fbpx

Decoração

A funcionalidade dos acessórios para cozinha

Por  | 

Os acessórios para cozinha precisam se adequar aos diversos tipos de frequentadores desse ambiente que vem se tornando o principal ponto da sua casa.

Existem os chefes gourmetizados, que inventam mil receitas, aqueles que cozinham somente o essencial, ou os que deixam tudo organizado em potinhos, para otimizar a semana, os tomadores de água e os aproveitadores da “raspa do bolo”.

Dentro desse universo de perfis, é preciso escolher os produtos que irão transformar o dia a dia com suas funcionalidades, por isso, criamos um post recheado de itens para você.

 

Os pequenos grandes acessórios para cozinha

Infinitas possibilidades estão entre os acessórios para cozinha, desde fôrmas de bolo à dispensers de detergente.

É preciso analisar a real necessidade dos itens, ou até mesmo suas características decorativas.

Existem aqueles produtos básicos, que são indispensáveis em qualquer cozinha e, quando os mesmos estiverem completos, é interessante incrementar o cômodo com objetos capazes de agregar valor ao seu cotidiano.

Uma cozinha funcional precisa de itens óbvios, mas que são facilmente esquecidos dentro da gama enorme de apetrechos.

Já parou para pensar se você possui uma tesoura na cozinha? Pois é, parece fácil, mas muitas coisas podem passar despercebidas, por isso vamos à alguns deles:

Saca-rolhas e abridor de garrafas

Saca-rolhas e abridor de garrafas - Acessórios para cozinha

Ao receber amigos e/ou parentes para um churrasco regado a cerveja ou para um jantar delicioso onde um bom vinho é compartilhado, esses são itens indispensáveis.

 

Ralador

Ralador -  Acessórios para cozinha

Existem os modelos mais simples, em formato retângular, com diferentes tipos de corte, e aqueles em formato arredondado, ideal para queijos.

Conjunto de facas

conjunto-de-facas - Acessórios para cozinha

Certamente você já possui facas na sua cozinha, porém é preciso analisar suas funções. As pequenas são ideais para cortar legumes ou picar seus temperos, já as médias, e bastante afiadas, ajudarão com as carnes e aves, além da serrilhada, perfeita para pães e bolos.

Mas se você é apaixonado por culinária e varia muito o cardápio, invista em um conjunto maior e fuja do básico.

 

Tábua

tabua -  Acessórios para cozinha

Muito utilizada para picar legumes, frutas ou carnes, a tábua precisa de um cuidado especial, devido proliferação de microorganismos. Prefira as de vidro, são muito mais higiênicas.

 

Tesoura de cozinha

tesoura-de-cozinha -   Acessórios para cozinha

Quantas vezes você já abriu embalagens utilizando uma faca? Tal fator pode acarretar um desastre ou fazer com que a faca perca seu corte. 

Uma boa tesoura na cozinha facilita também na hora de cortar aves e, para que ela esteja sempre limpa e pronta para usar, prefira o aço inoxidável.

 

Potes e bolws

potes-e-bowls - Acessórios para cozinha

Opte pelas que dão maior liberdade quanto a troca de temperatura. Muitos deles são versáteis, podendo ir do congelador para o microondas, ou até mesmo para o forno.

 

Peneiras

peneira- Acessórios para cozinha

Esse é um item que pode passar em branco quando listamos alguns dos utensílios de cozinha, mas não deixa de ser super relevante quando o assunto é suco natural e ingredientes secos.

Peças de silicone

peças-de-silicone- Acessórios para cozinha

Esses acessórios não retém o cheiro dos alimentos, não danificam suas panelas, não mancham e ainda suportam altas temperaturas. Além disso, você encontra uma gama variada de itens, geralmente bem coloridos, que destacam sua decoração e facilitam a limpeza.

 

Fouet

fout- Acessórios para cozinha

O nome pode parecer complicado, mas nada mais é do que o batedor manual. Ideal para dar uma textura mais homogênea à cremes, molhos e bater claras em neve.

Esses são apenas alguns dos elementos que compõem esse ambiente tão frequentado da sua casa, mas existem tantos outros, que precisaríamos de um texto muito extenso para descrevê-los.

 

Decorando com acessórios para cozinha

Além da funcionalidade, seus utensílios podem dizer um pouco (ou muito) a respeito das características dos habitantes da casa.

 

Muitos deles podem ser deixados em cima de bancadas, mesas ou ilhas, facilitando o acesso aos mesmos, bem como agregando valor visual ao ambiente.

 

Além disso, muitos possuem cores e formatos diferentes, possibilitando diversas combinações entre todos os elementos presentes.

 

Opte por marcas que proporcionam qualidade e eficiência na hora da utilização, pois nem sempre o que é bonito aos olhos possui os atributos que você deseja.

 

Avalie quais são os itens essenciais para que o seu dia a dia seja mais prático e funcional, otimizando seu tempo na hora de preparar um pequeno lanche ou um almoço de domingo para toda a sua família.

 

Quer ainda mais dicas para transformar sua rotina nesse ambiente tão frequentado? Baixe agora nosso e-Book “5 dicas de cozinha para facilitar sua vida”.


Repassando o que vimos neste post

Adapte acessórios para cozinha às suas necessidades;

Alguns acessórios para cozinha essenciais para sua casa;

Utensílios que podem passar despercebidos;

Um pouco de decoração através dos utensílios.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *