Dica
Outubro Rosa: Um Toque Pela Vida!
Você sabe o que é o Outubro Rosa e porque ele é tão importante?
Todo ano, com a chegada do mês, é comum ver os lacinhos rosas se multiplicarem pelo país. Seja no formato de broches, estampado em blusas ou impresso em folhetos, o pequeno acessório é símbolo de uma grande causa: a luta contra o câncer de mama.
Batizado de Outubro Rosa, o décimo mês do ano é internacionalmente reconhecido como o mês de prevenção e diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo maior responsável pela morte de mulheres.
Esse movimento internacional de conscientização foi criado no início da década de 1990 e é celebrado anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
Assim, a mobilização visa além da disseminação de dados preventivos, ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos essenciais como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo a todos um tratamento de qualidade.
Durante o mês, diversas instituições, assim como nós da Amoedo, abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames para prevenir e conscientizar sobre a doença. Acreditamos que iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que, se descoberta e tratada logo nos primeiros estágios a chance de recuperação aumenta consideravelmente.
O que é o Câncer de mama?
O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns da doença, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o chamado “cisto”.
A importância da mamografia
Segundo especialistas, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, já que aproximadamente 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento e identificação da doença.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram feitas. Isso mostra como a campanha do Outubro Rosa continua super importante e indispensável no combate contra a doença.
Por isso, não deixe de realizar seus exames com frequência e consulte médicos especializados diante de qualquer suspeita.
0 comentários