fbpx

Dica

Como Organizar Sua Caixa De Ferramentas

Por  | 

Ter em casa algumas opções de ferramenta é sempre muito útil, já que esses materiais permitem resolver pequenos consertos e reparos dentro de casa sem precisar chamar sempre um profissional para resolver. Existem diversos problemas caseiros que são facilmente resolvidos apenas com um martelo ou uma chave defenda, te dando independência para resolver esses probleminhas do dia adia. 

Se você não é marceneiro e mecânico profissional, você provavelmente tem uma coleção simples de ferramentas, apenas aquelas essenciais que todo mundo eventualmente precisa, mas isso não significa que você não deve organizá-las e guardá-las de forma a ter tudo sempre em ordem quando precisar.

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para te ajudar a organizar e deixar acessível sua caixa de ferramenta, seja ela simples ou completa e não ter que mais passar horas procurando um martelo para quando precisar bater um prego dentro de casa, olha só essas dicas.

Cuidados Básicos

Quando pensamos em guardar e organizar nossas ferramentas, precisamos primeiro pensar em duas coisas: sua durabilidade e a segurança de quem mora com você.

Ferramentas bem cuidadas e guardadas com esmero duram mais, não enferrujam nem quebram com facilidade e te acompanharão por um longo tempo se forem produtos de qualidade.

Outro ponto importante é entender que certas ferramentas podem se tornar quase armas brancas e se você tem criança pequena em casa é sempre aconselhável guardá-las longe da vista dos pequenos, para evitar acidentes inesperados.

Dicas básicas para uma boa organização

Para começar, pegue sua caixa de ferramenta e leve para um ambiente com espaço e com o chão livre. Tira tudo que está dentro da caixa e espalhe no chão.

Isso vai te ajudar a ter noção de quantas ferramentas você tem e consequentemente quanto espaço precisa para guardá-las. Nesses casos é muito comum espalhar tudo e perceber que se tem muito mais coisas do que se imaginava, o que nos leva a segunda dica.

Aproveite esse ato de espalhar tudo no chão para já separar as ferramentas boas da que não prestam mais.  Às vezes, elas já estão guardadas a tanto tempo que não percebemos que algumas já estão enferrujadas ou quebradas e não podem mais ser usadas, estando ali apenas para ocupar espaço.

Agora que você já “limpou” sua coleção de ferramentas é hora de começar a organizá-las, e o melhor método para isso é separá-las primeiro por tamanho. Pegue tudo que for de tamanho mais comprido como as chaves de fenda e  Philips e coloque juntas. Já as ferramentas maiores e mais pesadas também podem ser colocadas inicialmente juntas, aqui veem os martelos, chaves de biela, alicates grandes e etc.

Você pode também separar as ferramentas por categoria. Fazendo isso, na hora que precisar encontrar determinada ferramenta será muito mais fácil e prático. Para isso, recomendamos pegar todas as ferramentas que são de corte e colocá-las juntas, as de aperto todas juntas, os parafusos e buchas e assim por diante. Ao terminar de separar, pegue aqueles elásticos de borracha e passe por elas, fazendo com que elas não percam essa organização.

Outra dica de ouro é separar as peças pequenas em um só lugar, de preferência em potinhos ou latas fechadas que evitem a entrada de poeira e deixem tudo seguro em um só lugar. Por exemplo, separe todos os pregos grandes dos pequenos, as buchas, os parafusos e porcas e identifique onde está cada um com uma etiqueta no recipiente onde estão guardados.

Além das ferramentas em si, também vale organizar os objetos complementares, como fita isolante, veda rosca, trena e outros do tipo. Procure deixá-los perto das outras ferramentas, sempre à mão em uma prateleira ou em outra caixa facilitando seu uso ao lado das ferramentas mais tarde.

Fazendo esse tipo de organização fica muito mais fácil saber quanto de espaço você precisará para guardar tudo.

Muitas vezes você vai perceber que tem muito mais ferramentas do que a caixa que você tem permite guardar, é nesse momento que já é possível saber se o que você precisa mesmo é de uma nova caixa de ferramentas.

Higienização

Tudo está devidamente separado e as ferramentas não utilizadas já foram descartadas, agora é hora de higienizar tudo para que elas possam ficar guardadas da maneira mais conservada possível. Com o uso contínuo desses materiais, é normal acumular sujeiras e poeiras, então não adianta parar para fazer a organização da sua caixa de ferramentas se não limpar tanto a caixa quanto as próprias ferramentas em si.

Lembre-se que para as ferramentas, não é indicado lavar com água corrente, pois podem enferrujar, então passe apenas um pano com álcool. A caixa em si também precisa ser bem limpa, se ela tiver prateleiras ou divisórias, por exemplo, é essencial tirar tudo e limpar também. 

Reorganizando a caixa

É essencial escolher um local apropriado para guardar a sua caixa de ferramentas.  A garagem, área de serviço ou lavanderia são sempre boas opções. O espaço não precisa ser grande, basta ser organizado, e de fácil acesso. Quando escolher o lugar, guarde sempre lá pois facilita para todo mundo da casa saber onde encontrá-las quando for necessário.

Isso evitará que você tenha que fazer todo esse processo de organização novamente, mantendo tudo organizado por mais tempo.

Pronto, depois de todas essas dicas é impossível sua caixa de ferramentas continuar bagunçada, você só precisa de paciência e tempo para sentar e colocar tudo em ordem, é garantido que não vai se arrepender!

Está precisando de novas ferramentas ou trocar sua caixa para guardá-las? Na Amoedo você encontra diversas ofertas para esses produtos e muitos outros, entre em nosso site ou visite uma de nossas lojas para comprar o seu!

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *