fbpx

Dica

Qual o móvel ideal para o seu ambiente?

Por  | 

Comprar móveis para a casa é algo muito gratificante, e isso não é segredo para ninguém. Os móveis fazem parte da decoração, e por isso devem conciliar beleza e conforto às funcionalidades, além de prezar pela harmonia e otimização do espaço.

Por esse motivo, o processo de escolher a mobília da sua casa demanda um certo nível de atenção. Mais que embelezar, a escolha dos móveis deve visar a praticidade sem prejudicar nenhum acesso da casa.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo esclarecendo algumas dúvidas, deixando clara a importância de escolher os itens corretos em cada cômodo da sua casa de acordo com espaço e funcionalidade do ambiente e evitar problemas com a mobília.

Confira a seguir!

Espaço do ambiente

Beleza e conforto são aspectos importantes a se observar na hora de adquirir os móveis da casa. Entretanto, não são apenas eles os fatores que você deve verificar quando for fazer isso.

É fundamental levar em conta a área disponível no cômodo, incluindo a disposição deportas e janelas, para que a mobília componha a sua decoração com funcionalidade e equilíbrio.

É comum as pessoas comprarem peças lindas e serem surpreendidas no instante em que elas são entregues na residência: passam apertadamente pelas portas(isso quando não são danificadas ou estragam as paredes); são dissociadas do que se propôs para o ambiente; e, o pior, não cabem no local.

Isso reforça a importância de escolher bem os móveis e combinar o estilo deles como tamanho e configuração do ambiente. Agora vamos ver alguns exemplos disso na prática.

Móveis multifuncionais para espaços pequenos

Às vezes o espaço disponível pode parecer um problema para deixá-la confortável. Porém, existem ótimas dicas para aproveitar bem o espaço e montá-lo conforme sua vontade, mesmo sem gastar muito, apenas combinando determinados móveis e acessórios.

Os móveis multifuncionais são o exemplo perfeito disso. É o tipo de mobiliário que serve para muitas situações e fins. Sofá com estante, camas com baú ou sofá-cama, por exemplo. Se a sua casa for pequena, é o mais adequado, pois diminui a necessidade de muitos itens e ajuda o trânsito das pessoas.

Algumas peças são projetadas pensando em todo o espaço que pode ser aproveitado, independente das funções iniciais dos móveis. Outros exemplos são bancos dobráveis, sofás-cama, mesas dobráveis ou mesmo um baú refrigerado com suporte em cima.

Fora isso, investir em móveis feitos com pallet também é uma forma de dar um toque diferenciado ao ambiente. Com a peça é possível produzir mesas, camas e nichos para colocar plantas, sendo um item barato e muito versátil.

Isso também não significa que você precisa abrir mão do conforto só porque não tem tanto espaço. Se você e sua família gostam de jogar jogos de tabuleiro, por exemplo, podem optar por manter a mesa de centro, desde que ela não seja muito grande e nem muito alta. Dessa forma, você pode utilizar um tapete confortável, almofadas ou mesmo os puffs, considerados verdadeiros coringas em meio à decoração pela sua versatilidade.

Sofá como protagonista do espaço

O sofá deve ser escolhido por seu conforto e qualidade, porque, geralmente, ele é utilizado para diversas funções, bem como receber amigos ou parentes na sua sala de estar, para assistir novelas, filmes, séries, entre outros, com o cônjuge e/ou filhos. Ou seja, é um item muito utilizado e, por isso, deve ser resistente e trazer conforto.

Se sua sala for grande o número de opções cresce bastante, porém se o espaço for menor, o ideal é você medir o espaço e conferir as medidas do sofá antes de comprá-lo. Fazendo isso, você poderá optar por um sofá de uma ou duas peças (dois e três lugares).

Se a sua família é composta por até quatro pessoas, uma peça de sofá pode ser suficiente para vocês, já que significa um sofá de três ou quatro lugares. Mas, se a sua família for grande, você pode complementar a necessidade de ter assentos utilizando de puffs ou de uma poltrona.

Outra opção de sofá muito escolhido hoje em dia, são os sofás de canto. Esse estilo de sofá é mais compacto e dependendo da disposição dos elementos da sua sala, pode se encaixar muito bem. Esse modelo pode atender a sua necessidade, uma vez que vários estilos de sofás de canto têm de quatro a cinco lugares, mas ocupam bem menos espaço

Utilize cada pedaço

Em casas menores, é necessário utilizar móveis de uma forma que possibilite aproveitar todos os espaços possíveis. Colocar muitos móveis pode atrapalhara passagem das pessoas, além de trazer um aspecto de bagunça pela poluição visual.

Caso não tenha tanto espaço na casa, é possível utilizar nichos, armários embutidos e prateleiras suspensas nas paredes ao redor da casa. Essa é uma opção prática e extremamente funcional, além de trazer um visual bem bonito.

Dentro desse assunto, vale destacar o uso de móveis de design reto. Peças com esse design são mais fáceis de serem dispostas em vários locais, inclusive nos encaixes nos cantos das paredes e do piso, oferecendo mais funcionalidade do que a mobília arredondada. Elas também propiciam uma sensação de continuidade e de amplitude do ambiente. Sendo ideal para quem quer preencher cada espaço do ambiente.

Grandes ambientes e espaços vazios

Quando falamos em grandes ambientes estamos falando de móveis que precisam preencher o espaço, para não dar aquela sensação horrível de lugar vazio. Para resolver isso, é legal verificar a possibilidade de fazer com que este ambiente grande seja apenas uma única área ou que você possa dividi-lo em duas ou mais áreas.

Muitas pessoas optam por transformar um ambiente grande em diversas áreas como por exemplo uma cozinha integrada a sala de jantar que também ficará integrada com a sala de estar.

Mas saiba que não é por que sua sala é grande que você vai enchê-la de móveis. O uso da mobília deve ser feito de modo racional e funcional, da mesma forma de quem tem uma sala pequena. A diferença aqui é que você tem mais liberdade para usar determinados tipos de móveis e escolher o tamanho, coisa que numa sala menor é impensável.

Numa sala grande, por exemplo, é possível lançar mão de mesinhas de centro, mesinhas laterais, puffs e poltronas, além é claro da tradicional e indispensável dupla sofá e rack. Esses móveis complementares ajudam a quebrar a dimensão real do ambiente e transformá-lo em um lugar mais acolhedor, onde tudo fica mais próximo, sem grandes distâncias a serem percorridas.

Já para os espaços vazios, o móvel sob medida é uma ótima dica para você aproveitar as áreas debaixo da mesa e das camas, cantos e espaço aéreo. Armários, gavetas, prateleiras e estantes são boas opções.

Isso torna o ambiente bem organizado e acima de tudo funcional o que torna toda a escolha do móvel bastante inteligente.

E aí gostou de todas essas dicas? Agora você nunca mais vai errar na hora de escolher o móvel perfeito para o seu ambiente!

Para mais conteúdos como esse, confira nosso blog e para encontrar as peças mencionadas neste conteúdo, visite as lojas físicas e online da Amoedo.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *