fbpx

Dica

10 Erros Que Podem Ser Evitados Na Hora De Reformar A Casa

Por  | 

Todo mundo sabe que construir ou reformar a casa não é uma tarefa fácil. É uma decisão que precisa de muito planejamento e que deve ser tomada depois de analisar o orçamento disponível e planejar tudo o que será feito. O fato é que, algumas vezes, o desejo de começar a obra de maneira apressada pode sair caro e provocar muitos erros durante o processo, te dando dores de cabeça e gastos de dinheiro extra desnecessários.

Para quem nunca passou pela experiência de construir uma casa, todo cuidado é pouco, pois é esta falta de experiência que poderá levar a pessoa a cometer esses erros que poderiam ser evitados.

Pensando nisso separamos 10 erros comuns entre os obreiros de primeira viagem para você ficar bem preparado na hora da sua reforma ou construção.

Muita pressa

Que a pressa é inimiga da perfeição, todo mundo já sabe, e nas obras não seria diferente. Elaborar um projeto às pressas podem levar a problemas de organização do mesmo e acabar deixando de fora coisas importantes que deveriam ser mais bem discutidas e analisadas. Na medida em que nos envolvemos com o projeto e inclusive com a construção é comum mudarmos de ideia ou percebermos algo que poderia ser feito de maneira diferente. Isto é natural, mas muita coisa precisa ser pensada e definida na fase do projeto ou quando ainda é possível fazer as alterações necessárias.

O melhor a fazer é pensar e desenvolver o projeto com calma e ter um tempo para analisá-lo mais cuidadosamente. Uma espécie de analise mais profunda a fim de identificar os pontos fortes e fracos dele, visando possíveis melhorias, antes da sua execução.

Não contratar profissionais qualificados

Esse é um erro clássico, mas que é ainda é muito cometido principalmente por quem só está pensando em economizar. Algumas vezes não damos especial atenção a escolha dos profissionais e acabamos contratando um serviço sem referência no mercado ou até mesmo pessoas não qualificadas para realizar o trabalho.

Saiba que fazer esse tipo de escolha pode comprometer todo o andamento da sua obra e te trazer muitos problemas mais tarde. Evite surpresas e contrate profissionais capacitados, com referências e experiência comprovada.

Errar na quantidade de material

É essencial se organizar e prever bem a quantidade de materiais e de matérias primas que serão utilizados durante todo o processo, desde o começo. Assim, você evita paralisações na obra, atrasos desnecessários, inconvenientes estéticos e orçamentos estourados. Errar na quantidade de revestimentos, pode por exemplo ocasionar em novas compras não planejadas, e com isso a inconveniência de receber lotes diferentes. Isso tudo pode acarretarem produtos com diferenças de cores e texturas ou até mesmo o risco de o produto procurado já ter saído de linha nas lojas.

Criar muitos cômodos

As vezes precisamos de muitos cômodos e acabamos dividindo demais o espaço e criamos cômodos muito pequenos. Uma boa estratégia é criar espaços integrados, como sala e cozinha no mesmo espaço.

Casas com muitos cômodos tem pouca usabilidade, portanto não fracione tanto sua construção na hora de pensar na planta.

Não considerar as funcionalidades

A funcionalidade da casa pode parecer algo superficial, mas depois que já estiver morando nela por um tempo, entenderá a importância de pensar nisso desde o começo do projeto. Hoje, os arquitetos já usam programas de computador em 3D para criar a casa e permitir que você navegue por ela no computador a fim de visualizar como ela ficaria depois de pronta. Isto é ótimo e certamente te ajudará muito durante o processo.

Uma casa precisa ser funcional, isto é, ela precisa oferecer formas de acesso e uso de maneira simples, prática e confortável. Criar recursos ou ambientes que dificultem o uso é um problema de funcionalidade que precisa ser evitado.

Utilizar materiais inadequados

Esse é mais um tipo de erro que pode gerar vários problemas futuros e te fazer gastar muito mais dinheiro do que planejado.

A falta de conhecimento técnico pode levar a compra de materiais equivocados como pisos polidos que se tornam escorregadios quando em contato com a água em áreas internas e externas, revestimento de madeira sem tratamentos necessários para áreas úmidas, pinturas que não podem ser lavadas em áreas com acúmulo de sujeira, materiais muito baratos e de qualidade duvidosa e etc.

Equívocos como estes podem comprometer a durabilidade do imóvel e até mesmo a segurança dos moradores, sem contar que a necessidade de reforma para renovar os ambientes aparecerá muito antes da hora.

Esquecer de uma boa impermeabilização

Você pode nem saber, mas uma impermeabilização mal feita ou a falta dela pode dar origem a vários problemas de infiltração ou umidade em diversos lugares do imóvel. O melhor momento para pensar nisso é justamente no início, quando tudo ainda está tomando forma, depois ficará difícil.

Portanto é um detalhe importantíssimo que deve ser previsto ainda na fase de construção.

Não economize na quantidade de tomadas

Este é um erro que muitas pessoas ainda insistem em cometer e acabam tendo que consertar mais pra frente já morando na casa, quando percebem que não tem tomadas pra nem metade das coisas que precisam ligar na eletricidade.

A regra aqui é não economizar muito, pois vivemos uma época de muitos aparelhos elétricos em casa, então é preciso pensar em tomadas que atenderiam bem o aspirador de pó, os carregadores de celular, sem contar os mais comuns a toda casa como geladeira, TV, máquina de lavar e outros. Fique atento para os locais de instalação de ar condicionado, pois esses aparelhos usam tomadas de 220v. Especialmente na área externa é bom deixar também tomadas de 220v

Falta de planejamento com a iluminação

Uma boa iluminação é a chave para resolver muitos problemas em casa e não considerar isto adequadamente é outro erro que pode ser evitado com um pouco só de planejamento.

Pense nas portas e janelas de forma a aproveitar ao máximo a iluminação natural dos eu espaço durante o dia. Já para a noite, o sistema de iluminação artificial da sua casa deve ser bem distribuído e projetado de maneira a minimizar seu uso.

Esquecer de revisar instalações elétricas e hidráulicas

Algumas vezes pensamos em todos os detalhes da construção ou reforma, mas deixamos para trás outros que não são visíveis aos olhos. Apesar de as instalações elétricas e hidráulicas estarem escondidas no piso e nas paredes elas devem ser bem elaboradas desde o início do projeto e de acordo com as normas de segurança. É preciso ficar atento a essa revisão ou substituição necessária durante a reformas para não colocar a vida de nenhum morador da casa em risco.

E aí, acha que está preparado para começar sua primeira obra agora? Temos certeza que com essas dicas você se livrará de um monte de dores de cabeças que nem imaginava que poderia ter. Visite nosso site ou uma de nossas lojas e comece já a comprar os materiais!

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *