fbpx

Dica

A Importância Da Manutenção Do Seu Aquecedor E Boiler

Por  | 

Atualmente é super comum a maioria das casas e apartamentos já contarem com aquecedores e boilers para aquecer a água para as diversas atividades diárias. Hoje em dia, ter esse tipo de aparelho dentro de casa é super requisitado e necessário para a maioria das pessoas, sendo difícil imaginar uma vida tendo que voltar a tomar banho em chuveiro elétrico.

No entanto, a praticidade e a modernidade dos aquecedores e boilers do mercado, vem a um custo: sua segurança. Muitos donos de aquecedores e boilers não se atentam a isso, mas ter esse tipo de aparelho nos ambientes internos da casa requer bastante atenção e cuidados preventivos, não só para manter o bom uso do aparelho mas também para garantir a sua segurança e de quem mora com você.

Você sabe o porquê é tão importante essa manutenção periódica? Nesse texto separamos para você algumas das principais vantagens e dicas para ter um aquecedor e boiler sempre bem cuidado e em pleno funcionamento.

Assim como todo eletrodoméstico usado continuamente, tanto o aquecedor quanto o boiler vão sofrer desgaste natural em suas peças e componentes. Esse tipo de aparelho traz uma série de problemas característicos como corrosão, desgaste acentuado ou mesmo possíveis vazamentos, e estar atentos a eles pode te salvar de uma série de dores de cabeça.

Manutenção Preventiva x Corretiva

Muitas pessoas acabam por “esquecer” do aquecedor depois de arcarem com todos os custos de instalação do aparelho, no entanto é preciso entender que a manutenção deste tipo de produto nunca acaba e precisa sempre estar sendo revisada.

Aí que entra a diferença entre estes dois tipos de manutenção. A preventiva,  visa evitar o surgimento de qualquer tipo de falha e quebras. Em muitos segmentos, a prática é fundamental para assegurar um excelente desempenho de todos os equipamentos, gerando confiabilidade e segurança e evitando gastos futuros não programados.

Se sua manutenção preventiva está em dia, com certeza, você gastará muito menos com a corretiva, que é feita para consertar um problema já existente e que muitas vezes já está impossibilitando o uso do aquecedor.

Por essas e outras, a dica de ouro é sempre programar uma manutenção periódica de seu aparelho, de preferência no intervalo recomendado pelo fabricante. Dessa forma, você garante que a maioria dos problemas serão resolvidos antes mesmo de afetarem o uso do aparelho e sem colocar sua vida em risco. É muito melhor gastar menos numa boa manutenção e ter sempre água quente a disposição do que esperar o problema acontecer para tomar uma providência e gastar ainda mais.

Se atente a quem e quando fará a manutenção do seu aparelho

Quando falamos na necessidade de manutenção destes aparelhos é importante destacar que para esse tipo de serviço é preciso contratar profissionais especializados e capacitados, capazes de identificar os problemas rapidamente e passá-los para você de forma clara e honesta.

Por conta disso, sempre preza por Assistências Técnicas credenciadas e de boa avaliação, garantindo um bom serviço em sua casa.

Outro ponto importante é entender que existem momentos mais adequados para realizar a manutenção do seu aquecedor ou boiler.  Normalmente o melhor momento para isso é logo antes do inverno, antecipando o período do ano em que os aparelhos estarão mais ativos no dia a dia da casa. Além disso, durante a estação, as pessoas normalmente fecham portas e janelas de casa para combater o frio e esse tipo de ação acaba ampliando a situação de perigo caso haja alguma irregularidade com o seu aquecedor.

Problemas mais comuns de aquecedores e boilers sem manutenção

Para te ajudar a entender a importância da manutenção regular do seu aparelho, separamos alguns problemas recorrentes bastante enfrentados por quem tem esse tipo de aparelho. Sabendo deles, você pode já ficar ligada pois se algum deles ocorrer na sua casa significa que seu aquecedor pode estar precisando de uma manutenção urgente.

  • Operação do aquecedor danificada
  • Códigos de erros no display digital
  • Desligamentos repentino do aquecedor durante o uso
  • Oscilação desmedida de temperaturas
  • Acúmulos de sujeira nos tubos e peças do aparelho.
  • Perigos relacionados ao vazamento de monóxido de carbono, um gás tóxico que pode envenenar tanto pessoas quanto animais.
  • Temperaturas desreguladas, muitas vezes exageradamente altas ou totalmente sem aquecimento podendo causar queimaduras e outros problemas.

Ações diárias para aumentar a vida útil do seu aparelho

É extremamente recomendado que os moradores da casa tenham atitudes regulares de limpeza e cuidado com o aparelho para que se evitem problemas futuros e se aumente a vida útil do produto. Além disso, algumas dessas pequenas atitudes podem inclusive te ajudar a economizar na conta no fim do mês!

Cuidado com a temperatura – Regule a temperatura da água do aquecedor de uma forma que seja necessário acionar somente o registro de água quente na hora do banho, o segredo é evitar abrir a torneira de água quente e de fria ao mesmo tempo, pois isso costuma aumentar o consumo de gás.

Se for viajar, feche o registro de gás – Essa é uma das medidas mais importantes quando falamos de segurança. Quando for passar vários dias fora de casa, por exemplo durante as férias, mantenha sempre o registro do gás fechado para não ser surpreendido com vazamentos quando chegar.

Fique sempre atento ao funcionamento do seu aparelho – Fique de olho se ele acende imediatamente após a abertura da água quente, verifique a intensidade e cor da chama e sempre fique atento aos cheiros de gás que podem identificar possíveis vazamentos.

Chame sempre um profissional qualificado – Não tente economizar resolvendo os problemas do aquecedor por conta própria, esses aparelhos podem colocar facilmente sua vida em risco e a economia de dinheiro com certeza não vale esse risco. Chame sempre a assistência e evite usar o aparelho se souber que não está funcionando corretamente.

Priorize a instalação numa área arejada – O lugar em que o aquecedor é colocado  faz toda a diferença para um melhor funcionamento do aparelho, por isso, recomenda-se sempre a instalação na área de serviço, porque costuma ser o ambiente mais arejado da casa. Essas indicações valem para o ano todo, mas no inverno, quando a tendência é manter portas e janelas fechadas, o cuidado deve ser maior.

E aí, você já sabia de todos esses cuidados, achou interessante? Que tal marcar uma visita da Assistência Técnica para uma manutenção de rotina no seu aquecedor? Para isso pode contar com a Amoedo, nossa Assistência Técnica tem quase 50 anos de experiência no mercado e conta com os melhores profissionais do ramo, que estão mais do que preparados para te ajudar. Para agendar uma visita, acesse https://www.amoedo.com.br/assistencia-tecnica/ ou ligue para (21)2287-8787. Não coloque a vida da sua família em risco, mantenha a manutenção em

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *