fbpx

Dica

Revestimento Para Fachada De Casas: Qual Combina Mais Com Você?

Por  | 

Uma fachada bem projetada é uma pequena amostra de todo charme que será encontrado dentro da casa. É um “boas vindas”com estilo, e demonstra a preocupação de seu morador com os detalhes, mesmo que esses sejam simples, afinal o sonho de uma casa acolhedora e confortável começa logo na entrada.

Independentemente do tamanho da casa, a fachada sempre será o cartão de visitas do imóvel e, por conta disso, merece muito sua atenção. Hoje, há no mercado uma grande variedadede opções e estilos para todos os gostos e bolsos. Pensando nisso separamos algumas dicas para você se inspirar na hora de decorar a sua fachada!

Além do Revestimento

Quando for pensar em como decorar sua fachada, não pense que basta só escolher algo que corresponda ao seu gosto e expectativas, é preciso pensar em diversos fatores como favorecer a iluminação natural do interior da residência, ou criar uma sensação de amplitude ao terreno.

Outro ponto que deve ser levado em conta é a estrutura do imóvel: se há muros por motivos de segurança, uma varanda ou uma garagem que merece uma atenção especial, ou qualquer outro detalhe que deve ser incluído no projeto e ressaltado de alguma forma, além do que, apesar de não ser uma regra, seguir os padrões do interior da casa valoriza ainda mais o imóvel.

Tipos de Revestimento

Aço Corten

Talvez o nome soe meio estranho em um primeiro momento, mas não se assuste. O aço corten nada mais é do que uma placa de aço disponível em diferentes tamanhos e formatos. A principal diferença do aço corten para o aço comum é a aparência enferrujada do material. Esse tom de ferrugem do aço corten é obtido graças a uma película de óxido que adere às placas e impede a formação de agentes corrosivos, garantindo proteção contra a corrosão e a ação do tempo.

Essa característica acaba tornando o aço corten até três vezes mais resistente do que o aço comum, fazendo dele uma excelente opção para fachadas, já que o material é durável e exige pouca manutenção

No entanto, prepare o bolso, pois o aço corten é um revestimento caro.

Pintura

Já batida, a pintura é o recurso mais barato e prático para usar em uma fachada, porém ela exige maior manutenção, devido à exposição a chuva e sol. A aplicação deve ser feita com tinta acrílica à base de água, com acabamento texturizado. Não indicado para casas com muita umidade.

Mas não se engane, mesmo sendo simples, é possível criar projetos incríveis usando toda a variedade de cores e texturas de tinta que o mercado já proporciona.

Madeira

A madeira é uma das opções mais versáteis e clássicas que existem para o revestimento de fachadas. Ela se encaixa nos mais diferentes projetos arquitetônicos, desde os mais rústicos até os mais modernos. Sem contar que ela confere um ar aconchegante e acolhedor incomparável.

Contudo, para que amadeira da fachada se mantenha sempre bonita é necessário realizar uma manutenção frequente que inclui a aplicação de verniz e produtos que evitam aproliferação de insetos e mofo. Com os devidos cuidados, a fachada de madeiras e mantem impecável e bonita por muitos anos.

Concreto

A fachada de concreto aparente é outra tendência nos projetos de arquitetura e há uma infinidade de opções a serem feitas com esse tipo de revestimento. É um recurso barato, que não exige muitos cuidados e dura uma vida inteira. Ideal para estilos industriais e contemporâneos.

Existem tanto as opções em blocos ou como estrutura inteira. Seus custos são um pouco menores, mas são básicos e se adaptam a qualquer estilo de decoração.

Tijolo

Outro recurso bastante utilizado em estilos industriais é o tijolo aparente. Ele também pode ser combinado com um ou mais tipos de materiais, ou revestir uma fachada inteira em grande estilo. Os cuidados são básicos para maior durabilidade e sua instalação deve seguir um padrão para um visual harmonioso.

Pastilhas e Porcelanato

Entre as opções de revestimento apresentadas até agora, as pastilhas são com certeza uma das opções mais baratas. Atualmente existem no mercado diferentes tipos de pastilha, que variam desde a cor até o formato e tamanho. As pastilhas mais comuns para fachada são as de cerâmica ou porcelanato. Mas você ainda pode optar pelas pastilhas de vidro.

A dica aqui é para quem sofre com a umidade do ar. Se esse for o seu caso, o revestimento de porcelanato é super recomendado. Ele é impermeável, resistente, ajuda a manter a temperatura interna mais agradável e oferece um acabamento muito bonito, sóbrio e elegante.

Pedra

Do rústico ao moderno, a fachada de pedra abrange diversos estilos e há centenas de opções orgânicas diferentes no mercado. O material oferece economia a longo prazo, pois não exige muita manutenção além de limpeza. Os tipos mais usados são Caxambú, Miracema, São Tomé e Pedra-Madeira.

A cor, o formato e o tamanho das pedras variam conforme o gosto de cada um e as pedras podem ser usadas tanto em seu estado “bruto” ou depois de serem polidas, dependendo do visual que se pretende dar a fachada.

E aí, conseguiu achar um estilo que combina perfeitamente com você? Agora é hora de botar a mão na massa e fazer a fachada mais linda de todas!

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *