fbpx

Dica

Dicas para economizar na conta de luz

Por  | 

Você deve ter percebido que suas contas de luz estão cada vez mais caras. Por conta destes longos meses de isolamento social, estamos passando muito mais tempo dentro de casa e, portanto, o que fez com que o consumo de energia na maioria dos lares aumentasse bastante.

No entanto, muitas pessoas estão de Home Office e, portanto, precisam passar grande parte do dia com o computador e luzes dos ambientes ligadas. Fora a maior utilização da cozinha e do banheiro do que o normal de sua rotina padrão.

Pensando nisso preparamos uma série de dicas super práticas para te ajudar a economizar na conta de luz.

Tire da tomada os aparelhos que não estão em uso

O roteador da internet e a geladeira são exemplos de equipamentos que precisam ficar ligados sempre. Já a televisão, o notebook ou o modem podem ser desligados quando não estão em uso, já que geralmente emitem luzinhas que acabam gastando eletricidade o tempo todo, já que por mais que estejam em stand by ou desligados, consomem energia na tomada.

À primeira vista esse consumo é mínimo, mas se somar todos os aparelhos de uma casa, pode representar até 15% do valor da conta de luz.

Troque as lâmpadas

Aqui, a dica é durante o dia, tirar o máximo de proveito da iluminação natural e, durante a noite, optar por lâmpadas de LED ou fluorescentes. Para aproveitar essa luz natural vinda da incidência do sol, é recomendável optar pelo uso de tintas de cores claras nos ambientes internos, as quais irão refletir melhor a luz.

Aparelhos com tensão 220V gastam menos energia?

A tensão dos aparelhos não influencia na conta de luz. O consumo de eletrodomésticos de 110v como de 220v são equivalentes. O que realmente influencia é a potência do aparelho. Vale lembrar também de verificar o Selo Procel de Economia de Energia, e priorizar os mais eficientes de categoria A. Os aparelhos de 220v contam com uma vida útil maior, mas precisa ter cuidado para não ligar aparelhos de 110v em tomadas de 220v, pois podem queimá-los ou danificá-los.

Evite o horário de pico de energia

Essa é uma dica que poucos sabem, mas os especialistas recomendam não ligar aparelhos que puxam muita energia como, máquina de lavar ou a secadora de roupas entre 17h e 21h. Durante esse período a tarifa residencial costuma ser maior em decorrência da demanda por energia elétrica. Se possível, aproveite para lavar toda a roupa de uma única vez e fazer o mesmo para secar ou passar”, afirmou Bianca.

Prefira os modelos de ar condicionado do tipo “inverter”

Essa dica vai pra quem mora em lugares com muita variação de temperatura. Como possui a opção quente e fria, esse tipo de aparelho “inverter” pode ser utilizado em todas as épocas do ano, além de demandar menos manutenção do que o modelo com apenas uma opção de temperatura.

Outra dica importante é que a posição do ar-condicionado não influencia na conta de luz, apenas é recomendado que o aparelho fique em um lugar onde o sol não incida diretamente, para facilitar a convecção térmica.

Chuveiro é o aparelho que mais consome energia na casa

Para quem tem chuveiro elétrico em casa, saiba que ele é um dos grandes vilões da conta de luz e consome muita energia quando ligado, principalmente no modo inverno.

No entanto, a longo prazo, a geladeira ganha no consumo mensal, pois precisa de mais energia para manter o seu funcionamento. O ideal é prestar atenção na temperatura do chuveiro e evitar tomar banhos muito demorados. Para as crianças, use um “timer” de 5 minutos, como um desafio positivo para incentivar o baixo consumo tanto de energia quanto de água.

Analise a sua a instalação elétrica

Por último, é muito importante ter certeza de que sua fiação está bem feita. Uma sobrecarga na instalação da sua casa também pode elevar o consumo de eletricidade. Geralmente esse é um problema de imóveis antigos, que costumam ter mais problemas com fiação fora do padrão e normas atuais.

Os projetos antigos não abrangem tantos circuitos, possuem poucas tomadas e não foram projetados para receber tantos equipamentos conectados simultaneamente.

O ideal é que a fiação elétrica não possua emendas, pois elas podem causar desperdícios de energia se mal executadas. O uso de benjamins é outro fator que pode contribuir para o desperdício de energia. Portanto, procure evitá-los.

Para checar se esse é seu caso, é importante sempre pedir a avaliação de um profissional especializado e fazer manutenções regulares.

E aí, gostou? Com todas essas dicas incríveis você já tem tudo que precisa pra começar a economizar na conta de luz e guardar aquela grana extra todo mês!

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *