fbpx

Dica

As Melhores Dicas Para Reaproveitar Água Em Casa

Por  | 

Nunca se debateu tanto a preservação dos recursos naturais como nos últimos anos e essa questão se tornou central para o futuro. Não só as grandes corporações e organizações governamentais estão preocupadas com isso, como também as pessoas, individualmente, têm se tornado mais conscientes dos seus hábitos.

Isso gerou um grande movimento na sociedade em prol da preservação dos recursos naturais e novas práticas têm sido difundidas e compartilhadas para mostrar que pequenas ações no dia a dia, cultivadas por cada um, podem ter grandes impactos a longo prazo.

Pensando nisso, resolvemos fazer esse texto para te mostrar as melhores dicas para reaproveitar com consciência e sustentabilidade a água da sua casa .Colocá-los na sua rotina pode trazer grandes benefícios principalmente a longo prazo, o Planeta Terra Agradece. Boa leitura!

A importância do uso consciente da água

Você provavelmente já deve ter se deparado com a informação de que apesar de mais de 70% da superfície da Terra ser coberta por água, menos de 1% é própria para consumo.

Dentro desse contexto, os números mostram que o brasileiro consome em apenas um dia, bens e serviços que totalizam 5,559 mil litros de água – sim, essa costuma ser nossa pegada hídrica diária. Tudo isso deixa claro que reduzir, viver com menos e repensar o uso, é fundamental. Mas muitos dos nossos hábitos exigem o uso de água e aí, entra a segunda melhor opção depois de reduzir: reaproveitar!

Nesse caso, vale destacar a importância de evitar o desperdício de água não apenas nos momentos de crise. Tentar adotar um estilo de vida e uma produção com uso racional da água é necessário não só hoje, como sempre.

Isso porque as crises de água e energia que os brasileiros têm enfrentado não são apenas resultado da seca. Há diversos outros fatores como problemas na estrutura de distribuição, desmatamento e desperdícios no agronegócio, na indústria e no uso residencial.

O desperdício de água deve ser combatido com ajuda de todos os atores sociais: todas as instâncias do governo, indústria/agronegócio e população. O agronegócio e a pecuária, juntos, são responsáveis pelo maior gasto de água, 82,8%, e a indústria por 6,7%.

As residências, apesar de serem responsáveis por um percentual baixo do gasto total de água (10,6%), também podem contribuir para que esse recurso não se esgote, pois o ganho de escala é significativo. Para ilustrar: se todos os moradores do Brasil fecharem a torneira ao escovar os dentes, a água economizada durante um mês equivalerá a um dia e meio do volume de água que cai nas Cataratas do Iguaçu!

Bom você agora já deve ter percebido a importância de cultivar esses hábitos sustentáveis, agora vamos a eles para que você possa incorporá-los no seu dia a dia.

Encanamentos inteligentes

Hoje em dia existem os chamados encanamentos inteligentes, pensados para captação de água da chuva, que já se tornaram algo consideravelmente acessível. E quando você olha a vantagem disso para o planeta, parece um gesto ainda mais justo!

Esses sistemas permitem que você facilmente utilize essa água proveniente da chuva para realizar a limpeza da casa, para descarga, para regar as plantinhas, e muitas outras atividades diárias.

Caso você não tenha como arcar com os custos para instalar esse tipo de encanamento e por agora, tente posicionar baldes e bacias em dias de chuva e depois mantenha tudo tampado e próprio para uso. Esse pequeno esforço já fará uma grande diferença no final do mês, pode acreditar.

Reusar a água da máquina de lavar roupas

De acordo com a Sabesp, a cada lavagem, uma máquina de lavar roupas gasta aproximadamente 135 litros de água.

Que tal, ao invés de deixá-la ir embora, você redirecionar o cano da máquina para um balde grande e aproveitar para lavar calçadas ou dar descarga nos vasos sanitários? Em cada descarga economizada, são poupados 12 litros de água!

Coletar a água durante o banho

Parece ser uma tarefa difícil reutilizar a água que usamos durante o banho, mas faça o teste em casa e verá que é muito mais simples do que parece. Deixe um balde dentro do box durante o banho e você ver á que é possível recuperar uma boa quantidade de água que respingado nosso corpo. Ela pode ficar ali no banheiro mesmo e ser utilizada para dar descargas, por exemplo.

Além disso, tente diminuir o tempo de banho! Nada de deixar o chuveiro ligado enquanto se ensaboa ou lava o cabelo. Assim, você economiza muitos litros de água que iriam para o ralo sem necessidade.

A água do preparo das refeições é nutritiva, reaproveite!

Quando se está cozinhando, um dos segredos para consumir água com consciência é seguir as receitas à risca. Para cozinhar macarrão para uma pessoa, por exemplo, você não precisa de uma panela totalmente cheia de água, assim como não há necessidade de muita água para preparar legumes no vapor.

Além disso, se não usar água demais, você vai preservar melhor os nutrientes dos alimentos. E em alguns casos, a água pode até ser usada novamente. Se você cozinhou legumes e sobrou água, reutilize-a para fazer sopas, no cozimento do arroz para dar mais sabor, no preparo de risotos, etc. Ou espere que ela esfrie e regue as plantas.

Reaproveite a água do gelo

Na hora de descongelar a geladeira ou o congelador, remova as placas degelo e reutilize sua água para regar as plantas e o jardim. Já quando você comprar um saco de gelo, use-o com inteligência: não o deixe derretendo no tanque ou no chão, ponha-o dentro de um balde, para depois reutilizar a água que derreter.

Dentro dessa dica, podemos dar outra. Se você não puder se planejar ou usar o micro-ondas, a comida congelada pode ficar de molho na água, usando uma tina ou uma bacia e essa água pode ser reutilizada de pois para lavar a louça ou regar as plantas.

Descongelando na bacia ao invés da água corrente, você economizará em um ano, uma quantidade de água equivalente a 300 lavagens de louça, abrindo a torneira apenas para molhar e enxaguar.

Utilizar torneiras com aerador

Uma torneira convencional dispensa de 6 a 12 litros de água por minuto, sendo um volume grande desperdiçado se você não fecha a torneira enquanto está ensaboando as louças, por exemplo. Para diminuir o consumo, mesmo se você já age de maneira consciente, utilize um aerador.

Ele é uma peça que se encaixa na saída de água da torneira e provoca a sensação de que muita água está saindo. Na verdade, ele apenas aumenta o volume de água, sem aumentar a quantidade.

Aderir à descarga com dois fluxos

Quase um terço da água consumida em residências é proveniente da descarga. Em média, uma casa com quatro pessoas gasta 20 mil litros de água por mês. Uma boa dica para reduzir esse consumo é a trocado sistema existente para a descarga de dois fluxos.

Esse mecanismo duplo oferece a opção de dar uma descarga parcial (três litros) para eliminar os resíduos líquidos ou uma descarga completa (seis litros) para eliminar resíduos sólidos.

Dessa forma, ao final do mês, é possível ter uma economia de até 35% da água utilizada nas descargas, o que leva a uma redução de 10% a15% na conta de água da residência. Voltando à quantidade de litros gastos por mês, esse sistema poupa, em média, 2 mil litros de água.

E, aí dicas incríveis não? Elas mostram como os pequenos hábitos podem ter um grande impacto no consumo de água, principalmente quando praticados a longo prazo.

Não deixe de ser responsável com os recursos do nosso planeta, ponha em prática essas ações e compartilhe o texto com seus amigos para que eles participem dessa mudança também!

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *