fbpx

Dica

3 Dicas Para Uma Decoração Afetiva Perfeita

Por  | 

O universo da decoração é gigantesco, são milhares de estilos, combinações e temas possíveis e cada um tem suas próprias características e peculiaridades. Por isso inclusive, que é uma área que conquista tanto o coração das pessoas, pois através da decoração é possível expressar seus gostos e personalidade nos ambientes, deixando eles com a sua cara.

Falando em gostos e personalidade, você já ouviu falar em decoração afetiva? Este é um jeito de decorar que vem conquistando muitos adeptos por seu estilo único e afetuoso e é sobre ele que vamos aprender um pouco mais hoje. Vem com a gente!

Como funciona a decoração afetiva

O conceito de lar remete ao local onde o ser humano possa vivenciar o senso de pertencimento, aconchego e amor. Nesse aspecto, a decoração afetiva se encaixa com a proposta de escolher itens repletos de lembranças e com a expressiva capacidade de conectar uma identificação profunda entre as pessoas e o ambiente.

Peças herdadas de família ou que nos lembrem bons e importantes momentos da vida –como objetos trazidos de uma viagem, por exemplo – se tornam ótimos aliados na hora de compor um estilo repleto de sentimentos.

Nessa tendência, que aos poucos toma conta dos lares para evitar que o cotidiano acelerado torne as pessoas insensíveis às próprias raízes, as regras não são explícitas como em outros estilos.

Na verdade, é o contrário: em uma decoração afetiva, o melhor é que os itens sejam pessoais, tenham significado, e a união harmônica entre eles é que vai despertar sensações e compor um décor único.

Por isso, em uma decoração afetiva, nada é utilizado por acaso ou de maneira aleatória. A escolha dos objetos e a organização dos espaços são cruciais para alcançar a atmosfera personalizada que só esse estilo decorativo pode proporcionar!

Como fazer sua própria decoração afetiva

Agora que você entendeu conceitualmente o que é a decoração afetiva, vamos te dar 3 super dicas para que você aplique esse estilo no seu lar. Lembre-se que ele é, como o próprio nome já diz, afetivo, então os elementos utilizados no fim das contas são pessoais e devem refletir as suas experiências em primeiro lugar.

Por conta disso, as dicas são só para te ajudar a entender como começar e a partir daí, deixar sua imaginação fluir revisitando momentos e histórias através de objetos que tenham um grande significado para você.

1- Coloque mais de você na sua casa

Pode parecer óbvio, mas sentir-se parte do lar é a proposta principal da decoração afetiva, portanto, é muito importante que o profissional (arquiteto, decorador, etc) esteja aberto a receber ideias e entender quais pontos são mais importantes para você nesse projeto.

É claro que esse estilo pode ser combinado com infinitos outros, então não se apegue somente a determinados objetos e móveis, mas procure trabalhar através de outros elementos como cores e papéis de parede, materiais como vime e madeira, e até mesmo texturas.

A arte sem dúvidas deve estar presente, utilize quadros com formas ou figuras de coisas que você gosta, estátuas e adornos também podem compor a decoração e não esqueça que as fotos sempre podem ter um local especial.

2- Busque cores e plantas para compor o ambiente

Além do mobiliário e dos objetos, cores e plantas têm o poder de deixar os cômodos mais acolhedores. Escolher as tonalidades certas a serem aplicadas em cada ambiente, seguindo as tendências e a personalidade dos moradores, é uma boa estratégia.

O azul e o verde, por exemplo, remetem à tranquilidade e ao frescor, por isso, podem ser aplicados nos quartos, banheiros e salas de estar. Já os tons mais vibrantes como amarelo, vermelho e laranja, que estimulam a criatividade e a comunicação, são mais indicados para a cozinha, escritório e sala de jantar. Os tons neutros como branco e marrom podem ser usados em qualquer ambiente da casa, podendo ser combinados com outras paletas.

A outra dica é trazer a natureza para dentro do imóvel, como uma boa saída para enaltecer o conforto e a sensação de frescor. Urban jungle é uma grande tendência na decoração, então aproveite para explorá-lo!

Monte um cantinho com vasos de plantas variadas para garantir ar puro e inspiração. Procure espécies de plantas que te tragam bons pensamentos ou memórias, que agreguem sentimentalmente de alguma forma ao ambiente e que transformem o espaço em um cantinho de paz e harmonia dentro de casa.

3 – Use e abuse de imagem, retratos e souvenires

Fotografias e gravuras são capazes de remeter a outras épocas com muita facilidade. Por meio delas, a qualquer momento é possível relembrar pessoas e momentos incríveis.

Composições com fotos ficam excelentes em corredores ou em uma parede de fundo para o aparador ou o sofá. Dispor delas em estantes e nichos é uma ideia mais clássica, mas que sempre funciona muito bem. Vale caprichar na escolha das molduras: metálicas, espelhada sou em madeira, tudo depende do gosto do cliente e da criatividade!

Se ainda não existe uma coleção de pequenas lembranças dos lugares já visitados, é bom começar uma a partir da próxima viagem! Afinal, souvenires são alguns dos objetos que melhor se encaixam na decoração afetiva, uma vez que podem carregar consigo lembranças de histórias engraçadas ou emocionantes de onde e como foram adquiridos.

Miniaturas de edificações ou monumentos, ilustrações ou quaisquer outros tipos de souvenires que remetem com facilidade a um determinado local são muito bem-vindos.

E aí, o que achou dessas dicas? Incríveis, não é? Temos certeza que depois de lê-las você estará mais do que pronto para explorar todo o lado sentimental da sua decoração, tornando seu lar muito mais agradável e aconchegante.

Para mais dicas de decoração e outras coisas relacionadas ao seu lar, visite nosso blog para ler mais conteúdos como esse!

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *