Dica
Como Decorar A Sua Área Externa
Quando começamos a decorar nossa casa, nem sempre damos uma atenção especial para a Área Externa, não é mesmo? A nossa preocupação acaba sempre voltada aos móveis das salas e do quarto. Porém, pensar na decoração desta área é importante e super divertido também.
Os quintais e varandas servem como refúgios e, como um bom abrigo, eles devem transmitir aconchego e bem-estar às pessoas que estão ali. É como decorar a sala de estar, só que ao ar livre!
Você pode levar sua cozinha para o jardim, promovendo várias refeições ao livre, montar um ambiente inspirado em sua sala interna, com poltronas, sofá, mesa de centro, você terá um espaço especial e aconchegante para receber suas visitas, você pode também, dentre as várias opções, criar um espaço de meditação. Bacana, né?
Além disso, vale ressaltar que a área externa é um espaço responsável por conectara construção de sua casa com a entrada principal; além de uma forma íntima para se comunicar com o seu jardim, varanda e terraço.
São muitas alternativas para aproveitar bastante o espaço e dar mais vida para toda a casa. Por isso, no decorrer deste post mostraremos algumas dicas e ideias de como decorar sua área externa.
Confira essas dicas imperdíveis para transformar sua área externa numa protagonista da sua casa!
Escolha bem as cores e os materiais para esse tipo de ambiente
Impossível falar em decoração para área externa (ou qualquer outro tipo) e não citaras cores. A verdade é que, nesse caso, não há muitas regras. Você pode optar por uma base neutra e deixar as cores por conta dos objetos ou deixar as paredes bem coloridas e os móveis com cores mais neutras.
Tudo vai depender do tipo de área externa decorada que você deseja ter. Para um estilo mais rústico, investir em móveis de madeira pode ser uma boa escolha. Já para um ambiente mais vintage, as cores são super bem-vindas, como amarelo e vermelho.
Além disso, nesse segundo caso, as plantas podem cair muito bem, seja com o jardim vertical ou vasos médios e grandes.
Além disso, existem por exemplo, móveis que são específicos para exterior, feitos com compensado naval, que é uma madeira tratada com uma cola específica que impede a retenção de umidade.
Assim como a madeira, os revestimentos também devem ser exclusivos para área externa. Dê preferência aos tecidos impermeáveis, conhecidos no mercado como acquablock. O couro náutico também é excelente.
Por incrível que pareça, também existem tapetes próprios para área externa. Eles são feitos com fibras de polipropileno ou de PVC e, por isso, são impermeáveis e não retêm sujeira. Podem também ser lavados com água neutra e sabão, perfeitos para área externa.
Móveis de fibras podem ser mais em conta do que os de madeira, mas prefira comprar os de boa procedência. Aqueles que a gente vê vendendo em caminhões na rua, apesar de bem mais baratos, podem não aguentar a variação de temperatura e desbotar com o tempo.
Muito cuidado com móveis de ferro. Se não tratados corretamente, eles podem enferrujar rapidinho. Prefira o ferro galvanizado, que é um pouco mais resistente às intempéries, e pinte com tinta esmalte, para aumentar a proteção. Se você mora no litoral, é melhor não usar móveis de ferro por causa da maresia.
Traga o verde para a decoração
Esse é um dos primeiros passos para garantir o clima de “ar livre” ao ambiente. Seja por meio de um jardim vertical, seja por plantas de seu gosto pessoal, nada melhor do que um verde para fazer com que todos se sintam mais à vontade.
E a boa notícia é que ele pode ser criado com diferentes tipos de plantas e cai bem tanto em locais com tamanho reduzido, como em espaços mais amplos. Assim, fica ainda mais fácil garantir um toque de natureza em casa e deixar tudo mais bonito e vivo.
Se você não tem um espaço com terra, mas adoraria ter um jardim, que tal montá-lo em vasos? E se suculentas e cactos forem sua paixão, eles podem ser os protagonistas de um belo jardim árido, por exemplo.
Revestimentos para área externa
Entre as diferentes variedades para áreas externas, encontramos facilmente na decoração superfícies trabalhadas em pedra natural ou artificial, cimento, gesso, madeira tratada e até mesmo cerâmica.
No entanto, alguns materiais parecem ter maior afinidade com o exterior. E este é ocaso da pedra. Ter uma fachada ou parede de pedra, dá uma relação calorosa e natural para toda a casa. E para quem busca opções mais baratas, mas de nenhuma maneira inadequada, há revestimentos que simulam pedras, alguns até tridimensionais, alcançando resultados incríveis.
Fugindo dos pisos ou revestimentos básicos, os porcelanatos coloridos e estampados dão um clima alegre ao ambiente.
Já na parede, uma ideia para se usar tijolos na decoração e no revestimento é pensar em um projeto com bastante vidro, tanto nas portas como nas janelas. A dureza do tijolo harmoniza bem com a leveza do vidro.
Espaço da Piscina
O lado de fora da casa é considerado uma área de lazer, então, para deixá-la mais completa, que tal uma piscininha? O ideal é que a piscina seja planejada junto a construção da casa. Contudo, as piscinas de plásticos também são uma alternativa!
Para completar a decoração, disponha algumas espreguiçadeiras e poltronas. Por se tratar de um ambiente úmido, opte por aquelas que são impermeáveis, a fim de preservar as condições das peças.
Outro detalhe que deve receber atenção é a escolha do piso. Os modelos antiderrapantes aumentam a segurança na circulação, sendo o mais recomendável para aplicação ao redor da piscina.
Aposte em um mini bar
Caso você tenha um espaço amplo, um mini bar pode completar a sua decoração de área externa. Dito isso, vale investir em um pequeno móvel ou instalar prateleiras flutuantes para organizar as bebidas quentes, taças, copos e canecas.
Também é importante mencionar que há diversos quadros e porta rolhas que podem dar um up no ambiente.
Cantinho aconchegante
Se você mora em casa e tem uma área externa meio cadinha, transforme-a em mais um espaço de estar para você aproveitar os dias. Um pouco de cor, tapetes e alguns móveis podem criar esse clima.
Mas, se não tiver cobertura, escolha peças que possam resistir às intempéries. Aqui, as lâmpadas no estilo varal garantem uma luz gostosa à noite.
Não pavimente tudo
Para finalizar uma das dicas mais importantes se você tem uma grande área externa. Ao cobrir o chão com piso, você impermeabiliza aquela área e sua casa vai ficar muito mais quente.
Como estamos na época dos grandes temporais, a água não escoa direito e isso causa prejuízo não só para seu terreno, mas para a cidade como um todo.
Sem falar que é muito mais gostoso pisar na grama do que num piso pegando fogo de tão quente, e você ainda tem a possibilidade de plantar árvores frutíferas de médio e grande porte.
Se quiser cobrir parte do piso gramado, prefira os decks de madeira, que possibilitam o escoamento da água das chuvas e dá um aspecto muito mais bonito e aconchegante do que os pisos impermeáveis (cimento, azulejo, porcelanato, etc.)
E aí, com esse tanto de dicas é impossível não se inspirar para montar a decoração da sua área externa, é hora de colocar as ideias na prática!
Visite o site da Amoedo para encontrar milhares de ofertas em produtos para todas as áreas da sua casa!
0 comentários