Sem categoria
JARDINS EM CASA
Ter um jardim em casa é garantir a sensação de alívio e relaxamento quando o estresse entra junto pela porta depois de um dia cansativo. Significa ter a natureza bem pertinho da gente, pronta a nos abrigar sempre que a gente precisa.
O jardim é um cantinho de conforto, alegria, convívio e paz. Além disso, é capaz de deixar sua casa ainda mais linda e com a sua cara.
Mini jardins tem se tornado cada vez mais moda entre moradores de apartamento, servindo de refúgio e escape da imensidade de prédios da cidade grande. Pensando nisso preparamos uma série de dicas pra te ajudar a montar um jardim perfeito para seu lar.
Escolha o lugar do jardim
Primeiro, é importante dizer que nem todo mundo tem um espaço no quintal para cultivar um jardim florido, mas isso não é motivo para não ter um jardim em versão reduzida.
Sendo assim, pense no tamanho do jardim que você pode ter. Se o espaço é pequeno, delimite pequenos canteiros cobertos de terra ou com uma camada de pedrisco. Também é legal usar vasos pequenos, que acomodam plantas menores.
Outra opção é apostar nos jardins verticais, que ocupam bem menos espaço e são ótimos para preencher paredes sem ornamentos.
Se o espaço for grande,dê preferência a plantas maiores, como arbustos altos e árvores, o que dá muito menos trabalho do que cuidar de dezenas de vasos pequenos com espécies diferentes. Nos jardins menores, pode-se optar por decks de madeira ou pisos de pedra, enquanto nos maiores os gramados tornam o espaço mais verde e atraente.
Reaproveitando
Reciclagem e reaproveitamento são ações que podem baratear muito o seu jardim. Janelas de madeira antigas por exemplo, podem se tornar suportes para vasos lindos e modernos.
Tijolos e pneus, por sua vez, podem ser muito bem utilizados na demarcação de canteiros. No caso dos pneus, eles podem ser pintados nas mais diversas cores e criar um ambiente informal e divertido. Pallets podem virar canteiros, enfeites, suportes e assim por diante. Ponha a imaginação para funcionar e dê novos usos a coisas que estão jogadas de lado, esse pode ser o momento perfeito para isso.
Escolha as plantas certas
Essa parte é sem dúvida uma das mais importantes, já que a escolha das plantas é o que acaba orientando a instalação de todo o resto do jardim. Nesse caso, o ideal é que se busque plantas originárias da sua região, que, além de serem mais baratas, serão provavelmente mais fáceis de cuidar, principalmente se você estiver montando seu primeiro jardim.
Uma outra alternativa para quem não quer passar muito tempo cuidando do jardim é optar por plantas que não exigem muita rega e manutenção, como as suculentas e os cactos. Essas plantas são lindas e se apresentam em muitas variedades, o que permite criar composições coloridas e bastante diversificadas.
Já em jardins grandes,você pode ousar mais e apostar em árvores um pouco maiores, já que o espaço permite. Outra dica super valiosa e que muitas pessoas esquecem, é de lembrar que todas as plantas precisam de espaço suficiente para crescerem, seja no chão ou em vasos. Portanto, não monte o jardim pensando apenas no tamanho e formato das plantas agora, lembre-se que elas vão crescer.
Use a criatividade nos recipientes
Com as plantas escolhidas, leve em consideração o tamanho delas quando crescidas para optar por um recipiente. Os vasos de argila e de outros materiais como plástico,existem em vários tamanhos e costumam ser mais fáceis de achar.
Agora, se seu objetivo é inovar e deixar o jardim com uma cara única, a dica é plantar mudas ou sementes em recipientes que não necessariamente foram feitos para serem vasos. Caixotes, pallets,objetos decorativos, baldes, regadores, potes de vidro, cascas de coco e até botas de borracha são opções bastante criativas e viáveis. Um carrinho de mão, por exemplo, pode virar um lindo.
A ideia é se divertir criando os novos recipientes para as suas plantinhas, sempre lembrando que é preciso fazer furos para escoar a água.
Os detalhes também são importantes
Um bom jardim não é feito só de plantas. Colocar itens para ornamentar o espaço é sempre uma boa pedida.
Uma dica legal é a presença de um banco onde descansar e observar a natureza. Pode ser um banco bem natural, aquele feito de pedra que se funde com o entorno ou uma opção mais rústica nos bancos em madeira pouco trabalhada ou feitos de tora de madeira. Já uma versão mais romântica seriam os bancos de madeira ou ferro mais delicadamente trabalhados.
Uma fonte de água também não pode faltar. Existem várias opções já prontas no mercado para compra, mas é possível criar fontes com vasos e pedras, utilizando bambus e outros materiais para a queda d’água.
Outra sacada que muitas pessoas deixam passar é uma iluminação boa para o jardim. Ele não precisa ser usado somente durante o dia e para aproveitar as delícias dele também durante anoite, instale lâmpadas suaves nas árvores ou em fios. Outra alternativa são as lamparinas e os lampiões. Também é possível espalhar por todo o jardim velas em recipientes que protejam as chamas e dar aquele toque aconchegante e especial para o espaço.
Por último, vale lembrar que dependendo do caso, o jardim precisa ser delimitado para garantir alguma privacidade. Uma maneira bem legal de se conseguir isso é instalar cercas feitas de bambu no entorno do espaço, seja ele pequeno ou grande. O bambu é lindo, elegante e pode até mesmo ser estruturado de uma maneira mais elaborada,que crie efeitos estéticos no espaço. Mas ele também pode ser usado de maneira bem rústica, com as varas apenas enfileiradas umas ao lado das outras, criando uma parede simples, mas estilosa.
Quantas dicas, hein? Agente tem certeza que com todas elas você está mais do que pronto para montar o jardim ideal para sua casa.
Para produtos de jardinagem e acessórios visite uma de nossas lojas ou acesse nosso site:amoedo.com.br.
0 comentários