Dica
Dicas Para Um Quarto Infantil Dos Sonhos
O quarto é a parte mais íntima da casa, ele imprime personalidade não só para os adultos, mas também para as crianças. Refúgio é apalavra que mais define um quarto, afinal, é para lá que as pessoas correm quando precisam de um momento só delas.
Para a criança, o local em que ela dorme é o seu universo particular, onde ela brinca, faz as tarefas de casa e passa grande parte do seu dia. Dessa forma, um ambiente agradável, acolhedor e aconchegante, é essencial para estimular a criatividade do pequeno, além de auxiliarem seu desenvolvimento. Sendo assim, montar um cantinho ideal para ele exige alguns cuidados específicos que, muitas vezes, são esquecidos.
O quarto infantil precisa ser aconchegante e divertido, além de atender às necessidades da criança como, por exemplo, ter os objetos ao alcance dela, ajudando na hora de guardar tudo depois da brincadeira e no desenvolvimento da independência.
Mesmo assim, com tantas opções por aí fica difícil decidir e escolher aquilo que é realmente necessário. Por isso, separamos alguns elementos que não podem faltar num quarto infantil perfeito.
Identidade
Muitos adultos caem no erro de aplicar na decoração infantil, coisas que eles mesmo gostam, mas esquecem que o quarto será da criança e é ela quem vai passar grande de parte de sua vida dentro desse espaço.
Então, primeiro de tudo, atente-se ao gosto dela. Saber seus desenhos e cores favoritas, vai te ajudar bastante no planejamento de uma decoração que imprima a personalidade dela. Não basta o quarto ser lindo, se não tem nada a ver com a identidade de quem vai dormir nele.
A influência das cores
Como você deve saber, as cores estimulam as emoções e desejos das pessoas e isso não é diferente com os mais novos. Sendo assim, a dica é compor um ambiente equilibrado, mesclando cores neutras com outras mais vivas.
As cores vibrantes como amarelo, laranja e rosa transmitem muita energia ao espaço. Só que energia demais pode intensificar a agitação das crianças. A dica é aplicar os tons fortes apenas nos detalhes, como numa mesinha infantil ou no restante dos móveis de mais destaque. Se você preferir, crie combinações com tons terrosos, elas também ficam ótimas!
Para decorações que transmitam calma e tranquilidade, a dica é investirem tons de azul, roxo, branco ou até mesmo verde. Mas tenha em mente que as cores só expressam a paz quando utilizadas nas versões mais claras.
Quer encontrar o equilíbrio? Aposte na combinação de tons claros com detalhes coloridos! Vale desde tapetes até almofadas e quadros divertidos.
Adesivo e pintura
Uma ótima solução para a parede de quartos de criança são os adesivos, além de serem super práticos de aplicar, também deixam o ambiente ao mesmo tempo diferente e divertido e possibilitam uma renovação da decoração sempre que você quiser. As pinturas geométricas são uma forte tendência atualmente e caem muito bem em quartos infantis.
Na hora de escolher a estampa, que tal envolver os pequenos? Desta forma, a escolha será mais certeira. Sem falar no momento divertido que vocês passarão juntos.
A escolha da cama
Ao longo do desenvolvimento da criança, ela vai necessitar de diferentes tamanhos de cama. A principal mudança, no entanto, é quando ela troca o berço pela cama convencional.
Hoje, existem no mercado várias opções de berço que com alguns toques podem viram uma cama. Essa é uma ótima opção para quem não quer gastar em um novo móvel, ou pretende economizar pro futuro.
Para quem precisa acomodar duas crianças no mesmo ambiente, a dica é o beliche. Assim, além de cada um ter o seu cantinho, ocupa muito menos espaço do que duas camas separadas.
Cada cantinho do seu jeito
O quarto infantil é sinônimo de pura diversão, contudo ele também deve ser um espaço para estudos. Na infância, a imaginação é estimulada a todo tempo e a aprendizagem é sempre mais rápida. Com tanta energia e curiosidade que só os pequenos têm, o maior desafio é encontrar uma saída para mantê-los entretidos o tempo todo.
Assim, experimente montar um cantinho para leitura e um para brincar como uma forma de conseguir desenvolver a concentração e criatividade deles, além de estimulá-la a praticar diferentes tipos de atividade.
Procure deixar os cantinhos distantes entre si, pois assim a criança começa a entender desde cedo que há momento para brincar, como também há momento para ler e estudar.
Nichos e prateleiras
Ótimos aliados da decoração, principalmente em ambientes infantis, os nichos e prateleiras servem tanto para decorar, como para organizar os objetos que fazem parte do quarto.
Funcionais e versáteis, principalmente em quartos com muitas coisas pra guardar– como costuma ser o caso de quartos de criança — esses itens completam espaços vazios e deixam o ambiente com uma aparência bem mais organizada.
Fique atento aos detalhes
O erro de muitos é achar que a decoração do quarto infantil se limita apenas a escolher cores e móveis, mas quando vamos montar um cômodo, o segredo é colocar a criatividade para funcionar e aproveitar os espaços livres disponíveis.
Isso não quer dizer que você deve enfeitar todas as partes livres, já que informação demais nunca é bom e atrapalha mais do que ajuda.
Os tapetes são uma ótima opção para dar um toque final na decoração do quarto infantil. Eles não só trazem mais charme ao ambiente, como também proporcionam mais conforto e segurança para as crianças menores brincarem no chão.
Com os diversos modelos de tapetes disponíveis, você consegue combiná-los com a decoração ou torná-los o ponto de cor do cômodo.
Outro detalhe que não pode faltar no quarto das crianças são os organizadores. Baús, ajudam a manter a organização do cômodo e ainda podem ser decorados com os brinquedos preferidos dos pequenos.
Decorar o quarto infantil não é uma tarefa tão fácil, mas é gratificante ver a alegria deles quando tudo está pronto, não é? Com todas essas dicas você já está mais do que preparado para aproveitar para desfrutar esse momento único!
0 comentários