fbpx

Dica

Em Busca Da Sapateira Perfeita

Por  | 

Você tem muitos sapatos e não possui um lugar bom para colocá-los? Muita gente acaba guardando-os junto com as roupas no armário, outras juntam em algum canto do quarto. No entanto, isso na maioria das vezes acaba gerando mais bagunça do que qualquer outra coisa.

É difícil encontrar espaço para tudo dentro do guarda-roupa. Mesmo quando o móvel é bem grande, dividir os espaços com roupas, acessórios, roupas de cama, sapatos e bolsas, não é nada fácil. Muitas das vezes, para não dizer na grande maioria dos casos, são necessários outros móveis para conseguir guardar tudo o que se deve.

e esse é o seu caso, você já pensou em ter uma sapateira? Ela é bastante recomendada por organizadores profissionais para separar os calçados das roupas do dia a dia, sem mencionar que é muito mais bonito e prático contar com esse móvel do que simplesmente se deparar com sapatos largados pelos cantos da casa.

Versátil e funcional, uma sapateira pode ser criada com diversas peças, desde um simples organizador de guarda-roupas a prateleiras, nichos e soluções de marcenaria planejada. O móvel também pode ser utilizado por quem possui um quarto pequeno, afinal, até mesmo a área livre debaixo da cama pode ser adaptada para receber a peça.

Vantagens de se ter uma sapateira

A sapateira entra como uma opção muito boa para quem não tem espaço no guarda-roupa para guardar os sapatos. Se trata de um móvel cujo único fim é esse, “abrigar” os sapatos e pode ser encontrado em vários tipos e tamanhos. Sendo assim, é um móvel que pode ser comprado de acordo com a sua necessidade.

A primeira vantagem da sapateira é o fato de ela ser independente do guarda-roupa e isso evita que sapatos tenham contato com roupas, é mais higiênico. Mas, vale ressaltar que em qualquer um dos casos, limpar os sapatos antes de guardá-los deve ser uma regra.

Muitas pessoas costumam associar a sapateira em um móvel extra que ocupa espaço e não resolve o problema. Pode até ser assim, se você não fizer a escolha baseada nas suas necessidades. O primeiro requisito básico para se escolher uma sapateira é saber a quantidade e onde os sapatos deverão ser guardados. Além do quarto, algumas pessoas preferem deixar a sapateira na área de serviço e é uma boa opção dependendo do tipo de espaço você tem.

Mas se o espaço disponível em casa definitivamente não é um problema, aproveite para criar o cantinho perfeito para abrigar seus calçados, de acordo com a decoração que mais lhe agrada. Muito bem, considere o tamanho e a quantidade de sapatos os pontos principais para ajudar na escolha da sapateira ideal. Agora pense no tipo de decoração e o que você espera, se pergunte: a sapateira deve ficar em um lugar, discretamente ou ela fará parte da decoração.

Para todos os gostos

Existem vários tipos de sapateira, como por exemplo, as modulares, mas que são bem pequenas, para somente 6 pares de calçado. Nada impede que você monte uma sapateira maior usando mais de um módulo. Esse tipo de sapateira tem a parte superior que pode servir de prateleira para colocar alguma coisa, como um abajur ou porta-retratos.

Outra opção são aquelas sapateiras que são móveis mesmo, que nem parece sapateira e você ainda pode usá-las como cômoda, no quarto pode ser um lugar para colocar televisão ou perfumes e maquiagem. Elas costumam ter duas portas e quatro prateleiras, o que cabe muito mais pares de sapato.

Tem também assapateiras para pouco espaço mesmo, daquelas que vão atrás da porta e ficam ali bem escondidas. Não é uma alternativa que as pessoas gostam muito, mas pode ter certeza que com um pouco de criatividade dá certo.

Use a criatividade e reutilize materiais

As sapateiras nem sempre precisam ser aquelas compradas em lojas, elas também podem ser improvisadas. Para quem curte uma decoração mais alternativa, bem estilosa e com uma pegada sustentável, dá para abusar de várias ideias

Com material reciclado dá para fazer muita coisa legal, como por exemplo, usar uma escada de madeira velha para colocar os sapatos. Não precisa nem trabalhar a madeira, o rústico deve prevalecer, depois não tem segredo, é só a abrir em um canto do quarto e colocar os sapatos sobre ela.

Ainda falando de reciclagem dá para usar móveis velhos, como cômodas, trabalhar amadeira, raspando e dando uma outra pintura ou ainda, usando pedaços de papéis para fazer colagem. Vai ficar um móvel tão bacana por fora, que você nem vai lembrar que os sapatos estão dentro.

As estantes de aço também são uma boa solução para sapateira com sapatos à mostra. Elas custam bem pouco e você pode pintar da cor que achar melhor. Os sapatos devem ficar organizados sempre e isso dará um armais descontraído para o seu quarto.

Outro material, ainda falando de reciclagem, que serve para fazer uma sapateira bem bacana são caixotes velhos. Você tem duas opções, ou usá-los daquele jeito rústico mesmo, basta colocar um sobre o outro e você terá um lugar para colocar os sapatos ou pendurá-los na parede. Ou ainda, trabalhar a madeira, pintar e escolher onde deixá-los.

Por fim, lembre-se que não adianta nada ter sapatos organizados se você não tem os cuidados essenciais para mantê-los em bom estado. Sempre limpe e higienize seus sapatos antes de guardá-los, ainda mais sef or em sapateiras dentro dos armários.

Organize por tipos de calçado e evite amontoar muitos sobre o mesmo lugar. Esteja sempre atento a umidade e a incidência de luz, principalmente se você tiver muito sapatos de materiais mais sensíveis como o couro.

Depois de todas essas dicas você já tem tudo que precisa pra escolher a sapateira ideal para sua casa. Visite nosso blog para mais matérias como essa e encontre uma de nossas lojas para as mais diversas ofertas em acessórios e materiais e construção.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *