Decoração
PSICOLOGIA DAS CORES
Você por acaso já ouviu falar na Psicologia das Cores? Bom, essa teoria nada mais é do que um estudo sobre os significados e efeitos que as diferentes cores têm sobre nós.
O mais interessante para nós no entanto, é entender como essa teoria pode te ajudar a montar sua casa e como as cores de pintura de cada ambiente podem agir sobre as pessoas que estão neles. Pensando nisso, preparamos várias dicas super legais pra te ajudar a aplicar a Psicologia das Cores no seu lar!
As cores são parte fundamental de nossas vidas, elas estão presentes em tudo que nos cerca e, no mundo do design/projeto e da arte, elas são ainda mais importantes. Para entender essa teoria é interessante perceber que cada cor traz consigo uma expressividade e através dela, podemos transmitir sentimentos e emoções específicas.
Essa possível influência das cores sobre nós, é a razão pela qual têm surgido cada vez mais estudos sobre cores e seu impacto sobre o estado emocional dos seres humanos. Hoje por exemplo, sabemos que há combinações de cores que podem induzir sentimentos positivos ou negativos nas pessoas.
Então vamos lá entender um pouco as características de algumas cores e entender como elas podem influenciar o espaço em que você mora.
Ao usar a teoria das cores sabemos que há várias formas de combinar cores quentes e cores frias, seja por harmonia ou contraste, no entanto cada cor em si gera diferentes emoções e sentimentos que devemos também ter em conta na concepção.
Além disso, vale lembrar que não estamos falando somente de pinturas em paredes, as cores podem estar presente também em móveis, iluminação e detalhes do ambiente que possam se destacar, como uma almofada do sofá, por exemplo.
Podemos começar falando um pouco sobre as cores primárias e estados de espírito ou emoções que podem expressar.
Vermelha. É a a cor da vitalidade, romance, poder, força e fortuna. Arquitetura deve ter cuidado com o uso e a proporção das cores primárias, e por conta de suas características, esta cor pode utilizado em áreas de trabalho ou atividades constantes como uma cozinha, por exemplo.
No entanto, dependendo do tom, o vermelho funciona muito bem para ambientes convidativos, que precisam transmitir calor e aconchego. Ele dá destaque para as paredes e pode ser usado em um cômodo frio para aquecê-lo.Experimente toques de vermelho em sua sala se esse for seu objetivo e os resultados serão excelentes.
Amarelo. Por séculos dita que é a cor do sol, tem um significado simbólico especial porque também é a cor do ouro. Esta cor é a cor da velocidade, um pouco impulsiva e pouco recomendada em exagero pois estimula e muito os sentidos.
Uma cor que traz alegria, luminosidade e energiza o ambiente. Por criarem um ambiente aconchegante e confortável, são ótimas pedidas para salas de estar e áreas de convivência. Com tons mais esverdeados, parecem mais frescos e podem trazer energia para espaços comerciais, como escritórios. Os amarelos mais vivos são ótimos para destacar detalhes e dar mais charme ao ambiente.
Azul. O azul é a cor da paz, a cor do céu e do mar, boa para ser usada em quartos ou em salas onde você precisa transmitir calmaria através da cor. Banheiros e salas de estar também podem aproveitar muito bem o azul, já que este transmite uma sensação de amplitude, sendo ideal para ambientes pequenos.
O azul também tem a capacidade de aumentar a produtividade, sendo outra boa opção para escritórios e salas de estudo.
Além das cores primárias, outras cores também trazem suas próprias sensações, aumentando ainda mais as opções.
Laranja. Transmite calor e energia como o amarelo, mas é uma cor ligada também a ideia de movimento, comunicação e criatividade. Sendo assim, vai bem também em escritórios, salas de estudos, de estar e quartos de crianças e adolescentes. Por despertar o apetite, pode ser usada em cozinhas ou salas de jantar assim como o vermelho.
Verde. É a cor da harmonia e da tranquilidade. Compartilha muito das energias do azul, sendo ideal para quartos, banheiros e salas de estar. Além disso, agrega também uma ideia de pureza, equilíbrio e saúde e ainda promove a concentração, uma boa pedida para ambientes de lazer e confraternização.
Violeta/Roxo. Cores extremamente ligadas à espiritualidade e à sofisticação, funcionando bem tanto para ambientes internos quanto externos. Os tons mais escuros ajudam a criar espaços mais luxuosos e requintados graças a sua aparência “aveludada”. Já os mais claros carrega um charme, gerando um efeito romântico e delicado.
Branco. Associado sempre a coisas positivas como a paz, a calma e a limpeza. É uma cor elegante capaz de ampliar os espaços, além de ser extremamente versátil, podendo ser usado em basicamente qualquer lugar da residência. Com o branco também é interessante tomar cuidado, pois abusar dele pode deixar o espaço sem vida ou personalidade.
Preto. O preto é sinônimo de sofisticação e deixa espaços grandes mais íntimos e sóbrios. Deve ser usado com sabedoria, para não carregar e escurecer o ambiente.
Tons neutros. De forma mais ampla, essas cores (marrom, bege, cinza, marfim, gelo…) estão ligados à elegância e tranquilidade, os tons neutros são os coringas da decoração. São versáteis e dão liberdade para as combinações, sendo incríveis para ajudar a compor os ambientes em adição a cores mais fortes e marcantes.
Com todas essas dicas temos certeza de que você está mais do que preparado para redecorar sua casa. A Amoedo tem um variedade incrível de cores a disposição, visite nosso site ou uma de nossas lojas e encontre a perfeita para você!
0 comentários