Dica
Dicas para reaproveitar água em casa
Água é assunto sério. Talvez o mais sério que a gente possa tratar. Por isso, é importante ter todo cuidado do mundo com ela. Economizar água no dia-a-dia, evitar desperdícios, reaproveitar água da chuva e proteger os nossos recursos hídricos é fundamental, e o planeta agradece, não é mesmo?
Evitar o desperdício de água é importante não apenas nos momentos de crise. Adotar um estilo de vida e uma produção com uso racional da água é necessário não só hoje, como sempre. Isso porque as crises de água e energia que os brasileiros têm enfrentado não são apenas resultado da seca, e sim por muitos outros motivos que geram essa deficiência de abastecimento em várias regiões do país.
Há muitos hábitos de consumo de água que podem ser modificados para resultar em uma economia doméstica significativa. É preciso, no entanto, coletar, armazenar e utilizar a água de reuso de forma adequada, para evitar riscos de saúde para você e sua família. Existem riscos em atitudes que parecem inofensivas como acumular água em vasilhames reaproveitados, em piscinas descobertas, ou em beber água da chuva. É preciso ter cuidado!
Reaproveite a água do chuveiro e da chuva
Pode parecer estranho, mas é possível reaproveitar a água do seu banho. A maioria das pessoas gostam de abrir o chuveiro e deixar a água escorrer até aquecer. Utilizando um balde, podemos aproveitar essa água para regar plantas, deixar roupa de molho e lavar o próprio banheiro.
A mesma lógica se aplica para água da chuva. Assim como usar um balde para reaproveitar a água do chuveiro, é possível recolher a água da chuva de algumas maneiras. Pode ser através de métodos mais elaborados, como sistemas acoplados em calhas e reservatórios, ou os mais simples, como baldes e galões.
Arejadores nas torneiras
Um bom jeito de controlar o fluxo de água que sai da torneira (e reduzir o consumo) é instalando arejadores na ponta dela. Arejadores são pequenas pecinhas que conseguem reduzir até pela metade a quantidade de água dispensada.
Não é complicado, não interfere no funcionamento da torneira, nem na sua estética e consegue ótimos resultados.
Redutor de vazão no chuveiro
O redutor de vazão tem o mesmo objetivo dos arejadores instalados nas torneiras: diminuir o fluxo de água. Eles reduzem em até 50% a quantidade de água dispensada na hora do banho, o que lhe dá a tranquilidade de que saber que está fazendo um bem pro seu bolso e pro planeta.
Água de preparo das refeições
Quando se está cozinhando, um dos segredos para consumir água com consciência é seguir as receitas à risca. Para cozinhar macarrão para uma pessoa, por exemplo, você não precisa de uma panela totalmente cheia de água, assim como não há necessidade de muita água para preparar legumes no vapor.
Além disso, senão usar água demais, você vai preservar melhor os nutrientes dos alimentos. E em alguns casos, a água pode até ser usada novamente.Se você cozinhou legumes e sobrou água, reutilize-a para fazer sopas, ou espere que ela esfrie e regue as plantas.
A água da máquina de lavar deve ser reaproveitada
Você sabia que a água que sai da máquina de lavar roupa pode ser reaproveitada direcionando o cano de despejo da máquina para um balde? A cada ciclo de uma máquina de cinco quilos são gastos 145 litros. Essa água pode ser coletada. A água desse balde pode ser usada na descarga dos vasos sanitários, lavar o quintal ou o carro. E veja que prático: essa água já vem com um pouco de sabão!
Esse reaproveitamento da água da lavadora de 5kg gera uma economia de água suficiente para reduzir em 5% o consumo mensal de água de uma casa. O segundo enxague da máquina, “a água do amaciante”, mais limpa, pode abastecer a próxima lavagem.
Economize com a máquina de lavar louças
Se a máquina de lavar roupas é uma das grandes vilãs do desperdício, a sua “prima” máquina de lavar louças é um ótimo reforço na hora de economizar. Elas utilizam 80% menos água em comparação coma lavagem manual.
Os modelos mais novos, então, vão ainda mais longe: eles são capazes de limpar peças bem sujas sem precisar de enxague antes de começar o processo.
Consciência é a melhor forma de economizar
De nada adianta tomar todas essas precauções, adquirir redutores de fluxo e aparadores ou colocar uma máquina de lavar-louça em casa se não houver uma mudança concreta nos seus hábitos e de quem divide o lar com você.
É preciso lembrar de pequenas coisas, como fechar a torneira enquanto se escova os dentes, passar detergente e bucha nos pratos com a água fechada, desligar o chuveiro enquanto passa shampoo e sabão, não lavar o carro com mangueira e de preferência com água reaproveitada.
Tenha em mente que essas pequenas ações e pequenos detalhes que fazem a real diferença para o meio ambiente no fim do dia.
0 comentários