fbpx

Dica

Cooktop: tudo o que você precisa saber para ter um na sua casa.

Por  | 

Se você já pensou em reformar a sua cozinha ou então procurou alguém para te ajudar a desenhar uma cozinha planejada, com certeza já deve ter ouvido falar do famoso Cooktop. O eletrodoméstico vem ganhando cada vez mais destaque nas cozinhas, seja pela praticidade, seja pelo toque todo moderno que só ele consegue dar.

Com certeza a cozinha é um dos ambientes que está cada vez mais moderno. Os eletrodomésticos estão ficando cada vez mais tecnológicos e um deles que mudou bastante conforme os anos foi o fogão. Hoje estamos vivendo a ascensão do fogão de cooktop. Essa ascensão do cooktop se deve muito as novas tendências de conceito aberto, com as cozinhas integradas a outros ambientes da casa. Por conta disso, o cooktop é a bola da vez, já que é perfeito para esse tipo de ambiente.

Por ser um item novo no mercado acaba gerando muitas dúvidas para alguns consumidores. Para sanar algumas dessas dúvidas, preparamos um compilado com o que você precisa saber sobre os cooktops e como usar um aí na sua casa.

Afinal, o que é um cooktop?

Para quem nunca viu um cooktop, podemos dizer que ele é basicamente as bocas do fogão, só que separadas da parte do forno. Por ser uma peça a parte, ela possui características únicas que dão um ar bastante moderno e inovador a sua cozinha, além de deixa-la bem prática.

Há quem prefira o fogão convencional, claro. E obviamente cada um dos produtos possuem características e praticidades únicas. O fogão tradicional é perfeito para cozinhas que não possuem móveis planejados.

Já o cooktop, deixa a sua cozinha mais clean e com um ar mais moderno. Uma peça chave se você quer ganhar mais espaço na cozinha, sem deixar a praticidade de lado. Como o cooktop só conta com a mesa, o forno deve ser comprado separadamente. Tanto o forno elétrico, quanto o cooktop precisam de um mobiliário planejado e específico para eles.

Quais são os tipos de cooktop?

Os tipos de cooktops variam de acordo com a fonte que gera o calor do aparelho. Há os modelos a gás que são adaptados para usar o GLP, ou gás de botijão e existem também os modelos elétricos e por indução. Os modelos a gás consomem de forma semelhante aos modelos de fogão tradicionais, por exemplo.

Os a gás são semelhantes a um fogão comum, cuja base pode ser deinox ou vidro temperado, com proposta de design que consegue atender diversos estilos de cozinha. Normalmente, são os modelos mais em conta do mercado e demandam uma instalação específica, assim como o fogão a gás.

Os modelos com acendimento elétrico como o próprio nome diz, são alimentados por energia elétrica através de uma resistência e costumam ter a base de vidro com bocas sem fogo, nesses modelos o aquecimento da panela acontece pelo contato. Eles possuem uma pegada mais moderna e leve, mas é preciso tomar cuidado para não encostar na boca que estiver avermelhada, para não se queimar. Além disso, costumam ser os modelos mais tecnológicos e, portanto, mais caros, necessitando um certo investimento.

Por que ter um cooktop?

Pensando no dia a dia do uso do cooktop vale ressaltar alguns aspectos importantes que você deveria saber antes de adquirir o seu.

A maior restrição dos fogões de cooktops está para os de indução, pois eles não funcionam em qualquer tipo de panela. Obrigatoriamente as panelas que servirão para o fogão de indução são as de materiais magnéticos, com fundo de ferro fundido ou aço multicamadas. É ideal que as panelas tenham o fundo plano ao invés de arredondados. As panelas de vidro, cerâmica, barro e alumínio não são compatíveis com cooktops por indução. Já os modelos a gás, não tem qualquer tipo de restrição em relação as panelas.

Outro ponto importante é observar se o cooktop tem tamanhos de queimadores diferentes, para poder utilizar panelas de tamanhos variados. Há modelos que oferecem queimadores tradicionais e por indução. Avalie sempre de acordo com seu desejo e necessidade.

Quando falamos de instalação algumas coisas também precisam ser explicadas. Há modelos que precisam ser ligados diretamente na rede elétrica e com uma fiação específica para o cooktop. Quanto a bancada, busque garantir um espaço entre 30 e 60 milímetros no mínimo. Além disso é imprescindível que a bancada seja resistente ao calor, por isso priorize materiais como granito, mármore, silestone, etc.

Outro ponto importante é saber que existe uma distância mínima da parede e de outros eletrodomésticos, mas isso vai variar de acordo com o modelo, portanto, fique atento no momento de escolher o melhor para suas necessidades. É importante você estar a par de todas essas especificações para planejar adequadamente sua cozinha.

Em relação a tamanho, já existem diversos modelos diferentes de cooktops, e neste caso, um ponto muito importante para se atentar antes da compra é a quantidade de bocas que você vai precisar no dia a dia.

4 bocas

Um cooktop de 4 bocas é indicado para quem mora sozinho ou para aqueles que têm uma família pequena. Com ele você consegue cozinhar porções menores de comida, evitando aquela pilha de louças ou até aquela sujeira indesejada no seu Cooktop.

5 bocas

Em alguns modelos de 5 bocas você encontra boca quadrichama e acendimento automático. Com um produto deste porte, você consegue fazer pratos mais sofisticados e para um número maior de pessoas,como para famílias de 5 ou 6 pessoas.

Mas claro que isso é apenas uma sugestão. O que deve contar mesmo é o quanto você acha que vai utilizar o seu produto no seu dia. Só assim você consegue escolher o tamanho de cooktop ideal para a sua cozinha e para a sua família.

Como limpar um cooktop?

Uma grande vantagem dos cooktops é a sua facilidade de limpeza. Como falado anteriormente, os modelos geralmente são lisos e feitos de vidro, o que significa que dificilmente vão ficar restos de comida grudados no produto, ou então manchas de líquidos que tenham escorridos.

Porém, isso não significa quer cuidados básicos não sejam necessários. Por isso, saber como limpá-lo corretamente faz toda a diferença. Um método bem simples e que vai deixar seu cooktop sempre novinho em folha é:

  1. Desligueo cooktop da tomada e espere esfriar;
  2. Após esfriar, retire as grades e os queimadores e lave tudo com uma esponja macia;
  3. Limpe a mesa do cooktop com uma esponja, detergente neutro e água;
  4. Retire todo o sabão do cooktop com um pano úmido;

Por fim, seque a mesa do cooktop com um pano seco e coloque as grades e queimadores já secos.

E aí, curtiu todas essas dicas? Agora você tem todo o conhecimento que precisa para investir sem medo em um cooktop e transformar a sua cozinha em um ambiente muito mais descolado e moderno.


Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *