fbpx

Dica

Como Usar Cores Fortes na Decoração

Por  | 

Você que é amante dos tons mais marcantes não precisa abrir mão deles para ter um estilo moderno e sofisticado em sua casa. Além de serem tendência, as cores fortes na decoração proporcionam ambientes cheios de personalidade e ousadia e, claro, com muito charme

Chamamos “coresfortes” aquelas bem saturadas (ao contrário dos tons pastéis, que tem muito branco em sua composição). Elas podem ser vibrantes ou mais atenuadas – quando são misturadas ao cinza – ou bem escuras.

E muita gente tem medo de usar essas cores fortes na decoração e, no máximo, as usam em pequena quantidade. O que é uma pena, porque uma cor forte bem escolhida em uma parede pode transformar totalmente um espaço, tornando-o mesmo especial.

Engana-se quem pensa que apenas as paletas claras conferem elegância a uma decoração. Vermelho, laranja, turquesa e demais cores nesses tons também têm o seu lugar. O segredo está no equilíbrio entre cores e os demais elementos.

Para ajudá-lo a usar as cores fortes da melhor maneira, selecionamos algumas dicas incríveis. Confira cada uma e mãos à obra!

Entenda as cores e suas propostas

A escolha das cores é uma das fases mais importantes de todo projeto de decoração. Cada cor tem sua proposta e acredite, elas despertam sensações nas pessoas. Por isso, você precisa pensar em cada cômodo da casa e o seu objetivo para aquele local específico.

Por exemplo, os toaletes são ambientes de relaxamento e limpeza. Cores refrescantes como verde e branco, caem muito bem. O escritório, por sua vez, é um local de concentração e geração de ideias. É interessante, então, mesclar cores neutras a tons de amarelo, que estimulam a criatividade e a inteligência.

Harmonize as cores

A correta combinação das cores é essencial para o equilíbrio da decoração. É esta etapa que diferencia um ambiente agradável de um ambiente poluído e sobrecarregado.

Bases neutras

Os tons neutros como bege, gelo, branco e amadeirados são ideais para serem a base de projetos visuais que pretendem ousar nas cores vibrantes. Assim, você não precisa deixar suas cores favoritas de lado e ainda assim manter a harmonia do ambiente.

É recomendado que elas estejam presentes em pontos de mais destaque, tais como a maioria das paredes e os móveis maiores. Isso garante que você possa soltar a criatividade, e as cores, em outros elementos.

Cores frias e cores quentes

As cores frias trazem uma ideia de frescor, amplidão e leveza ao ambiente. Já as cores quentes trazem movimento, acolhimento, ou seja, aquecem o clima. O ideal é que você faça combinações que contemplem as cores nesses dois tons, a fim de balancear o efeito visual.

Um painel colorido

Você não precisa pintar todas as paredes com um tom forte e chamativo. Escolha apenas uma parede para fazer um acabamento com uma cor vibrante e deixe o restante com uma tonalidade clara e neutra. Essa estratégia cria um painel moderno e original no ambiente.

Você já deve ter percebido que as dicas para cores escuras em ambientes giram em torno de manter o impacto diminuindo os danos, isso é, evitar que a cor escura deixe o ambiente triste, escuro e sem contrastes.

Objetos com cores fortes

Se o ambiente for grande,você não precisa trabalhar apenas com uma parede com cor diferenciada. O mesmo tom também pode aparecer nos objetos decorativos, como almofadas, tapetes, quadros, luminárias e vasos. Só tome cuidado para não exagerar.

Evite cores fortes nos quartos

Em ambientes destinados ao descanso, como os quartos, as cores fortes devem ser evitadas nas paredes, afinal, os tons intensos tendem a deixar as pessoas mais agitadas.

O vermelho, por exemplo, provoca uma certa irritação, inquietação e instabilidade emocional, não sendo indicado para a pintura de dormitórios. Se quiser incluir uma pitada de cor nesse tipo de ambiente, invista em detalhes coloridos, como almofadas, porta-retratos ou vasos como colocado na dica anterior.

Conte com uma iluminação adequada

Os espaços que usam cores fortes em sua composição podem vira parecer escuros. Para evitar essa impressão, será necessário contar com uma boa iluminação, para assegurar a leveza do local.

Aposte em lâmpadas em tons brancos, em vez de amarelados e se for preciso, use em mais de um ponto do ambiente. Instale também espelhos e insira objetos transparentes junto ao scoloridos.

Se for possível, use e abuse da luz natural, com janelas amplas e de vidro. Além de iluminar o espaço, ainda oferece uma boa ventilação. Aposte também nos pisos e revestimentos em tons claros, já que eles colaboram para um ambiente mais clean.

Seja mais ousado e criativo

Para finalizar, essa é a dica mais importante! Brinque com as cores e solte a imaginação para decorar e colorir sua casa do jeito que mais tenha a ver com você!

Faça combinações de cores que contrastem ou se complementam, pinte móveis, faça um mix de papéis de paredes e envelope eletrodomésticos, colorindo sua cozinha! Deixe a imaginação fluir e você vai ver como esses detalhes farão toda a diferença!

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *