Dica
Dicas Infalíveis Para Deixar O Quintal Sempre Em Ordem
Geralmente os donos de casas com quintal são pessoas que gostam de um espaço aberto e arejado, além de um local em que possam estar em maior contato com a natureza. Afinal, quem não gosta de um jardim bem cuidado e de passar um tempo de qualidade na área externa da casa?
No entanto, para que esse espaço de lazer não te dê constantes dores de cabeça, é preciso tomar certos cuidados na hora da limpeza. A manutenção de quintais geralmente gera muitas dúvida se por isso, criamos uma série de dicas que vão te ajudar muito na hora de deixar a área externa tinindo!
Cuidados com pisos de madeira
Em espaços externos, a madeira fica exposta à chuva e ao sol e pode apodrecer ao longo do tempo. Portanto, o cuidado deve ser duplicado nos pisos feitos com esse tipo de material, e você deve se lembrar de manter o deck sempre à prova d’água. Ele exige essa atenção especial, pois a madeira descasca e sofre muito mais danos que a pedra.
Além das instruções comuns aos pisos em geral, esse espaço exige alguns cuidados especiais. Afinal, o deck pode se tornar perigoso se a madeira estiver gravemente danificada.
Então, verifique se algumas placas não apresentam algum tipo de movimentação e, se for necessário, realinhe-as. Em seguida, substitua as que estão deformadas. Por fim, aplique verniz na madeira para protegê-la do clima.
Outra medida importante é evitar o uso de produtos químicos corrosivos para a limpeza diária do deck, pois danificam ainda mais esse tipo de piso.
Cuidados com pisos de pedra
Pisos rústicos, como os feitos com pedras, devem ser limpos com alvejante misturado em água, com produtos de cloro ativo ou com cristais de soda. Já a limpeza de pisos de porcelanato deve ser feita com produtos próprios para o material.
Em caso de manchas de óleo ou gordura, como ocorre em garagens ou áreas de lazer, opte por pisos de pedra à prova d’água. É só aplicar um impermeabilizante próprio, assim como acontece com os pisos de madeira.
Como estão sempre expostas ao clima, as pedras do quintal tendem a ficar sujas e facilmente perdem cor. Por isso, é recomendado a limpeza ao menos uma ou duas vezes por ano.
Canteiros de flores
Se você é daqueles que usa o quintal como floresta particular, é interessante se atentarem alguns pontos para esse tipo de limpeza. É sempre importante manter os canteiros de flores ou aquele espaço ao redor das árvores limpos.
Para isso, quando necessário, arranque as ervas daninhas e, se você tiver rosas, pode-as quando for o tempo. No mais, plante e replante quando necessário e adube aterra dos canteiros. Para isso, pegue a grama que é cortada ou as folhas que caem no seu quintal e deposite nos canteiros.
Assim, ele terá um adubo orgânico e a terra ficará protegida.
Dicas para quem tem calçadas
Varrer pode dar um pouco de trabalho. Então um aspirador de pó é uma ótima dica para limpar as calçadas. Ainda mais depois que se corta a grama. Se o seu quintal for grande, compre uma extensão para que o aspirador alcance onde for preciso.
Porém, há também alguns aspiradores próprios para quintal, que vão soprando as folhas e sujeiras, e assim, dê adeus à vassoura. Se você tem um quintal grande que é coberto de calçada, o aspirador é uma ótima aquisição, pois alguns ainda veem com motores. É só abastecer e usar, nem precisam de energia.
Faça sua própria solução de limpeza
Uma boa maneira de manter a área externa da sua casa sempre limpa é optar por produtos de fabricação caseira e que você mesmo pode fazer (sempre com segurança, claro).
Em um litro de água morna (aquecida a cerca de 45°C), adicione uma colher de sopa de vinagre, outra de amônia, outra de bicarbonato de sódio e, por fim, uma colher de sopa de ácido bórico. Use a mistura em qualquer tipo de limpeza, em vez do convencional limpador multiuso.
Outra ideia é misturar agentes branqueadores, como alvejante, detergentes ou cristais de soda, com água quente. A remoção da sujeira fica mais rápida e fácil. Deixe a solução por, pelo menos, cinco minutos e enxágue.
Evite usar produtos químicos perto do jardim
Tenha muito cuidado para não deixar cair sua solução em gramíneas ou arbustos florais. A maioria dos produtos não são adequados para contato com a natureza e podem estragar seus arranjos e até mesmo o jardim inteiro.
Portanto, certifique-se de que a solução de limpeza não caia nas plantas. No entanto, se aplicados de forma controlada (conforme orientações do fabricante), esses produtos podem ajudá-lo a remover as ervas daninhas que crescem entre as rochas.
Gramado bem-cuidado
Uma das coisas que mais enfeiam o quintal é um gramado sem cuidados, com a relva crescida ou desidratada, cheia de buracos e pontos queimados.
Se o seu quintal tem gramado, mantenha-o impecável para que todos possam usufruir do toque verde dele. O gramado ajuda a resfriar um pouco a área, o que é muito bem-vindo nos dias de muito calor.
Uma alternativa ao gramado, especialmente em quintais pequenos, é cobri-lo com pedras brancas pequenas ou médias e instalar caminhos de madeira. Fica lindo se a área receber também vasos com plantas e flores e um romântico banco de jardim.
Jardins verticais
Os jardins verticais são indicados para todos os tipos de quintal, especialmente os menores, pois otimizam o espaço ao verticalizar as plantas. Pode-se usar vasos de argila, floreiras, caixotes e pallets ou, ainda, instalar treliças para as plantas trepadeiras.
A reciclagem de materiais combina maravilhosamente com os jardins verticais, podendo-se usar potes de vidro, garrafas de plástico, pneus e até mesmo peças de madeira antigas, como janelas venezianas.
Com cuidado, dedicação e nossas dicas infalíveis, a limpeza de quintal fica bem mais prática. E agora que você já sabe a melhor maneira de limpar as áreas externas da sua casa é hora da mão na massa!
0 comentários