Dica
Tudo Sobre Papel De Parede
Para quem está pensando em dar uma repaginada na decoração de casa, mas anda sem tempo para uma reforma mais pesada, uma ótima pedida é investir no uso de papel de parede.
O papel de parede é um ótimo recurso para quem busca decorar a casa com rapidez e praticidade. Versátil, com preço acessível e de rápida aplicação, ele é uma opção para você mudar completamente um ambiente em alguns instantes, fazendo-o ganhar vida nova e um estilo totalmente diferenciado.
Hoje é possível encontrar diversos padrões e estampas das mais variadas espécies e assim conquistar um ambiente decorado e personalizado que tenha a sua cara.
Ao decidir colocar um papel de parede, é preciso pensar em quatro pontos essenciais: o ambiente, a aplicabilidade, a personalização e o tipo de produto.
Ambiente
Na hora da escolher um produto, pense primeiro no ambiente que você quer decorar. Se é interno, externo, se entra pouca ou muita luz. Também leve em conta como são os seus gostos quando escolhe objetos de decoração.
Nem sempre a cor escura do papel de parede traz uma sensação pesada. Se aliado a móveis ou ambientes em que haja mais luz, ele pode se encaixar perfeitamente.
O papel de parede pode ser aplicado em qualquer área interna do apartamento, com exceção das molhadas, como o banheiro, por exemplo.
Alguns modelos de papel de parede são mais indicados para alguns ambientes. É o caso do papel vinílico, por exemplo, que é mais indicado para a cozinha. A gordura não fica impregnada no material e a limpeza pode ser feita com o pano úmido.
Na sala de estar e corredores, onde há um maior tráfego de pessoas, é aconselhável não usar papéis de parede mais delicados e em cores claras, para que o revestimento dure mais tempo e com uma boa aparência.
Como já dissemos, o uso de papel de parede não é indicado para o banheiro, mas se você quiser usar no lavabo não há restrições.
Aplicabilidade
Hoje em dia a variedade é tão grande que é possível escolher entre papéis clássicos, com padrões barrocos ou geométricos por exemplo, até papel de parede mais moderno com estampas bem contemporâneas e diferentes.
Além das estampas, os materiais também vêm se diversificando. É possível encontramos papéis de parede de tecido, de couro, espelhado, flocado, cada uma dessas variedades confere ao papel um certo tipo de textura, o que o torna ainda mais interessante.
Toda essa variedade dá um leque de possibilidades infinito, que te permite aplicar um papel de parede em qualquer cômodo da casa.
Personalização e tipo de produto
A escolha do papel de parede certo irá fazer toda a diferença no sucesso do seu projeto de design de interiores.
Para a cozinha deve sempre escolher vinil, mas no que respeita à temática as opções são vastas. Há papel de parede que imita muito bem azulejos, ou com dizeres interessantes que vão dar um ar descontraído e moderno à sua cozinha.
O papel de parede para sala deve ser mais refinado e elegante, com motivos geométricos e florais. As riscas também funcionam muito bem para estes espaços, sobretudo em tons neutros. Este princípio pode ser também utilizado no papel de parede para quarto.
O papel de parede infantil deve ser divertido, alegre e luminoso e a dica é combinar padrões diferentes, desenhos e bonecos, com paredes lisas para dar maior leveza.
Uma dica super útil para não errar na hora de decorar um ambiente com papel de parede, é você utilizar nos móveis e acessórios do ambiente, a mesma cartela de cores da estampa do papel decorativo. Assim, fica muito mais fácil você decorar e não correr o risco de errar na escolha das cores utilizadas no ambiente.
Você pode reproduzir em almofadas, mantas e vasos as mesmas cores do papel de parede e assim conseguir um link visual no ambiente muito interessante, tornando tudo mais harmonioso e agradável aos olhos.
Dicas para a aplicação
A parte mais legal de tudo é escolher qual é o seu modelo preferido, a cor e a textura. Feito isso, chegou a hora de aplicar, que pode dar um pouco de medo, mas vamos mostrar que não é tão difícil assim.
Se você não tem experiência com o papel de parede e outras etapas dentro de uma reforma, nosso conselho é que você procure uma empresa especializada. Eles vão saber exatamente o que fazer, irão te dar uma garantia de que vai funcionar, sem contar que eles terão a cola correta para fazer o papel aderir à parede.
Mas, se você gosta de fazer esse tipo de trabalho, não tem problema algum! Nós também temos dicas para você.
Primeiro, você precisa decidir se vai querer um único papel de parede aplicado em toda extensão do ambiente, se vai querer mais de um ou se prefere ter paredes com papel e com pintura no mesmo cômodo.
Outro passo importante é verificar se a parede não tem infiltrações, umidade ou trincas. Esses fatores podem fazer com que algumas manchas apareçam no papel de parede.
Agora que você já combinou as estampas, cores e texturas com os demais itens do local, é necessário recortar os pedaços de papel de parede corretamente para não deixar as emendas feias e ter muito cuidado com a cola.
Se você optar por colocar papel em uma parede com azulejos, é necessário passar massa corrida. Em paredes fórmicas, lixar pode ser o suficiente.
Com todas essas dicas você já tem tudo que precisa para transformar os ambientes da sua casa com os papeis de parede!
Para mais dicas como essa acesse nosso blog e visite nosso site para encontrar nossas ofertas em produtos de decoração.
0 comentários