Construção
4 passos para escolher a caixa d’água ideal para o seu imóvel
Escolher a caixa d’água ideal para o seu imóvel pode não ser uma tarefa simples, mas é de fundamental importância saber investir para que não haja problemas com a instalação no futuro.
O que acontece é que muitas pessoas não se preocupam muito com esse detalhe e acabam optando por uma de baixa qualidade ou simplesmente pela marca.
Porém, existem características fundamentais que devem ser observadas ao adquirir uma caixa d’água.
4 passos para escolher a caixa d’água ideal
1 – Observe os materiais
Conheça os benefícios de cada material e qual oferece o melhor custo benefício. Os 3 mais populares e mais selecionados são:
- Polietileno: plástico à base de petróleo, o que garante leveza e proteção contra raios ultravioletas, facilidade de manusear, limpar e instalar. Porém, não são muito resistentes a impactos.
- Fibra de vidro: fabricado pela mistura de resina e fibras de vidro, é muito usado em piscinas prontas. Assim como a de polietileno, é leve e de fácil manuseio e instalação, mas não é resistente à impactos e perfurações.
- Aço inox: resistente, de fácil manuseio, manutenção e mantém a qualidade da água. Mas é pouco usado por ter um custo mais elevado.
2 – Veja o local mais apropriado para instalação
A sua caixa d’água deve ser instalada no alto, para que a água tenha pressão suficiente para descer pelos canos, e em um lugar seguro que suporte o peso da estrutura mais o peso da água.
Geralmente fica em lajes, sob telhados ou uma estrutura de alvenaria.
Algumas pessoas distribuem o peso, ou seja, compram 2 caixas d’água com capacidade menor e as instalam em pontos diferentes da casa.
3 – Calcule o volume de acordo com o número de pessoas da casa
Antes de tudo, é preciso saber o volume ideal para a sua casa de acordo com a quantidade de pessoas que residem nela.
A média estimada por habitante é de 120 a 150 litros por dia. Portanto, para saber a quantidade mínima por dia, basta multiplicar o número de moradores pela quantidade de litros gastas diariamente.
4 – Fique atento aos complementos e acessórios
Tampas e filtros são fundamentais para evitar o contato da água com sujeiras e microrganismos que podem ser prejudiciais a saúde. Além disso, facilitam a limpeza, manutenção e instalação da caixa d’água.
Essas orientações são essenciais para manter a qualidade da água e bem-estar de todos os moradores.
Agora você está pronto para fazer consumir – com responsabilidade e consciência.
Repassando o que vimos neste post
- Tipos de materiais da caixa d’água;
- Locais de instalação da caixa d’água;
- Cálculo de volume da caixa d’água;
- Complementos e acessórios.
0 comentários