Assistência Técnica
A importância de fazer a manutenção do seu aquecedor
Quando chega a época mais fria do ano, cresce a demanda por aquecedores a gás devido ao conforto térmico proporcionado para os usuários. Entretanto, você não deve dar atenção ao equipamento somente quando as temperaturas ficam mais baixas. É necessário realizar a manutenção periódica do seu aparelho para garantir o seu bom funcionamento e mais segurança para você e sua família.
Por que realizar a manutenção preventiva de aquecedor?
Os equipamentos que utilizam gás combustível canalizado geram o monóxido de carbono por meio de sua combustão. Se o aquecedor for novo, a combustão não apresenta problemas. Entretanto, no decorrer do tempo de uso pode ocorrer uma queima inadequada ou vazamento do gás combustível, como também um possível curto circuito se houver algum problema devido à falta de manutenção no equipamento, o que coloca em risco a vida do consumidor.
A instalação e a manutenção preventiva realizada por um técnico qualificado garante o correto funcionamento do aquecedor, evitando acidentes como possíveis explosões e até mesmo mortes por causa da intoxicação pelo gás.
Como a manutenção preventiva é feita?
O processo de manutenção preventiva é composto por uma revisão geral do aquecedor e de seus acessórios. No aquecedor, devem passar por limpeza: os filtros, queimadores e as ventoinhas (para os modelos que possuem).
Outros componentes, como trocador de calor, fiações, regulagens internas e diafragma (para os que possuem), devem ser vistoriados, a fim de garantir o correto funcionamento do aparelho. A manutenção deve ser feita por um profissional devidamente qualificado, do serviço técnico autorizado da marca.
Para uso em residências, a manutenção preventiva é recomendada ser feita uma vez por ano. Vale a pena lembrar que o período que precede a estação de inverno é interessante para realizar esse serviço. Isso porque, é na época mais fria que o aquecedor se faz mais necessário e é mais exigido, portanto é ideal que esteja funcionando a plena capacidade. Deixar para fazer a manutenção de última hora pode gerar muitos transtornos e correrias desnecessárias.
Quais os riscos de não fazer a manutenção preventiva do aquecedor?
A não realização dos serviços de manutenção preventiva do aquecedor expõe o usuário a riscos, além de afetar a eficiência e durabilidade do aparelho. O que pode acontecer:
- Irregularidade na combustão;
- Consumo de gás alterado;
- Superaquecimento do aparelho;
- Desligamento durante o uso;
- Falhas no acionamento;
- Instabilidade na temperatura.
A falta de manutenção no equipamento também pode ser responsável pela emissão de altos teores de monóxido de carbono, um gás tóxico para pessoas e animais. O escape de produtos da combustão pode acontecer sem que as pessoas percebam e gradualmente. Náusea, mal estar, ardor nos olhos e na garganta, ou odores estranhos quando o aparelho está em funcionamento são indícios graves de que algo está errado. O aparelho deve ser desligado imediatamente e um técnico deve ser acionado.
É de grande importância fazer a manutenção do seu aquecedor e nós, da AMOEDO, temos um serviço premium para você. Realize toda a sua manutenção preventiva com a AMOEDO e tenha total segurança para você e sua família.
0 comentários