Dica
Conheça Os Principais Tipos De Vasos E Cachepots E Como Usá-los
Todo mundo que gosta de plantas tem o sonho de montar um lindo jardim em casa. As diferentes espécies trazem cada uma sua característica marcante, uns têm flores coloridas e grandes, outros tem folhas diferenciadas e chamativas, mas todas elas te ajudam a se reconectar com a natureza e ficar mais perto do verde.
No entanto, um bom jardim precisa de uma boa organização e conversar diretamente com os tipos de vaso que existem por aí. Você pode achar que muitos deles são diferentes apenas por questões estéticas, o que muitas vezes de fato acontece, no entanto, muitos vasos possuem formatos e materiais específicos pois são destinados a determinado tipo de planta, pois esses fatores podem afetar diretamente no processo decrescimento e cuidados com ela.
Sendo assim, se você pensa em montar um jardim em casa ou renovar o que já tem, é bom ficar muito atento aos diferentes tipos de vaso presentes no mercado e a utilização ideal para cada um deles. Pensando nisso, preparamos algumas dicas com os principais modelos que você vai encontrar por aí, olha só!
Quando falamos em material dos vasos as opções são muitas, cada um com suas vantagens e desvantagens.
Plástico
Os mais baratos e comuns costumam ser os de plástico, que se destacam pela sua leveza e resistência, mas deixam a desejar em outros fatores. Como eles são impermeáveis, costumam dificultar a evaporação da água, tornando o ambiente muito úmido em alguns casos. Além disso, alguns vasos de plástico podem esquentar com o sol, prejudicando a saúde da planta.
Cerâmica
Outro material bastante tradicional é a cerâmica. Esse material dá um tom mais sóbrio e chique para o vaso, passando aquele visual clássico de jardim. Se o seu objetivo é a elegância eles são a melhor opção e além disso, sua composição faz com que a terra fique sempre fresca.
Outro ponto de destaque desse tipo de material é sua permeabilidade, que faz com que a água não tenha problemas para escoar pela terra da maneira correta, sem prejudicar a planta pelo acúmulo de umidade. No entanto, essa mesma característica faz com que a planta talvez tenha que ser empregada com mais frequência para não ressecar. Fique sempre de olho e molhe se necessário.
Madeira
Madeira é um dos materiais mais clássicos e assim como em outros objetos, os vasos de madeira chamam atenção pelo visual rústico e minimalista, sendo uma pedida perfeita para casas de campo, por exemplo.
Os vasos de madeira normalmente são mais usados como cachepots do que como vasos de plantio. Ou seja, se você possui uma planta em um vaso de plástico, por exemplo, e não quer replantar, somente esconder o vaso utilizado no plantio, o vaso de madeira é uma ótima opção.
Eles costumam ser fáceis de serem encontrados, e tem a vantagem de existirem em vários formatos, tamanhos e tipos de madeira utilizados, por isso são versáteis e podem harmonizar com diversos tipos de decoração.
Polietileno
Esse é um material mais moderno e que está super em alta e já virou tendência. Esse favoritismo recente vem por conta de algumas características excelentes que o material traz.
Com ótimo custo-benefício, eles são bem leves e se destacam pela variedade de cores e texturas disponíveis, além de estarem presentes em vários formatos pela maleabilidade do material na hora da construção. São escolhas maravilhosas tanto para ambientes internos quanto externos, porque também tem boa durabilidade a intempéries.
Cimento
O cimento sempre é uma boa opção para quem procura um estilo bem rústico, simples e durável. Ele puxa muito para o visual industrial e sóbrio e pode ser uma escolha acertada para quem busca esse tipo de visual para seu jardim.
Assim como a cerâmica, o concreto deixa a terra em uma temperatura agradável para o crescimento das plantas e evita que elas sofram com calor excessivo. Aliado a isso, possui uma boa permeabilidade.
Como contraponto, podemos dizer que o vaso de cimento na maioria dos casos é um dos modelos mais pesados, e por conta disso pode ser um tanto desajeitado no manejo do dia a dia. Por isso, é mais indicado para espaços externos.
Formatos também influenciam
Além do material, o formato dos vasos também influencia nas suas características e melhores utilizações.
Os redondos, mais clássicos, conseguem receber a maioria das espécies sem problemas. É uma boa opção para quem busca algo simples e versátil. Os em formato de bacia são ideais para áreas externas pois costumam ter um tamanho maior e ocupar mais espaço.
Um ponto importante é observar a profundidade do recipiente, já que muitas vezes as bacias podem ser rasas. Nesse caso, é recomendado plantar uma espécie com raízes curtas, como as delicadas suculentas.
Existem também os em formato de caixa, com visual retangular e angulado. Por conta disso, funcionam muito bem em ambientes de decoração moderna. Eles podem ser usados para uma grande variedade de espécies e como possuem um espaço amplo, costumam ser utilizados para temperos e ervas aromáticas.
Por último podemos falar dos vasos em trapézio, um formato um pouco mais raro, mas que preza justamente por ser diferente e chamar mais atenção que os vasos “tradicionais”. Eles são caracterizados por possuir a parte inferior um pouco mais fina, criando um formato agradável e elegante. Geralmente, são altos e pesados, sendo recomendados para plantas grandes ou pequenas árvores.
Ufa! Agora você já sabe tudo e mais um pouco sobre vasos, tá na hora de botar a mão na massa e montar seu jardim dos sonhos ai na sua casa. Na Amoedo você encontra diversas ofertas de vaso nos mais diferentes tamanhos e materiais, descubra isso e muito mais visitando uma de nossas lojas, seja física ou online.
0 comentários