Decoração
Tendências de Decoração
Tendências de Decoração
Decorar uma casa é sempre uma tarefa complicada. É a decoração que dá o toque final aos ambientes e incorpora a eles personalidade e estilo. Por isso, escolher bem os objetos que vão compor os cômodos é indispensável para quem quer um lar que reflita seus gostos e te faça se sentir em casa acima de tudo.
Pensando nisso, a Amoedoseparou algumas dicas que te ajudarão a escolher a melhor decoração para sua casa, além de ficar em dia com as principais tendências do mercado para 2019.
Como destaque podemos falar da pegada de reconexão com a natureza e design mais “verde” que estão cada vez mais presentes nos objetos decorativos. De sofás à luminárias, as formas mais orgânicas e fluidas e sem pontas nem arestas tem se tornado as queridinhas dos arquitetos e decoradores.
Essa é uma tendência que se relaciona justamente com a busca por um contato maior com a sensibilidade da natureza, em contraponto à racionalidade dos ambientes urbanos e mais rígidos. Essas formas são capazes de dar elegância e estilo mais arrojado sem abrir mão da modernidade e inovação.
Aliado a isso, ganha força a sustentabilidade, que aparece como uma das principais virtudes que um produto pode ter atualmente. Com ela, materiais mais naturais, como fibras, madeiras e cerâmicas, além de matérias primas recicladas, tomam conta dos lançamentos, especialmente os mais originais. Vasos, luminárias e até mesmo móveis tem abraçado muito essa estética e dominado as últimas feiras do segmento.
Ainda pensando nos objetos decorativos, podemos citar um crescimento no apreço pela beleza do imperfeito. Vasos um pouco tortos, com beiradas irregulares, acabamentos que remontam à oxidação ou a marca de dedos que parecem moldar a peça. Esses são apenas alguns exemplos de detalhes que reforçam a procura por beleza naquilo que antes era visto como imperfeito, errado, ou cru. Uma busca que hoje ganha força pela relevância que tem no tempo em que vivemos. Além disso, são objetos que normalmente trazem muita personalidade e são capazes de chamar a atenção do ambiente toda para si, criando espaços que aliam inovação e estilo.
Dentro desse mesmo tema, os chamados ‘vidros inesperados”, com suas bordas arredondadas, acabamentos fumê, partes tingidas ou até canelados, trazem humor e um certo ar retrô para a decoração. Essa tendência é um resgate de estilos do passado que além de alegrarem o ambiente com sua originalidade, costumam deixá-los mais aconchegantes e diferenciados.
A customização é um desafio para o design. Como fazer peças que sejam visualmente atrativas, mas que também se adaptem à realidade de cada pessoa? Funcionalidade é um tema que tem ganhado muita força diante da realidade atual e tem alavancado a produção de peças ditas interativas. São peças ativas no local em que estão inseridas capazes de dar movimento e fluidez ao ambiente, além de se destacarem por seu visual normalmente arrojado.
Nessa pegada temos a ascensão das peças minimalistas. Quando menos é mais, o traço e função dos objetos são os reais protagonistas e tem seu valor potencializado. Assim surgemnsoluções que aparentam ser simples, mas que vêm cheias de beleza e praticidade. Desenhos limpos e sem ‘firulas’ dialogam muito bem com essa pegada moderna e utilitarista que tem ganhado bastante força entre as tendências da decoração.
Se o seu negócio é essa pegada mais clean e simplista, uma boa aposta é o mármore. Em peças com ar mais nórdico e nem tanto opulento, o mármore retorna tanto em pequenos objetos, quanto em detalhes de mobiliário. São muitas as opções de mesas que investem no mármore em seus tampos ou bases, além de pequenos potes e objetos de decoração que apostam na estética elegante trazida pela pedra como seu diferencial.
Falando em mobiliário, as dicas de decoração para 2019 apontam que a tendência do momento é exatamente o uso de peças de estética arredondada. Em decorrência do movimento Art Déco, surgido na década de 1910, os itens criados nos anos 70 são a principal inspiração. São peças sem pontas ou arestas que lembram muito as formas principal inspiração. São peças sem pontas ou arestas que lembram muito as formas orgânicas e fluidas presentes na natureza.
Além disso, falando novamente do estilo escandinavo – bastante em voga em 2018 – os acabamentos naturais devem dominar o mercado. São exemplos as várias peças feitas com madeira de tom claro, como cabeceiras, roupeiros e berços.
E, finalmente, surgirão cada vez mais móveis mais versáteis e que permitam diferentes tipos de composições sem abrir mão de uma significativa capacidade de armazenamento. Entram nessa lista os nichos e prateleiras abertas, os sofás modulados, as bicamas e os carrinhos auxiliares.
E aí, gostou das dicas? Agora você está preparado para organizar toda a decoração da sua casa de acordo com as últimas tendências e novidades do mercado.
0 comentários