreto. O microrganismo só se ativa na presença de água e oxigênio. Assim, quando ocorre alguma fissura no concreto, as bactérias iniciam reações químicas que resultam na formação de calcário. Como consequência, as rachaduras se fecham.
Já os tijolos ecológicos, seguem a tendência de utilizar resíduos ou dejetos que, de outra forma, seriam rejeitados, provavelmente causando danos para o meio ambiente. Resíduos siderúrgicos, pneus usados, rejeitos de cimento são algumas das formas de reaproveitar materiais para a fabricação de tijolos ecológicos. Mas não é só isso, já que compostos orgânicos também podem ser utilizados.
Por essas características, os tijolos ecológicos não apenas contribuem para tornaras construções mais sustentáveis e para reduzir os impactos de determinadas atividades no meio ambiente, mas também funcionam como forma de incentivo à economia local.
Porfim, destacamos também, o contrapiso autonivelante, material composto por uma substância com fluidez mais elevada do que as argamassas convencionais. Com isso, não há mais a necessidade de realizar o desempenamento, criando um contrapiso mais fino, reduzindo o tempo de entrega da obra e seus custos.
Impressão 3D: Uma tecnologiaque veio para ficar
A impressão 3D já é uma realidade em muitos setores, e na construção civil não seria diferente. Isso porque ela é capaz de trazer benefícios não apenas no sentido de material, como também, de mão de obra. Afinal, haverá menos investimentos em pessoas, e o trabalho automatizado trará resultados impecáveise sem desperdícios.
Isso pois, nos dias atuais, já é possível imprimir uma casa inteira em apenas 24horas! O que nos dá a entender que com a impressão 3D será possível criar empreendimentos incríveis e completos, gastando pouco no longo prazo, e tendo resultados efetivos.
Na construção civil, as impressoras podem ser aplicadas para a criação de construções modulares, permitindo, por exemplo, que os componentes sejam pré-fabricados antes da instalação (inclusive podem ser feitos no próprio canteiro de obras). Isso não só traz uma série de benefícios, como redução de custos com logística, diminuição da emissão de gases na atmosfera, eliminação do desperdício de materiais, aumento da segurança para o trabalhador, mas também gera uma redução drástica no tempo de construção.
E aí, curtiu essas dicas? Agora você já esta super inteirado das novidades do mercado e prontinho para aplica-las na sua próxima construção. Para encontrar esses e outros materiais, visite uma de nossas lojas ou nosso site.
0 comentários