Dica
Dicas de como proteger a sua casa da umidade
Um dos problemas mais comuns que se pode ter dentro de uma casa, é o desenvolvimento de áreas com umidade. Geralmente, quando a umidade aparece, a dor de cabeça vem junto, isso porque o problema deve ser resolvido na hora.
Em casos mais sérios, a umidade pode ser ainda mais prejudicial a pessoas alérgicas e com problemas respiratórios.
Para evitar esse problema em casa e proteger itens e ambientes da umidade e temperatura, é preciso prestar atenção em alguns detalhes, como manter os espaços sempre arejados e iluminados.
Neste post, selecionamos algumas dicas especiais que vão te ajudar aproteger e se prevenir dessas dores de cabeça indesejadas! Confira abaixo. Fique ligado nas dicas a seguir!
O que provoca a umidade?
Geralmente, a umidade é proveniente de uma infiltração que afeta o interior da parede. Muitas vezes, a causa são vazamentos e defeitos no encanamento, ou até isolamento mal feito ou falta de impermeabilização nas áreas úmidas.
Dependendo de como for a estrutura, a umidade pode afetar até mesmo partes externas dos ambientes. Dessa forma cria-se a necessidade de realizar uma limpeza.
Fiquede olho na manutenção das telhas
Antes dos problemas com umidade começarem, se antecipe na verificação do estado das telhas. Para que não haja passagem de água, elas devem estar bem encaixadas e sem rachaduras. Caso esse não seja o seu cenário, uma fita veda tudo é uma ferramenta para te ajudar a solucionar esses problemas com eficiência e praticidade.
Podendo ser usada para a vedação de telhas metálicas, de concreto e fibrocimento, ela apresenta alta flexibilidade e facilidade de aplicação devido à face autoadesiva.
Não só realizar a manutenção, é igualmente importante prestar atenção na prevenção. Por exemplo, a impermeabilização das telhas com uso de produtos especializados como mantas liquidas diminui riscos de infiltração, goteiras ou umidade em sua laje, ou telhado.
Deixe as janelas abertas sempre que possível
Uma forma simples de evitar que bolor apareça é deixar os ambientes arejados.
Esse tipo de fungo é causado e proliferado por umidade. Geralmente, aparecem com a ausência da luz e com a chegada dos dias frios e chuvosos, podendo se intensificar quando o ambiente não é muito ventilado.
Se engana quem imagina que o mofo é apenas um problema estético para o espaço! Esses micro-organismos causam um cheiro desagradável e facilitam o surgimento de algumas doenças respiratórias ou alérgicas, como resfriados, rinite, sinusite e asma.
Por isso, a dica é manter as janelas abertas, favorecendo a circulação de ar. Invista nessa ação principalmente em ambientes como o banheiro ou a cozinha, por serem espaços mais úmidos que os demais.
Como acabar com o bolor?
Quem sofre com paredes mofadas deve, em primeiro lugar, investigar a origem da patologia. Em cômodos com instalações hidráulicas próximas, cheque se há vazamento nos canos. A simples pressão nas tubulações é capaz de verificar a existência desse problema, que pede o serviço de um encanador. Já se o mofo for mesmo decorrente da falta de impermeabilização, o correto é reparar o foco da infiltração.
Quando o erro de vedação ocorreu nas fundações do imóvel, não é possível corrigi-lo diretamente.
Se o tijolo usado no miolo das paredes for de boa qualidade, a estabilidade da estrutura estará assegurada. Desse modo, é possívelre mover o revestimento danificado e aplicar argamassa comum com cal e areia, acrescida de aditivo impermeabilizante. Em seguida, basta cobrir com um novo revestimento. A umidade continuará dentro da parede, mas ficará confinada ali, sem causar estragos.
Vinagre branco para o mofo
Um dos problemas que mais ocorrem nesse tipo de residência, especialmente pelo calor e umidade excessivos e pelos longos período sem que a casa fica fechada, é o mofo nos armários. Ele é péssimo para o público em geral, especialmente quem sofre de doenças respiratórias, tão comuns em crianças.s
Mas não se preocupe, a solução é simples: basta passar um pano embebido em vinagre branco pelo armário e os fungos não se desenvolverão ali.
Águasanitária para o bolor na parede
Outro problema que é causado especialmente pela umidade excessiva em casas que ficam muito fechadas, o bolor também é um fungo que pode prejudicar as vias respiratórias.
A solução é a água sanitária: misture um copo do produto com um de água da torneira e borrife na mancha onde está o mofo. Ela ficará amarelada ou esbranquiçada, se tornando inofensiva para a saúde.
E aí, gostou das nossas dicas sobre como proteger a sua casa dos males causados pela umidade e temperatura? Então, visite nosso blog e confira mais dicas como essa!
0 comentários