Dica
Dicas De Como Preparar Seus Drinks Neste Verão
Tão bom quanto beber um drink naquele seu bar preferido é poder preparar seus próprios drinks em casa. E com o verão entre nós, poder se refrescar com receitas criativas e deliciosas é tudo de bom para passar por esse calorão da época.
Nesse contexto, é muito comum vermos pessoas se aventurando em sua própria cozinha, estudando, testando e desenvolvendo novos pratos. E por que não se aventurar em drinks também?
Existe um mito na coquetelaria de que preparar bons drinks é coisa para barman somente. Assim como na culinária, se preparado com amor, com técnica (receita) e com bons ingredientes, um drink pode ser feito por qualquer um, a qualquer hora.
Ter um kit básico em casa evita a desistência ou a preguiça de sair para comprar um rótulo quando surgem as oportunidades de se tomar/fazer um bom coquetel.
Então vem com a gente e veja a seguir as melhores dicas para quem quer começar a fazer drinks em casa e receber os amigos para aquela farra super divertida e descontraída. Confira!
Kit bartender em casa
Em tempos de isolamento social muita gente resolveu investir no preparo de bebidas na própria casa para relaxar e tornar o ambiente mais descontraído. O desejo mesmo é dar cor e sabor à bebida, com bom gosto e inovação. Por isso, é importante estar com uma boa receita na mão e, claro, conhecer bem os instrumentos de trabalho.
Os kits de bartender não deixam a desejar e atendem a todos os estilos. Os guias de bordo dos profissionais da bebida contam com coqueteleira, coador, pá de gelo, colher bailarina, maceração, entre outros. O sucesso é garantido quando o assunto é caipirinha, rabo de galo, gin e tônica, mojito, sangria e centenas de outros drinks que você poderá preparar só para você e seus amigos e família.
Faça Você Mesmo
Chegou o momento de falarmos sobre os instrumentos (ou ferramentas) de bar. Com esses utensílios conseguimos desenvolver na prática aquilo que estudamos na teoria. São eles os responsáveis por um serviço limpo e padronizado.
A coqueteleira de bar é utilizada para bater os ingredientes junto às bebidas e ao gelo. Com ela, temos a mistura e resfriamento de todos os componentes. A escolha por inox (atmosfera neutra) consiste em manter sabores e aromas naturais da bebida. Como estamos falando de álcool, ele pode extrair gosto de outra atmosfera.
Mise en place
A expressão francesa “mise en place” significa “colocar em ordem”.
Esse processo é de extrema importância para qualquer que seja sua intenção na cozinha – no bar ou no fogão. O que você deve fazer? Separar todos os utensílios e ingredientes que serão utilizados na receita. Assim os riscos de alguma coisa dar errado no meio do caminho diminuem muito!
Portanto, seguindo esta dica você não vai ter nenhuma surpresa como “acabou o limão” no meio do preparo. Fora que melhora o show com sua audiência, se for o caso de impressionar alguém.
Faça os preparativos com antecedência
Preparar com antecedência vai permitir um maior tempo para acertar no ponto das bebidas, entregando os melhores resultados e sabores para degustação.
Dica do gelo: Economize tempo e deixe as suas bebidas mais saborosas
Mas se você quiser acrescentar uma dica extra para aumentar ainda mais as sensações de um bom drink, você também pode criar cubos de gelo já com acréscimo de componentes, como pedaços de laranja, morangos, uvas, dentre outras opções. Acredite, isso vai deixar as suas bebidas com uma cara ainda mais profissional!
Dois Pesos, Duas Medidas
Chegamos ao momento de botar em prática. Já temos nossa coqueteleira, mas precisamos seguir as medidas mencionadas na receita. Isso só será possível com um dosador medidor. As medidas podem variar de 50ml a 40ml (parte maior) e 25ml a 20ml (parte menor). O modelo recomendado é feito em inox e tem 40 e 20ml.
A parte maior é destinada a medir dosagens de bebida destiladas, enquanto a medida menor é destinada a medir sucos, xaropes de fruta ou açúcar, entre outros líquidos e ingredientes. Com o medidor dosador temos uma precisão da estrutura do drink, o que permite a padronização de uma receita autoral ou da receita original de algum clássico.
Existem diversos tipos. Além desse tradicional, conhecido como modelo americano, outro bastante utilizado é o modelo japonês. Com formato mais alongado é uma boa alternativa para quem tem dedos grandes.
Socador/maceradores
Quem já bebeu e preparou uma boa caipirinha sabe bem da importância desse utensílio. O socador serve para tirar o suco de frutas, extrair essências de ervas e misturar ingredientes de uma maneira mais simples.
Peneira/coador
Falou em fruta, consequentemente existem caroços e bagaço. Uma peneira pequena ou um coador para o copo mesmo são super bem-vindos.
Bailarina
A colher de bar, conhecida como Bailarina, além de trazer certo charme ao mundo da coquetelaria, auxilia na mistura de componentes líquidos que exigem uma diluição mais controlada, onde prezamos pelo resfriamento do líquido, sem o risco de deixar o drink aguado. Alguns exemplos são Dry Martini, Manhattan, Negroni, entre outros drinks da categoria mexidos.
Sua função também consiste em dosar pequenas partes de ingredientes como açúcar, sal e especiarias. Algumas colheres bailarinas costumam vir com um disco de inox em sua base, para utilizar em receitas onde é necessário macerar algum ingrediente, como o torrão de açúcar no clássico Old Fashioned.
Acolher de bar é muito importante também para misturar os ingredientes de uma Caipirinha montada diretamente no copo, por exemplo. As de cabo longo, trazem mais precisão na hora de executar uma receita, e maior controle na hora da diluição entre líquido e gelo.
Escolha o copo ou taça ideal
Como já foi bem possível perceber as especificidades de cada grupo de coquetéis, eles também possuem uma grande exigência com relação ao modo de serem servidos. Uma dessas exigências está relacionada com o seu copo ou taça ideal.
De acordo com especialistas, o sabor das bebidas também pode ser adulterado dentro dos recipientes em que são manipulados, e o mesmo também ocorre na hora de servir, caso seja posto na taça errada.
Por isso, a dica perfeita é analisar com cuidado o grupo do seu drink, oque vai indicar em que tipo de copo servir.
Observe a temperatura correta do drink
Um outro erro muito cometido na hora de fazer este tipo de bebida é com relação à sua temperatura. Nem todos os drinks levam gelo, e muitos deles são refrigerados dentro da coqueteleira, sem precisar de gelo na taça ou copo.
Tenha sempre cuidado em seguir as receitas corretamente, pois o modo como o seu drink é refrigerado também pode atenuar o seu sabor.
Pronto! Agora você já sabe tudo que precisa para começar a arriscar aqueles drinks dos sonhos em casa. Seus amigos vão adorar e você vai virar o centro das atenções!
Na Amoedo você encontra diversos produtos da linha de bares e encontra milhares de outras ofertas em produtos para sua casa. Visite já!
0 comentários