fbpx

Dica

Como Usar As Cores No Seu Ambiente

Por  | 

Na hora de montar a casa, muita gente tem medo de errar e acaba escolhendo apenas tons neutros para os objetos, móveis e acabamentos. Mas usar cores na decoração deixa o ambiente muito mais moderno e dita o clima de cada cômodo.

O segredo para não carregar demais o visual é pensar no todo na hora de eleger as tonalidades de cada cantinho. Para ajudar com esse processo, vamos listar algumas dicas para você colorir seu lar com muito bom gosto. Confira!

A importância das cores em um ambiente

Se você deseja trazer novos ares para um ambiente, escolher a tinta adequada é importante.

Sabemos que as cores têm o poder de despertar sensações e isso acontece devido a ação das ondas eletromagnéticas em nosso cérebro.

As cores mais quentes, por exemplo, o amarelo, laranja e vermelho, despertam maior estímulo e circulação. Já as cores frias como azul, verde e violeta, tendem a despertar sensações de mais calmaria.

De forma geral, as cores quentes são mais indicadas para locais de reunião com os amigos, refeições etc. Já as cores frias, por despertarem certa calmaria, são mais indicadas para o quarto e banheiro.

O ambiente também pode ter uma mescla de cores. Em um ambiente de home office, onde algumas pessoas costumam trabalhar no quarto, por exemplo, a parede para a qual se está de frente quando se trabalha, pode ser pintada com uma cor mais quente, para despertar maior estimulação e o restante das paredes do quarto com cores frias.

Combine cores

Uma maneira de usar as cores na decoração do seu ambiente é fazendo uma combinação de dois ou mais cores. A ideia é escolher, por exemplo, duas cores que combinem com o local que será decorado e usá-las, sempre em sintonia, para dar mais vida ao espaço.

Combinando duas ou três cores, você tem a possibilidade de repetir os tons em vários pontos do ambiente, buscando equilíbrio entre todos os tons que irão compor seu espaço.

Dica: ​Procure escolher cores que combinem com o seu cômodo e não destoam entre si. Isto é, na hora de decidir quais cores irá usar, se atente aos móveis, eletrodomésticos e demais objetos que compõem seu ambiente, procurando assim escolher cores que darão harmonia e leveza ao local.

Entenda a funcionalidade de cada cor

Um dos primeiros passos na hora de decorar a casa é entender mais sobre as cores e qual a proposta de cada uma.

Os tons são divididos em três categorias básicas:

  1. neutros (branco, bege, amadeirado, preto e alguns tons de marrom): são indicados para compor a base das decorações;
  2. frios (todos os azuis, alguns tons de verde, roxo, lilás, violeta, cinza etc.): transmitem sensações de leveza, calma, conforto e ampliam o ambiente — por isso, são indicados para cômodos de descanso e repouso;
  3. quentes (vermelho, amarelo, laranja etc.): irradiam uma energia vibrante, calorosa, solar e ajudam a dar ânimo — são ótimas para ambientes da casa onde há bastante atividade e circulação, como salas, escritórios e corredores.

Explore as cores complementares

O que poucas pessoas sabem é que existe um círculo cromático de cores que pode ajudar, e muito, na hora de escolher cores e tons para combinar na sua decoração.

Em sua forma mais simples o círculo cromático é composto pelas três cores primárias e seis terciárias e é muito utilizado para indicar as cores complementares, representadas sempre em lados opostos no círculo.

Para entender melhor, conheça algumas cores complementares: do violeta a cor complementar é o amarelo, do vermelho é o verde, do laranja é a cor azul e vice-versa.

Existem muitas tonalidades de cada cor e para cada uma delas há um oposto complementar que pode ser explorado na sua decoração.

Dica:​ Você pode combinar duas cores complementares ao escolher a decoração do seu local. Se seu papel de parede é em tons de verde, você pode explorar tons de vermelho nos objetos e detalhes do espaço. Considerando as cores opostas, você traz harmonia e conceito para sua decoração.

Renove seu ambiente usando a psicologia das cores

Sentir-se produtivo em uma sala branca, ou mais calmo em um ambiente azul, são exemplos da psicologia das cores. As cores são fundamentais na sua decoração, elas geram diferentes sensações, ampliam e valorizam ainda mais seu ambiente.

Cores mais claras trazem amplitude, enquanto cores mais escuras trazem a sensação de acolhimento. Se você busca um ambiente que lembra a natureza, traz tranquilidade, bem estar e renovação, utilize tons de verde, ele teoricamente ajuda a aliviar o estresse. Indicado para quartos e sala de estar. O azul é uma cor que transmite tranquilidade e passa confiança, essa cor mantém o visual equilibrado e traz a impressão de amplitude, é bastante indicado para quartos.

Se você quer investir em um ambiente que estimule sua criatividade, aposte em tons de rosa, além de trazer acolhimento, promove comportamentos gentis e amáveis. Essa cor é muito versátil, podendo decorar qualquer tipo de ambiente.

O amarelo é sinônimo de energia, essa cor traz sensações otimistas e estimulantes, também causando os sentimentos de vitalidade e alegria e motiva a comunicação. muito comum em salas de estar, hall de entrada e salas de jantar.

Utilize tons de cinza para ambientes calmos, esta cor transmite seriedade e calma, também ajuda a realçar outras cores. O tom é associado a um estilo industrial, tendência para diversos ambientes da casa, como o próprio Home Office.

Também trazendo paz e tranquilidade, a cor branca permite uma variedade de composições para decorar!

Pronto agora você tem todas as informações que precisa para escolher sem erro as cores para decorar seu lar. Lembre-se sempre que o mais importante é que o espaço reflita sua personalidade e seus gostos e portanto, isso deve estar sempre em voga na hora de tomar as decisões

Para encontrar diversas ofertas de tintas em todas as cores e tons citados nesse texto, visite uma das Lojas Amoedo e confira!

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *