fbpx

Construção

Argamassa: tipos e aplicações

Por  | 

Se você vai começar uma obra, pode ter certeza de que a argamassa fará parte de várias etapas, desde a vedação até o acabamento.

É necessário que a sua escolha seja assertiva para garantir qualidade e durabilidade à sua construção, uma vez que existem vários tipos de produto que envolve a mistura de areia, água e cimento, bem como proporções diferentes para cada material, de acordo com a sua utilização e fabricante.

Quando olhar para sua casa, lembre-se de que existe argamassa nos pisos e revestimentos.

A argamassa ideal para sua obra

Argamassa

Para que você saiba a resistência do material que está adquirindo, confira na embalagem o Ra, elemento que mede a aderência de acordo com a quantidade de cimento contida no produto.

Através desse índice você poderá se certificar da resistência do material para colar peças cerâmicas pesadas, por exemplo.

Garanta produtos de qualidade e analise o objetivo final antes da aquisição, uma vez que as aplicações variam bastante. As argamassas são comercializadas em sacos de 20 ou 40 kg.

Sendo assim, elas só precisarão ser misturadas com água. Fique atento! Cada fabricante possui uma quantidade de água necessária especificada na embalagem.

Além disso, veremos a seguir, que existem diversos tipos desse produto, indicados para aplicações específicas.

Quais as aplicações da argamassa?

Argamassa

Essa camada está antes da colocação de azulejos, cerâmicas, papéis de parede, pinturas ou porcelanatos.

Já para a instalação dos pisos e revestimentos, será utilizada uma camada de aproximadamente 1cm, variando sempre de acordo com o tamanho da cerâmica, uma vez que peças maiores tendem a consumir maior quantidade do produto.

O produto deverá ser aplicado depois do contrapiso ou até mesmo piso sobre piso, com a utilização da argamassa adequada.

Vai colar azulejos, pastilhas ou qualquer outro tipo de revestimento? Opte pela argamassa colante já pronta.

É preciso analisar o tipo de revestimento a ser colocado, bem como seu tamanho e o local de instalação.

Tipos de argamassa encontrados no mercado

Argamassa

Como já mencionamos anteriormente, existem diversos tipos de argamassa:

AC-1: Ideal para ambientes internos – exceto em saunas e estufas. Ex.: Assentamento de cerâmicas.

AC-2: Ideal para ambientes externos, sendo resistente à intempéries. Ex.: Assentamento de porcelanatos de até 60x60cm, assentamento de cerâmicas e granitos (quando não haverá aplicação de tinta).

AC-3: Grau de aderência maior que as demais, sendo a mais resistente. Ideal para saunas, fachadas, piscinas ou onde não receba incidência direta do sol. Ex.: Assentamento de porcelanatos maiores que 60x60cm, assentamento de cerâmicas e granitos.

AC-3E: Ideal para ambientes que recebem incidência direta do sol, abrangendo as características da AC-1 e AC-2.

Argamassa

Geralmente aplica-se 4kg por m², de acordo também com as camadas necessárias para aplicação em cada uma das superfícies.

Lembre-se que mesmo ao utilizar as dicas Amoedo, é necessário contratar profissionais qualificados, pois eles são peça-chave na qualidade da sua obra.

Repassando o que vimos neste post

  • Qual a argamassa ideal para sua obra;
  • Quais as aplicações da argamassa;
  • Tipos de argamassa existentes no mercado;
  • Aplicações de argamassa.

 

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *