fbpx

Dica

Como Evitar Umidade Em Casa

Por  | 

Quase todo mundo já sofreu pelo menos uma vez com problemas de umidade em casa. Em muitos casos, é um problema que precisa ser resolvido com urgência, afinal, a umidade é um dos fatores mais prejudiciais no caso de pessoas alérgicas e com problemas respiratórios.

Isso acontece principalmente, no inverno, já que somos tentados a deixaras janelas fechadas e ficar muito tempo em baixo do chuveiro naquele banho quente.

Embora convidativas, essas práticas podem causar grandes problemas para a casa, já que favorecem o aparecimento dessa umidade e, consequentemente, facilitam o surgimento de paredes com mofos e bolhas.

Por isso, é sempre importante, especialmente em épocas de chuva, manter sua casa arejada e livre de vapores.

Para evitar isso, principalmente se você tem pessoas alérgicas em casa,é necessário tomar alguns cuidados essenciais que separamos aqui para você.

Um dos principais aliados nessa batalha são os desumidificadores que podem ajudar a remover a umidade nos lares de maneira rápida e fácil. Existem vários tipos de deles e a dica inicial é ver o que melhor se adapta a sua casa. Ainda assim, todos se baseiam no mesmo princípio, diminuir a umidade relativa doar.

No entanto, existem outros cuidados super simples e naturais que podem ajudar bastante no combate a umidade, para você manter sua casa sempre protegida.

O banheiro é sempre um dos principais afetados quando o assunto é a umidade. Geralmente, o teto fica escuro devido ao mofo. Outro problema são os rejuntes dos azulejos, que também podem acumular fungos.

Aprincipal forma de evitar o aparecimento desses inquilinos éventilar o ambiente. Depois do banho, abra a janela do banheiro para sair o vapor, assim como a porta. Para quem não tem janela no banheiro, a dica é providenciar exaustores para tirar a umidade e,de preferência, manter a porta do banheiro aberta o maior tempo possível.

Caso o mofo apareça, procure limpá-lo o mais rápido possível, para evitar que ele se espalhe nos rejuntes e no teto. A dica é utilizar uma esponja macia com água e sabão neutro tanto no teto como nos azulejos e rejuntes.

Eviteo uso de alvejante e do cloro pois estes podem deixar a superfície amarelada.

Se o mofo impregnar no material, será necessário tomar medidas mais drásticas, como descascar, lixar e passar produtos impermeabilizantes. Usar tinta antimofo também é uma boa opção.

Ao cozinhar, o vapor das panelas pode tomar conta do ambiente, principalmente aos espaços próximos do fogão. Nesse caso, o ideal é deixar as janelas da cozinha sempre abertas durante os processos de cozimento.

Quando o bolor aparecer nas paredes ou azulejos, siga os mesmos procedimentos usados no banheiro. Aqui, o uso da tinta antimofo também pode ser uma boa opção.

Ventilação e iluminação são a melhor resposta contra a umidade. Abra as janelas da casa e deixe o ar e a luz do sol circularem pelo menos duas vezes por semana. Assim, há menos chances da umidade se acumular e de aparecerem as temidas bolhas, mofos e manchas.

Mesmo no frio, procure ventilar o ambiente pelo menos por algumas horinhas do dia, quando a baixa temperatura for mais suportável.

Uma dica para auxiliar no processo, é usar um ventilador apontado para as paredes ou móveis que estiverem úmidos. Outra boa opção é ligar o ar-condicionado com desumidificador caso ele tenha essa função.

Os guarda-roupas fechados também podem podem ser um problema e ocasionar mofo nas peças. Tente pelo menos duas vezes por semana,abrir todas as portas do armário por algumas horas para ventilar. Mexa nas roupas e mude os cabides de lugar para ajuda na circulação do ar.

Se o mofo aparecer, use um pano com vinagre ou álcool para retirar a mancha. Depois, lave normalmente. Se você tem muitas peças de couro, a dica é passar uma camada fina de cremes hidratantes ou produtos que dão brilhos em móveis. Assim, há menos chance do mofo conseguir se acumular.

Outro cuidado importante é com os perfumes. Não guarde roupas com a fragrância no armário, pois podem estar levemente úmidas e amarelar. Já para secar as roupas no inverno, não há mágica. Estenda no lugar da casa com mais luminosidade possível, geralmente próximo a janelas.

Por fim, é importante saber que a umidade não ocorre somente nos locais tradicionalmente úmidos, como banheiro e cozinha. Muitas residências sofrem com bolhas e mofo nas paredes das salas e dos quartos.

Isso pode ocorrer devido à má impermeabilização no momento da construção, à pouca iluminação ou à falta de ventilação.

Uma dica valiosa aqui é usar texturas na parede, pois demoram mais a deixar a umidade tomar conta e, às vezes, duram por anos. Além disso, evite o uso de tapetes se em sua casa bate pouco sol e não há muita ventilação. Esses acessórios podem ficar molhados e ajudar no acúmulo de fungos e bactérias. Para não sofrer com a umidade, fuja das cortinas de tecido e opte por persianas.

Com essas dicas você já está mais do que preparado para enfrentar a umidade e manter sua casa seguro dos mofos.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *