Dica
Dicas Para Manutenção Da Piscina Para A Chegada Do Verão
O verão está aí, e os efeitos daquele calorzão já está fazendo muita gente correr atrás da piscina para se refrescar. A questão é que nessa época do ano, muitos donos de piscina voltam a usa-la depois de ficar quase o resto do ano todo parada, o que pode torna-la uma opção pouco atraente caso não seja bem cuidada.
Primeiro, precisamos ressaltar que uma piscina limpa é sinônimo de água saudável e um belo visual para a área externa. Por isso, a rotina de limpeza da piscina deve ser seguida para evitar que a sujeira se acumule e cause transtornos, como algas ou água turva.
Pensando nisso, preparamos algumas dicas essenciais para você poder deixar sua piscina tinindo para receber seus mergulhos nesse verão.
Instale uma ducha
A ducha na área da piscina não é um item supérfluo. O banho de ducha antes do mergulho ajuda a manter a limpeza da piscina, já que elimina diversos resíduos que iriam parar na água.
Poeira, suor, poluição, protetor solar, maquiagem e cremes hidratantes são alguns resíduos que ficam depositados na pele e cabelo das pessoas. Quando elas entram na piscina sem antes tomar um banho de ducha, tudo isso é levado para a água e a desequilibra.
Impurezas da superfície
Folhas, insetos, fios de cabelo, entre outros elementos, podem ser encontrados na superfície da água, boiando bem à nossa vista. Senão forem eliminados periodicamente, acumularão sujeira, que pode acabar descendo para o fundo da piscina e dificultando a remoção.
Para que isso não aconteça, o processo de peneiração é fundamental. Por isso, compre uma “peneira cata folhas” e deixe-a sempre à disposição para uma manutenção constante da piscina, já que manualmente você não conseguirá retirar todas as impurezas da superfície da água.
Cuide da área externa da piscina
Outro ponto importante para manter a limpeza da piscina é cuidar do seu entorno. Escolha com cuidado as plantas que ficarão ao redor, para que não soltem muitas folhas ou flores que possam cair na água.
Na limpeza rotineira, antes de cuidar da água, limpe a volta da piscina. Mantenha o jardim bem cuidado e elimine a sujeira do piso, para que o vento não estrague seu trabalho, levando a sujeira para a piscina mais uma vez e mantendo ela suja.
Cloro sempre regulado
O cloro mantém a água da piscina saudável e também evita a formação de algas, que deixam a água verde e se depositam na parede da piscina. Ele elimina micro-organismos potencialmente perigosos para a saúde e também tem a função de inibir a proliferação de mosquitos, vetores de doenças.
Usando um kit específico para fazer a medição dos parâmetros de cloro, procure deixar eles sempre entre 1 e 3 ppm (partes por milhão) e lembre-se que o cloro naturalmente evapora com o tempo, por isso, mesmo que ninguém tenha usado a piscina é preciso fazer a medição e correção constantemente.
Outros níveis químicos
Outro dos importantes cuidados com a piscina, é o ajuste dos níveis de pH. Os níveis de pH devem estar entre 7.6 e 7.2, a fim de que a piscina esteja segura, e esse controle deve ser feito duas vezes por semana.
Não esqueça da filtragem
Para retirar as impurezas insolúveis, ou seja, aquelas que deixam a água da piscina turva (poeira, areia, entre outros), é válido realizar um processo de filtração. Para que a água esteja totalmente limpa e purificada, o processo precisa levar, no mínimo, 8 horas para piscinas residenciais e 6 horas para piscinas comerciais.
O filtro da piscina deve conter a areia adequada, porque é por meio dela que as partículas de sujeira ficam retidas para que a água retorne limpa para a piscina. A dica aqui é trocar essa areia pelo menos uma vez por ano, para que a limpeza se mantenha eficaz.
Escove o tanque e limpe as bordas
No dia em que você for fazer a decantação e aspiração do fundo, aproveite para limpar as paredes da piscina. É algo que muitas pessoas acabam deixando de lado, mas que se resolve com uma simples escovação com o auxílio de uma escova própria para essa tarefa e o cabo telescópico.
Essa escovação do tanque vai soltar partículas na água, por isso é importante fazer essa limpeza e logo seguida aspirar, assim você elimina toda a sujeira de uma vez só.
Além das paredes do tanque, as bordas também acumulam sujeira e precisam de atenção especial. Mas nesse caso, produtos especializados não desequilibram a água e não soltam resíduos, sendo a maneira mais rápida e pratica de realizar essa limpeza.
Cubra a piscina quando ela estiver fora de uso
Por último, mas não menos importante, para facilitar a manutenção constante, outro dos bons cuidados com a piscina é investir em uma cobertura, ou capa de proteção.
Essa capa evita que os produtos químicos que são utilizados no tratamento evaporem com mais facilidade e deixa a superfície da piscina mais protegida se folhas, flores e outros resíduos caírem sobre a área, deixando as próximas manutenções ainda mais tranquilas.
E aí curtiu as dicas? Seguindo com esses cuidados, temos certeza que a sua piscina estará limpa, segura, saudável e muito mais atraente para aquele mergulho sempre que o verão chegar. Aproveite!
0 comentários