fbpx

Dica

Estilo Escandinavo Na Decoração

Por  | 

Em busca de elementos que remetam a personalidade de cada um e até para fugir do convencional, muitas pessoas optam por uma temática específica para decorar sua casa.

É neste contexto que está inserido um estilo pouco usual, mas que vem ganhando cada vez mais adeptos entre designers e arquitetos. Com um ar clean, minimalista e um toque contemporâneo, o estilo escandinavo veio para ficar.

Sua origem se dá no norte da Europa, por volta do século XX, abrangendo os países da região conhecida como Escandinávia, os quais incluem Noruega, Finlândia, Suécia e Dinamarca. Como as temperaturas mais baixas predominam no clima destes países, a busca natural por casas confortáveis e belas resultou em um tipo de decoração aconchegante e funcional, que preza acima de tudo pela simplicidade, com poucos elementos na decoração, porém utilizando itens de design e cores com personalidade.

Como o inverno desta região é longo e intenso, o interior de uma casa escandinava prima pelo aproveitamento natural da luz, com amplas janelas é até o uso de recursos como a claraboia. Apesar de utilizar tons cinza, bege e madeira em tons claros, a cor branca se mantém como a predominante, tornando o ambiente mais iluminado.

Confira a seguir dicas de como aplicá-lo nos diferentes cômodos do seu lar:

Abuse das cores neutras

Para criar uma atmosfera inspirada no estilo escandinavo de decorar comece pela base neutra, abusando de cores como branco, cinza e bege,combinando com elementos levemente envelhecidos.

Como branco predominando no ambiente, o cinza é utilizado em objetos decorativos, brincando com subtons e enriquecendo o visual.

Iluminação Natural

 Outra característica bastante presente neste tipo de decoração é a iluminação natural, com janelões e cortinas leves, ou as luzes artificiais, sempre priorizando as brancas e potentes. Aqui vale cuidar a composição para não criar sombras e escurecer o ambiente. Passar aquela sensação de que você acabou de se mudar também faz parte do estilo escandinavo.

Por isso, é válido deixar lâmpadas penduradas por um fio ou quadros encostados no chão.

Móveis “rústicos” e minimalistas

Os grandes aliados desse tipo de decoração são os ambientes amplos, com móveis de linhas simples e sóbrias em estilo minimalista e um toque rústico através da madeira, que traz aconchego ao ambiente.

O estilo nórdico é essencialmente minimalista. Os excessos são dispensados, tendo a simplicidade como um dos pontos fortes da proposta. Móveis funcionais, peças de madeira clara, itens compactos e espaço livre para a circulação simplesmente não podem faltar nas decorações escandinavas.

Os móveis como sofás e outros tipos de estofados, assim como os tecidos, devem possuir cores neutras e naturais e materiais como a lã, o linho e o algodão e são super indicados. Em geral, a ambientação é aconchegante, simples, tranquila e agradável.

Decoração simples e funcional

No estilo escandinavo, a decoração não pode ser muito carregada. Os objetos e artigos de decoração devem ser simples e minimalistas, compondo o ambiente de maneira mais suave e despojada. Logo, não mantenha excessos decorativos (enfeites, bibelôs, etc). 

Assim como nos móveis, o uso da madeira dá um toque rústico e que proporciona aconchego ao ambiente. Os espaços são aconchegantes e cheios de sobriedade, além de carregarem um toque do clássico mesclado com o moderno. 

Além da simplicidade, o Estilo Escandinavo também, traz muitas referências a paisagens naturais, como por exemplo, florestas, montanhas e lagos.

Composição dos ambientes

Se você quer apostar no estilo escandinavo, busque incorporar linhas retas dentro da própria arquitetura sempre que possível, por exemplo, em escadas ou em outros detalhes da construção. 

Para aquecer o ambiente no estilo escandinavo, você pode incluir pontos de cores vibrantes em lugares estratégicos, usando alguns acessórios de decoração ou mesmo nos móveis. Quadros e almofadas também são bem-vindos. Luminárias no estilo escandinavo, sejam de teto, parede ou chão, também ajudam e dão um ar minimalista e moderno ao espaço. 

As janelas são extremamente importantes para a decoração desse estilo, uma vez que a iluminação natural é uma das características que o definem. Não é incomum que as próprias janelas sejam o ponto focal do ambiente. Assim sendo, busque manter as janelas sem adornos, para que a luz natural possa entrar o máximo possível.  Caso queira adornar as janelas, prefira sempre algo simples e fuja de decorações extras, como franjas, por exemplo. 

Por fim, para o piso, dê preferência a madeira, especialmente aclara. Porém, caso não tenha como investir nesse tipo, não tenha receio de usar substitutos. Atualmente, existem outras alternativas mais baratas e práticas do que o piso de madeira.

E aí, gostou do Estilo Escandinavo e que incluir essa decoração na sua casa/apartamento? Visite nosso site ou uma de nossas lojas mais perto de você e comece já a montar a decoração dos seus sonhos!

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *