fbpx

Dica

Como Aplicar O Seu Revestimento

Por  | 

É comum algumas pessoas optarem pela instalação de revestimento nas paredes ao invés da tradicional pintura.

Apesar de ser um local que não suportará pesos nem circulação de pessoas, como acontece com os pisos, a aplicação de revestimento também deve ser da melhor maneira possível.

Caso você tenha interesse em aplicar o seu próprio revestimento, separamos algumas dicas que te ajudarão no trabalho. Confira!

Condições de aplicação

Primeiro de tudo, avalie as condições do ambiente. Não aplique sob condições desfavoráveis, como chuva, sol intenso e vento forte.
Verifique se a base a ser revestida apresenta resistência suficiente para receber o revestimento cerâmico e para suportar as condições de utilização do local.

Preparação da argamassa

Para preparar a argamassa é necessário colocá-la em um recipiente limpo e seco. Adicione água e misture o conteúdo até que ele se transforme em uma mistura homogênea, uniforme sem bolhas de ar. Confira na embalagem da argamassa a quantidade necessária de água para utilizar no material.

Depois de misturar tudo, deixe a massa descansar por mais ou menos 15 minutos, e aplique-a em um período máximo de uma hora e meia.

Simetria

Muito cuidado com os inícios das paginações de seus revestimentos, para que você possa deixar os recortes indesejados preferencialmente atrás de armários ou em cantos de menor impacto visual.

Oriente de maneira muito clara quem fará a instalação e, se possível marque nas paredes e pisos por onde devem começar as paginações, tanto nos sentidos horizontais quanto verticais.

Uma boa opção é começar a paginação sempre pela entrada do ambiente, pois aí você consegue esconder os eventuais recortes embaixo dos móveis!

Cuidados essenciais

A parede deve estar nivelada e limpa. Utilize uma vassoura para remover toda a sujeira e verifique os desníveis com o auxílio de uma linha de nylon. Em seguida, aplique uma mão de reboco;

Aplique a argamassa com o lado liso da desempenadeira e depois faça sulcos com a parte dentada da ferramenta;

Assente a cerâmica fazendo o encaixe correto, o que pode ser feito com o auxílio de um martelo de borracha para fixar melhor a instalação;

Utilize os espaçadores entre cada peça à medida que for fixando para nivelar a distância entre os pisos;

Espalhe o rejunte com uma desempenadeira de borracha para não riscar o revestimento. Espere de 15 a 20 minutos e limpe os excessos com um pano ou esponja macia;

Junto a isso, caso vá fazer a instalação de pisos, instale antes o revestimento. Assim, não será preciso esperar para começar a próxima etapa.

Placas com grandes formatos:

Aplique a argamassa com o lado liso da desempenadeira, depois forme os cordões paralelos, no verso de placas com área igual ou superior a900 cm2 (ex.: 30 x 30 cm).

Placas com garras no tardoz

Aplique a argamassa com o lado liso da desempenadeira, preenchendo as saliências de placas com reentrâncias e saliências maiores que 1mm no verso.

Teste de aderência

Durante a aplicação, retire aleatoriamente algumas peças e verifique quanto do verso da placa está́ impregnado de argamassa e quantos dos cordões estão esmagados.

Assentamento e Rejuntamento

O assentamento também é algo muito fácil de ser realizado. Você aplica a peça com as mãos movimentando com cuidado para que o piso consiga se encaixar na posição correta. Utilize o martelo de borracha para bater sobre toda a superfície da cerâmica, pois dessa forma ela ficará totalmente fixada, eliminando os sulcos que foram feitos.

É importante ficar atento quanto à paginação do revestimento, uma vez que se ele tiver um desenho diferenciado, é necessário que todas as peças sejam encaixadas de modo a formar corretamente o desenho projetado.

Depois que a peça for aplicada, coloque um espaçador entre uma e outra para alinhar todo o revestimento. Utilize niveladores para conferir o nível do assentamento.

Você pode retirar o excesso de argamassa que escapar usando a espátula. Limpe com cuidado a superfície com uma estopa ou pano úmido para que não fique nenhum resquício de material no piso assentado.

Para o rejuntamento, prepare a mistura do rejunte em um recipiente com água com quantidade informada na embalagem do produto. Aplique a mistura entre as juntas das peças e limpe o excesso com uma espátula. Esse material vai garantir que a cerâmica fique colada por toda a superfície do chão ou da parede.

A circulação no espaço só pode ser permitida após 72 horas do fim do serviço.

Por fim, vale ressaltar que esse método de aplicação serve para vários tipos de revestimento, como cerâmica, porcelanato, vinílico, madeira, pedras, etc.

Agora sim você já está por dentro de tudo que precisa para instalar os revestimentos com maestria e sem dores de cabeça. O cuidado no processo é muito importante e refazer esse tipo de serviço significa o dobro de trabalho.

Para adquirir as ferramentas necessárias para realizar todo o processo com qualidade visite a Amoedo e encontre nossas ofertas!

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *