fbpx

Dica

Dicas De Preparação De Parede Antes Da Pintura

Por  | 

A pintura é sempre um momento de grande expectativa em qualquer projeto de reforma. Afinal, através dela você consegue trazer muita personalidade ao ambiente e a simples presença de uma cor já muda totalmente o espaço em que está inserida.

No entanto, por mais que pareça simples, o processo de pintura tem diversas etapas, que se respeitadas evitam desperdícios e retrabalhos, além de garantir o melhor resultado final principalmente visualmente falando.

Pode ter certeza que um resultado duradouro e de qualidade é fruto de um processo de pintura feito com organização e paciência, sem pular etapas e respeitando o tempo de aplicação dos materiais.

Se você está passando por isso agora, e quer saber como funciona esse processo para aplicá-lo aí na sua obra, veio ao lugar certo! Vamos te mostrar todas as etapas e cuidados que você deve ter para ter uma pintura perfeita. Olha só!

Qual a importância de preparar a parede para pintura?

Qualquer pintor profissional sabe que a aplicação da tinta é o último procedimento quando vamos pintar uma casa. Afinal, é a etapa de preparação que garantirá a qualidade final do acabamento e a durabilidade da pintura.

Se você for pintar uma parede antiga, por exemplo, pode ser que ela apresente problemas como mofo ou manchas. Nesses casos, o melhor a fazer é consertar a origem dos problemas e depois proceder com a pintura. Caso contrário, mesmo com a tinta nova, o bolor e as manchas voltarão a aparecer.

Já no caso de paredes novas, é preciso nivelar a superfície, retirando as imperfeições que ficarão ainda mais evidentes na hora que a tinta for aplicada.

As paredes externas de casa precisam de um cuidado ainda maior com o preparo. Isso porque elas tendem a ficar expostas à umidade. Se não seguir o passo-a-passo de como preparar parede para pintura com seladores, a superfície poderá sofrer com infiltrações, descolamento da tinta, bolhas e outras questões.

Então vamos entender esse passo-a-passo em detalhes?

As etapas para preparar a parede para receber a pintura

  1. Proteger os locais e objetos que não devem ser expostos

É primordial que sejam retirados todos os móveis e objetos grandes do local que será pintado, para que não corram o risco de serem prejudicados durante o processo, e até para que não atrapalhe no deslocamento de quem for pintar.

Caso não tenha como retirá-los, proteja-os com alguma capa ou cobertura e coloque-os em um lugar que não atrapalhe a atividade de quem estará trabalhando na parede. A dica é não economizar no jornal pelo chão e nas fitas nos rodapés, evitando sujar o ambiente mais do que o necessário.

Prepare a superfície

A preparação da parede que vai receber uma nova pintura é vital para conquistar bons resultados e qualidade no acabamento. Faça uma avaliação do estado da superfície a ser pintada: garanta que as paredes estejam firmes, limpas, livres de infiltração, umidade, pó, gordura e mofo. Retire papel de parede ou adesivos, e livre-se dos restos de cola.

Depois, é hora de limpar bem as paredes, para isso use uma vassoura ou um pano, para retirar o excesso de pó.

Corrija as imperfeições.

Agora é hora de eliminar todas as partes danificadas da parede como descascados, buracos, rachaduras, mofo e outras imperfeições.

Se a parede estiver descascando, utilize uma espátula e remova toda parte solta. No caso dos buracos e rachaduras, a boa e velha massa corrida resolve, aplicando-a nos locais que achar necessário.

Já no caso do mofo, é recomendada a aplicação de água sanitária(cloro) nas paredes afetadas, deixando que o produto aja por cerca de 1 hora, limpando-o após o período estimado.

Preste atenção ao utilizar massa corrida ou água sanitária, nesses casos, lembre-se de deixar as paredes secarem por completo antes de realizar os próximos passos.

Lixe a parede

A lixa usada deverá ser com uma gramatura mais grossa, como de 60 ou 80. Isso eliminará o excesso de areia que costuma ficar no reboco depois da secagem. Tome cuidado com a força exercida, porque a lixa será usada apenas para retirar o excesso e não deve criar nenhuma ranhura na parede.

Após terminar o processo, use uma vassoura para retirar o restante do excesso de areia que ainda pode ter ficado na parede.

Outra possibilidade é usar uma escova de aço para fazer o processo, no lugar da lixa. Se a parede ainda estiver com muitas imperfeições, use uma espátula para raspar a superfície.

Aplicar o selador de paredes

O selador é essencial para preparar as paredes antes de receber atinta. Ele proporciona o preenchimento dos poros das paredes, fazendo com que a aplicação da tinta seja mais fácil, e não haja desperdício do produto, já que a parede não irá “sugar” mais tinta do que deve.

Deve-se deixar secar, de acordo com o tempo estimado nas instruções do produto, para então poder finalizar a preparação e pintar.

Se você está pintando uma parede externa esse produto é ainda mais necessário para um resultado bom a longo prazo. Por isso, não pule esta etapa, a economia custará caro mais pra frente.

Dica extra: No mercado, você encontrará seladores pigmentados e transparentes. Ambos têm a mesma função, a diferença é que o pigmentado já cobrirá parte do substrato. Assim, caso a parede já possua manchas ou cores irregulares, ele ajudará a cobrir. O selador transparente corrige apenas a absorção, sem alterar a aparência do substrato.

Aplique a massa corrida

A massa corrida tem como função uniformizar a parede. Ela pode ser aplicada tanto em paredes internas, como externas e deve ser usada também após a secagem do selador.

A massa corrida é muito importante e sempre deve ser aplicada tanto nas paredes novas como na repintura. Ela conta com agentes e propriedades selantes e evita problemas como imperfeições, fissuras na pintura, descascados e texturas desniveladas.

Além disso, a massa corrida também ajuda a economizar tinta, uma vez que auxilia reduzindo a porosidade das paredes, o que faz com que ela absorva menos tinta.

Preste atenção no tipo de massa: Você poderá usar tanto a massa acrílica como a massa corrida PVA. A primeira é mais indicada para ambientes variados (ou seja, áreas internas e externas) e a segunda é comum em áreas internas.

Hora da tinta!

Antes de colocar a mão na massa em si, preste bastante atenção às recomendações dos fabricantes para que o resultado saia perfeito. Deve-se seguir as recomendações contidas na lata.

Geralmente os pintores não aguardam o tempo de secagem recomendado para cada lata, o que pode comprometer o rendimento e acabamento da tinta. Este tempo pode variar, sendo normalmente em torno de quatro horas entre demãos de massa ou entre demãos de tinta.

Fique atento também às recomendações de diluição para as tintas pois variam de fabricante para fabricante. Utilize sempre água limpa e potável e misture de forma homogênea.

Na hora de pintar, alguns cuidados também são importantes. Para otimizar todo o processo, inclusive a limpeza final, é necessário proteger as partes que não receberão pintura e o piso utilizando fitas adesivas e jornais.

A dica é pintar primeiro os cantos com trincha e depois pintar as superfícies maiores como rolo de lã de pelo curto.

Faça o trabalho de uma vez só: Essa dica é muito importante e comumente ignorada. Uma vez iniciada a pintura de uma parede, não interrompa para voltar a pintar em outro momento. Isso ajudará muito a manter a aparência uniforme porto da a extensão da parede.

Outra dica fundamental para ter resultados ainda melhores é fazer a pintura em horários com bastante luz natural. “Desta forma, facilita a visualização de possíveis manchas. E ainda prefira pintar em dias com pouca umidade relativa do ar ou temperaturas que não estejam muito baixas ou muito altas.

Pronto! Com esse guia super completo você já tem todo o conhecimento que precisa para ter a melhor pintura possível nas suas paredes. Para saber mais sobre as etapas de uma obra visite nosso blog e leia outros conteúdos como esse.

Para adquirir os mais variados produtos de pintura visite uma de nossas lojas online ou física e conheça nossas ofertas!

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *