fbpx

Dica

Dicas de Iluminação

Por  | 

Iluminação: está aí um assunto que rende pano para manga, não é mesmo? As dúvidas na hora de comprar e colocar em prática um projeto luminotécnico em casa são constantes e vão desde a escolha do material ao tipo de lâmpada que devem ser utilizadas em cada cômodo.

Esse cuidado, no entanto, é muito importante, já que o mau uso da luz pode prejudicar não só a funcionalidade, como também o visual completo dos ambientes.

Bom, para acabar de vez com os seus questionamentos, aqui vai a nossa lista completa de dicas sobre iluminação.

Observe o espaço e defina o quer planejar

Neste momento, o estilo de decoração e as dimensões do cômodo são as principais variáveis.

A partir deles, podemos responder algumas questões mega necessárias, como: “a necessidade de iluminação do ambiente é mais geral ou específica em alguns cantos?” ou “o que atende melhor a demanda: um único lustre, mais de um ou algo mais espacial, como a iluminação dentro desancas, por exemplo?”.

Pra essa parte, o auxílio de um profissional é sempre muito bom, já que ele pode porpor as escolhas mais eficientes.

A lâmpada certa

A tonalidade da luz que a lâmpada emite no ambiente é um dos pontos mais importantes quando falamos em uma boa iluminação.

Uma dica boa, é nos cômodos de lazer e descanso, como a sala de estar e o quarto, tentar criar uma atmosfera aconchegante sempre optando pela luz quente, de tonalidade amarelada. Já em locais como a cozinha, banheiro e áreas de serviço a dica é a luz fria, que tem uma cor azulada e é mais estimulante.

Use LED

As novidades e atualizações tecnológicas são constantes no setor de luminotécnica. Tanto que o mercado, hoje, já opera quase que inteiramente em LED e as opções de lâmpadas com essa tecnologia são muitas.

Uma das principais características do LED é a economia de energia, ele gasta muito menos quando comparado a lâmpadas fluorescentes e incandescentes. A longa vida útil e o fato do LED não dissipar calor fizeram a tecnologia virar uma queridinha da iluminação.

Luz central

A luz central é uma boa escolha quando a necessidade é distribuir iluminação por todo o cômodo. Porém, a dica aqui é escolher luminárias proporcionais à dimensão do ambiente.

A ideia por trás desta opção é alcançar níveis uniformes de claridade por todo o espaço. Por isso, em lugares maiores, como a sala, por exemplo, o tamanho da luminária e sua capacidade de iluminação também devem aumentar.

Luz indireta

Ao contrário da luz central, a indireta proporciona uma iluminação mais difusa e pontual, geralmente criando ambientes mais confortáveis, intimistas e aconchegantes.

Ela pode ser alcançada com abajures, arandelas, luminárias de piso e até recortes na mobília ou parede usando LEDs. É nessa hora que você pode dar aquela personalidade ao ambiente, escolhendo os modelos que mais se encaixam no seu estilo.

Materiais

As luminárias podem ser produzidas com inúmeros tipos de materiais – polipropileno, fibras naturais, tecido, vidro, ferro… – e nos mais variados formatos.

Cada uma delas trará um efeito específico na decoração, por isso, quando for comprar a sua, certifique-se de que gosta da maneira que ela emite a luz, que curte os desenhos e sombras que ela forma no espaço e a intensidade da iluminação.

Dimerize

Tanto na sala de estar quanto no home theater é possível criar diferentes cenários de iluminação por meio do uso do dimmer, um acessório que permite regular a intensidade das lâmpadas.

É importante lembrar que não é qualquer lâmpada que pode ser dimerizada: é necessário checar na embalagem se o produto suporta as várias regulagens.

Destaque

Para dar destaque a algum objeto específico, aos enfeites em uma prateleira ou estante, vale apostar nas seguintes soluções: fitas de Led, que são coladas no interior do móvel e distribuem uniformemente a luz; spots embutidos no móvel, que criam uma iluminação mais pontual; abajures direcionados, que podem ser arandelas instaladas na parede, articuladas ou fixas, ou então um abajur com clip que é facilmente preso à prateleira.

Isso da todo um charme ao ambiente e ainda chama mais atenção para o resto da decoração, uma dica de ouro!

Depois dessas dicas você já está mais do que pronto a montar uma iluminação super bonita e que tenha a sua cara.

Para conhecer ainda mais produtos de iluminação visite nosso site ou uma de nossas lojas mais perto de você.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *