fbpx

Decoração

Acessibilidade em banheiros e cozinhas.

Por  | 

Falar sobre cozinhas e banheiros é falar sobre união e bem estar. A cozinha para a maioria das famílias é o coração da casa, já o banheiro, um refúgio.

Mas você já parou pra pensar que em alguns ambientes de casas tradicionais, os espaços podem não ser acessíveis a todas as pessoas?

Vamos falar nesse artigo sobre algumas dificuldades que pessoa com deficiências enfrentam no dia a dia, e sobre formas de transformar um ambiente tradicional em um lugar confortável e adaptado a receber qualquer pessoa, seja ela  com algum tipo de deficiência ou não.

Um cadeirante em uma cozinha não adaptada, torna-se incapaz de realizar algumas tarefas, mesmo que simples, como por exemplo, pegar utensílios no armário que é alto, ou até mesmo por questões de segurança, não podem tomar banho de imersão na banheira, sem o auxílio de mecanismos de segurança.

Essa falta de autonomia, além de trazer insatisfação, pode gerar desconforto e até mesmo depressão.

Pensando nessas pessoas, separamos uma coleção de informações que podem ajudar a deixar seus ambientes mais bonito, confortável e o mais importante, acessível.

O que é preciso para transformar seu ambiente acessível?

O intuito é deixar tudo que compõe o local com fácil acesso a quem for utilizar; prateleiras, armários, eletrodomésticos, bancadas, pias entre outros itens que fazem parte do local.

5 coisas que devem ser levados em consideração na cozinha.

1 – Superfície de trabalho (Bancadas) – É importante ressaltar a importância em trabalhar com a altura adequada da bancada para o usuário, pois, é a altura da bancada que irá determinar as outras dimensões da cozinha.

2 – Pia de Cozinha – O detalhe que deve ser observado neste caso é o vão de abertura embaixo da pia. Este espaço é necessário para a cadeira de rodas ou o andador se encaixar, dando fácil acesso para utilização da pia.

3 – Armários de parede de Cozinha – Neste caso, podemos pensar de duas formas, a primeira é pensando no custo; a colocação do armário pode ser planejada de forma a atender as necessidades de quem vai utilizar, a segunda forma, é pensar em armários com ajuste eletrônico, mesmo tendo um custo superior, esse modelo permite que o armário seja facilmente acessado a qualquer pessoa.

4 – Entradas e corredores – Trabalhar com portas com 90 cm de largura torna o ambiente acessível, porém, pensando em conforto, o indicado é uma abertura de 100 cm.

Já em corredores, o indicado para cadeirantes e ter uma largura de 120 cm.

O espaço livre para uma cozinha em forma de U precisa ter uma largura de 150cm.

5 – Eletrodomésticos – Os aparelhos eletrodomésticos devem ser instalados com uma altura aproximada de 80cm.

Podemos colocar um cooktop separado do forno, deixando assim um espaço embaixo do cooktop para a cadeira de rodas, por exemplo.

Aparelhos com controles táteis ou touch, são ótimos para pessoas com pouca mobilidade e também aumenta a segurança do usuário.

3 Passos principais para um banheiro acessível.

Imagem Banheiro Acessivel

1º Passo – Entrada acessível.

Ter em mente a necessidade de proporcionar espaço suficiente para garantir a entrada ao local.

A Porta do banheiro deve ser larga o suficiente para permitir a entrada de uma cadeira de rodas, a medida ideal é algo entre 80 cm a 100 cm.

2º Passo – Mobilidade no ambiente.

Para garantir a mobilidade interna do usuário no banheiro, a disposição das louças e metais, tem que ser pensada de maneira a facilitar a utilização do usuário.

A altura do registro deve ter cerca de 90 cm, e distância entre a pia e a bacia sanitária deve ter espaço suficiente para posicionar a cadeira entre eles e permitir a fácil transição da cadeira de rodas para a bacia sanitária.

3º Passo – Cuidado ao escolher móveis, louças e metais do banheiro.

Pensar em facilitar o uso é sempre o mais importante. Nos modelos de torneira, o mais indicado é que sejam modelos de acionamento por alavanca, este modelo facilita o uso de uma pessoa com pouca mobilidade.

Nunca usar armários em baixo da pia, pois dificulta o acesso do usuário.

Normas técnicas

Normas Tecnicas ABNT 9050

Para realizar seu projeto com total segurança, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), criou a norma de acessibilidade NBR 9050, que estabelece os critérios técnicos a serem seguidos no projeto, construção e adaptação do ambiente, fornecendo a condição de acessibilidade ao banheiro planejado.

Dentre muitas coisas, a NBR 9050, esclarece que as barras de apoio servem para atender a necessidade do usuário, tendo como principal função, suportar o peso do usuário, sejam deficiente ou idosos.

Produtos para Acessibilidade em Banheiros

Hoje é possível encontrar vários itens na Amoedo, como barras de apoio, pias, torneiras, chuveiros, bacias e muito mais.

Além da facilidade de encontrar tudo que precisa para construir, a Amoedo conta com uma equipe de designer de interiores preparados para te auxiliar no planejamento do seu ambiente.

Essa equipe está preparada a atender à NBR 9050, e te dar dicas importantes de como as colocar os itens e utensílios adequadamente a atender as dimensões do seu espaço.

Para adiantar o trabalho Segue uma lista de itens e medidas necessário para atender as especificações técnicas:

Conclusão

Construir ou preparar um ambiente preparado para ser disponível à acessibilidade não é difícil, basta seguir os passos indicado acima.

Vamos recapitular.

Para a cozinha de acessibilidade, os 5 passos são:

1 – Superfície de trabalho (Bancadas)

2 – Pia de Cozinha

3 – Armários de parede de Cozinha

4 – Entradas e corredores

5 – Eletrodomésticos

 

Para um Banheiro as necessidades são:

1º Passo – Entrada acessível.

2º Passo – Mobilidade no ambiente.

3º Cuidado ao escolher móveis, louças e metais do banheiros

Seguindo as normas técnicas estabelecidas pela ABNT na NBR 9050, é possível construir o ambiente de forma segura. O ideal é que busque auxílio de uma profissional capacitado para realizar sua obra ou reforma. Com a ajuda de nossos especificadores, além de segurança, você também conseguirá montar um ambiente bonito a quem for usar.

Espero que esse artigo tenha te ajudado de alguma forma.

Até a próxima

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *