fbpx

Dica

Dicas Infalíveis Para Aquecer Sua Casa No Inverno

Por  | 

O inverno está quase batendo a porta e com ele chegam as temperaturas mais frias do ano. Essa época gera muita dor de cabeça, principalmente em quem mora nas regiões mais quentes do país. Isso rola porque quando você mora em locais de calor quase o ano inteiro, tudo dentro de casa é feito para passar os dias sentindo calor e não frio!

Sendo assim, se esse é o seu caso, é sempre interessante fazer algumas mudanças no lar para que ele fique mais confortável e aconchegante para te abrigar durante essa época mais fria do ano. Pensando nisso, separamos para esse post uma série de dicas infalíveis para deixar sua casa super quentinha para esse inverno, olha só!

Valorize ao máximo o sol

Uma casa quente e a luz do Sol são duas coisas que super combinam não é mesmo? Mesmo que o sol bata na sua casa por poucos minutos, o ideal é que não haja nenhum obstáculo interno. Ou seja, cortinas e persianas devem estar abertas, permitindo a entrada de luz. Se possível, faça o processo inverso assim que o sol for embora para evitar que o calor se dissipe.

Essa dica literalmente é de graça e já faz uma diferença enorme na temperatura geral de casa ao longo do dia. Teste por aí e veja o quão importante é essa luz natural que você está deixando de aproveitar.

Se a sua casa (ou apartamento) não pega sol em nenhum momento do dia, identifique quais são os obstáculos. Muitas vezes é apenas a vegetação que está impedindo a entrada da luz solar. Avalie qual é a possibilidade de cortar galhos e fazer podas, caso o obstáculo esteja no seu terreno, ou converse com o condomínio.

Deixe o sofá quentinho

Mudar ou acrescentar acessórios é sempre uma opção prática e rápida. Basta trocar a capa das almofadas por tecidos quentinhos para a sala de estar ganhar outra cara.

Monte conjuntos de almofadas que unam conforto e estilo, priorize tecidos mais confortáveis e “fofinhos”, mas aproveite para abusar das estampas criativas e diferentes, para dar personalidade a casa mesmo em épocas mais reclusas como o inverno.

O sofá sofre do mesmo mal de paredes e chão: ele deixa que o calor escape rapidamente e te faz sentir mais frio. Quem possui sofás de couro ou materiais parecidos tem ainda mais dificuldade para manter a casa quente no inverno.

Para resolver esse problema basta cobrir seu sofá com almofadas e mantas.

Elas isolam o móvel e também não deixam que seu calor corporal escape quando sentar nele. Sem contar que ainda dão um toque todo especial para a decoração.

Mantas de tricô também são ótimas opções para complementar esse visual mais friorento. Basta joga-las sobre o sofá e você terá o lugar perfeito para passar aquele fim de tarde preguiçoso e bem quentinho.

Isole portas e janelas

Portas e janelas são as principais responsáveis para que o calor escape dos ambiente se se você tem o costume de deixar todas elas abertas, comece a rever este hábito.

Quanto mais amplo for o ambiente, menos ele consegue reter o calor. Por isso quartos e salas menores costumam ser mais quentinhos. Se elas tiverem pequenas frestas já é o suficiente para deixar o lugar bem mais frio. Quer evitar isso? Então use fitas ou demais objetos apropriados para bloquear as frestas.

Faça isso com todas as janelas e portas da casa. É ótimo para deixar o lugar mais quente e ainda te ajuda a economizar na conta de luz, pois mantém o ambiente aquecido e você gasta menos com aquecedores elétricos, por exemplo.

Além disso, claro, para manter a casa quente no inverno procure sempre fechar as portas do cômodo onde você estiver. Logo perceberá uma diferença nítida no aquecimento!

Paredes com cores quentes

Opte pelas cores intensas! Uma única superfície já é capaz de mudar totalmente o clima. Se você busca um estilo vintage, abuse da combinação de tons com elementos como painéis e piso de madeira, material que também contribui para trazer esse efeito “acalorado”.

Atenção aos móveis

Encostar os móveis nas paredes externas é um bom método para manter o calor dentro de casa. Mas em relação aos móveis de uso frequente, como camas e sofás, é melhor mantê-los perto das divisórias internas, pois estas absorvem mais calor.

Combata a umidade

Às vezes a temperatura nem está tão baixa, mas a alta umidade pode fazer o ambiente parecer muito mais frio do que ele realmente é. Por isso, é bem interessante, investir em um aquecedor que também seja desumidificador para te salvar sempre que essa época do ano chegar.

O aquecedor sozinho não diminui a umidade do ar e, sem a ajuda de um desumidificador, acaba por não conseguir aquecer a casa. Lembre-se também que se você abrir as janelas nos dias ensolarados, isto terá o mesmo efeito que o desumidificador.

Revista tubos de água quente

Por fim, uma dica que na maioria das vezes passa batido por muitos, mas que a longo prazo traz mudanças incríveis na qualidade de vida dos moradores.

Todo mundo gosta daquele banho quente no inverno para ficar mais confortável, não é mesmo? Mas você sabia que os canos podem deixar sua água mais fria e ainda fazer com que gaste mais energia com o aquecimento?

Para conseguir remediar a situação você deve procurar revestir canos de cobre com plástico ou isopor. Como resultado, a água aquece mais rápido e você pode aproveitar banhos mais quentinhos. Só tome cuidado para não fazer algo que possa prejudicar sua instalação. Consulte pessoal profissionalizado antes de qualquer tipo de revestimento.

Como a serpentina envia água fervente para o resto da casa, ela pode comprometer revestimentos de plástico ou isopor.

Pronto, com essas dicas você pode garantir uma casa bem quentinha neste inverno.



 Entre em contato e agende a sua visita!













Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *