fbpx

Dica

Cuidados Diários Para Manter Seu Aquecedor A Gás Sempre Em Ordem

Por  | 

Está se tornando cada vez mais comum ver casas e apartamentos que já estão com aquecedores a gás instalados. Este é um aparelho que ganhou de vez o gosto do público e se torna cada vez mais necessários nos mais diversos lares brasileiros.

Por conta disso, é importante ter conhecimento a respeito do aparelho, estando ciente de seus riscos para que possa usufruí-lo da menor maneira, sem pôr em risco a sua vida e da sua família. Isso é muito importante quando falamos em aquecedores a gás, porque um simples problema pode causar acidentes fatais aos moradores.

No entanto, se você mantém seu aquecedor com manutenção em dia dificilmente passará por problemas desse nível, apenas aproveitando da parte boa que é ter um banho quentinho a hora que quiser. Pensando nisso, separamos para você algumas dicas ótimas e simples para você manter seu aquecedor sempre em ordem e funcionando perfeitamente.

Fique atento a vazamentos

Ao usar seu aquecedor diariamente sempre verifique se não está escapando cheiro de gás ou combustão no ambiente. Detectar com antecedência esse tipo de vazamento evita muito os acidentes e ainda faz com que você possa consertar o aquecedor antes que ele quebre de vez no meio do banho.

Se sentir o cheiro de gás vazando é recomendado tomar alguns cuidados, entre eles, você deve evitar acender luzes ou acionar equipamentos elétricos próximos ao aquecedor. Também é recomendado que não tente acender fósforos ou isqueiros.

Procure imediatamente ventilar o local abrindo as janelas e portas e deixando o ar circular. Em seguida feche as válvulas de bloqueio dos equipamentos e comunique imediatamente um técnico para resolver o problema da maneira segura e correta.

Um aquecedor limpo é um aquecedor funcionando

Você ficaria chocado com a quantidade de acidentes com aquecedores a gás que poderiam ser evitados com uma simples limpeza. Pela combustão que rola para seu funcionamento e dependendo de onde ele está instalado é comum o aquecedor acumular diversos tipos de sujeira que podem obstruir válvulas ou tubos e acabar prejudicando o funcionamento do aparelho.

O ideal é sempre manter o aquecedor limpo e para isso basta usar um pano úmido e sabão neutro na parte de fora da carcaça. Não use produtos inflamáveis e esponjas abrasivas! Você também pode, a cada 6 meses, realizar a troca do filtro de entrada de água, sempre desligando o fornecimento de energia e água antes de limpar para evitar acidentes.

Fique de olho na chama do aquecimento

Uma ótima maneira de verificar diariamente se seu aquecedor está funcionando da maneira correta é dar uma olhadinha na chama do aquecedor. Você deve verificar se está azul, caso contrário, o equipamento pode estar funcionando de forma defeituosa.

Se for o seu caso, desligue o aquecedor e chame um técnico capacitado para identificar o problema. Tentar usar mesmo sabendo do problema pode gerar riscos sérios aos moradores, não arrisque!

Se estiver fora, desligue os registros

Uma dica super importante e que poucos lembram é a de fechar sempre os registros quando for passar muito tempo fora de casa.

Dessa forma, você evita vazamento de gás que acontecem enquanto você não está presente e pegando você e sua família de surpresa na volta do passeio. Por isso, torne um hábito antes de viajar sempre verificar se todos os registros estão devidamente fechados.

Você não precisa deixar o aquecedor sempre no máximo

Uma dica super importante para aumentar a vida útil do seu aquecedor é saber que você não deve deixar a temperatura dele sempre no máximo. Se você cultivar esse hábito fará com que seu aquecedor dure muito mais, por ter que passar muito menos tempo trabalhando em força máxima.

Em dias de temperatura mais amena, calibre bem o medidor de temperatura e procure colocar num ponto mediano onde você não precisa ligar também a torneira fria para regular a temperatura, fazendo com que o aquecedor tenha que trabalhar muito mais.

Se você usar constantemente no máximo, além de gastar bem mais gás, pode acabar causando um desequilíbrio hidráulico que pode inutilizar seu aparelho.

Fique atento aos sinais do seu aquecedor!

Por fim, para condensar todas essas dicas, fica claro que o mais importante é ficar atento aos sinais que o aquecedor pode nos dar a respeito de problemas.

Barulhos estranhos, possíveis códigos de erros que podem aparecer no display digital do equipamento (no caso dos aquecedores a gás digitais), cheiro forte de gás, fuligem escura saindo do sistema de exaustão do aquecedor ou mesmo qualquer tipo de alteração da cor da capa do seu equipamento. Se você reparar que ele está ficando com uma coloração escurecida, algo está errado.

Se qualquer uma dessas situações acontecer com você não existe em desligar o aquecedor e chamar a Assistência Técnica para identificar e solucionar o problema de maneira profissional. Para isso conte com a Amoedo, são quase 50 anos de tradição e experiência em Assistência Técnica.

Para agendar uma visita, acesse https://www.amoedo.com.br/assistencia-tecnica/ ou ligue para (21) 2287-8787.

Ao utilizar o seu aquecedor a gás com responsabilidade, sempre atento e mantendo bons hábitos, você vai garantir todos os benefícios que ele pode proporcionar, evitando sustos  e aumentando a qualidade de vida sua e de toda a família!

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *