
Dica
Piso Laminado: Dicas E Como Escolher
Quando tratamos de pisos de madeira, logo vem a lembrança do alto custo deste material. Não há nada mais bonito do que um ambiente todo revestido com madeira natural, no entanto, o custo-benefício é um dos quesitos que mais afasta as pessoas desse tipo de revestimento.
Por conta disso, a tendência de pisos que simulam a madeira chegou para ficar e nessa onda, já faz um tempo que o piso laminado é tendência. Esse tipo de revestimento virou figurinha carimbada tanto em ambientes comerciais quanto em residenciais e vem ganhando adeptos porque além de ser mais barato, esse piso ainda é mais fácil de instalar e faz o papel de pisos de madeira como ninguém.
Os pisos laminados são uma ótima opção para quem procura unir sofisticação e modernidade à decoração e trazem vantagens excelentes, como um maior conforto térmico e acústico, mantendo a temperatura agradável, independente do calor ou frio e ainda é capaz de reduzir ruídos. Além disso são de manutenção barata, pois são muito resistentes à abrasão, riscos e manchas. Alguns ainda são hipoalergênicos, anti-cupins, e contam até com tratamento antiestático que inibe o acúmulo da poeira.
Junto disso tudo, o piso laminado ainda é ecologicamente correto e sustentável. As placas são compostas por compensados e a maior parte dos fabricantes já adotou o uso de madeira reflorestada com os certificados.
Mas apesar de todos esses benefícios, muita gente ainda tem dúvidas sobre esse assunto. Então se liga em algumas dicas sobre o piso laminado e veja como usá-lo na sua casa!
Qual a diferença entre piso vinílico e laminado?
Essa é uma dúvida compartilhada por muitas pessoas, então é bom já deixar claro logo de início as diferenças entre estes tipos de revestimento.
O piso vinílico possui uma maior resistência a água, também instalado em sistema click ou cola. Porém a maior diferença está no conforto sonoro, onde os laminados perdem para o vinílico. Lembrando que o laminado pode ser instalado em cima de outro piso (ideal para quem deseja trocar o piso de casa), já o vinílico possui uma exigência maior para sua instalação.
Posso instalar piso laminado em áreas molhadas?
O piso laminado não é indicado para cozinhas, banheiros ou áreas externas. Sua sensibilidade é tão alta que até mesmo respingos ou água em excesso durante a limpeza podem estufar o material.
Portanto, na hora de higienizar, passe um pano úmido (quase seco) com produtos especializados para este tipo de piso. Eles são encontrados facilmente em supermercados ou lojas de material de construção.
Como escolher a cor do piso laminado? Se o seu espaço não é grande, a regra é optar por pisos de cores claras. Eles trazem a sensação de amplitude, tornando o ambiente mais agradável e espaçoso. A cor branca sempre cai bem em quartos e dá a sensação de que o espaço é maior. Se o piso for instalado na sala o ideal é optar por cores como o bege ou cáqui.
As cores castanho-claro ou com tonalidade acinzentada, são discretas e modernas, e deixam com um ar muito sofisticado. Se o mobiliário for escuro, o melhor é sempre optar por um piso laminado claro para ampliar e iluminar o ambiente.
O recomendado é que as tábuas sejam estreitas, podem ter textura, desde que o tom seja claro. Instale as placas com as linhas voltadas para a porta de entrada, para deixar o espaço mais agradável e com sensação de amplitude.
Por outro lado, se você tem um espaço maior à disposição, há mais liberdade na hora de definir a cor do seu piso laminado. Em ambientes grandes, cores escuras são permitidas. Apesar disso, o piso claro em grandes ambientes também é muito utilizado, pois a neutralidade traz mais liberdade de cores na hora de pintar as paredes e escolher os móveis.
Se você tem espaço sobrando ou quer aquela sensação de aconchego, então o negócio é investir em cores mais escuras mesmo. Rola um marrom, café, grafite e até mesmo preto. Nesses casos, as tábuas devem ser mais largas e o rodapé tem que ser maior também.
Harmonizando com o resto da decoração
O piso fará parte de toda a decoração da casa então é bom que ele esteja sempre de acordo com os outros elementos.
Uma dica ótima para que não haja dúvida na hora de escolher o modelo é pedir ao vendedor um pedaço do piso laminado e colocar no cômodo para testar a cor antes de comprar. Não se engane, tenha certeza da sua opção para ter o acabamento que procura e deixar a sua casa ainda mais bonita. Assim você consegue escolher mais facilmente a cor do piso laminado.
Depois de escolhido é importante ter em mente que os demais processos devem ser pensados de tal forma que harmonizem com todo o ambiente.
Assim, pinte as paredes, invista em rodapés e escolha móveis que “conversem” com o piso escolhido.
Se você gosta de cores e não abre mão delas, a dica dos especialistas é investir em objetos de decoração coloridos. Com a neutralidade dos pisos e das paredes, fica mais fácil brincar com as cores nas etapas de escolha dos quadros e demais objetos de decoração.
Dicas de limpeza
Os pisos laminados são resistentes e muito fáceis de limpar. O ideal é realizar uma limpeza com vassouras de cerdas macias ou aspirador de pó para retirar toda a poeira superficial. Você também pode passar um pano úmido.
Caso necessário, dilua um pouco de cloro no produto para garantir uma limpeza mais profunda. Os vincos formados pelas intersecções das placas também devem ser limpos com uma escova macia, mas cuidado para não usar objetos abrasivos ou pontiagudos. Lembre-se de que o contato com água ou sol pode deformar a peça.
E aí, se interessou pelo piso laminado? Ele com certeza é uma ótima opção de mercado e ficará ótimo aí na sua casa! Visite as lojas Amoedo ou nossa loja online para ver ofertas desse tipo de produto e muito mais!
0 comentários